Amigos de Mauá

Edição especial para um
"FELIZ 2013"

Súmula n# 023


www.amigosdemaua.net - 31 de dezembro de 2012
Envie seu comentário sobre qualquer tema abaixo para amigosdemaua.net@gmail.com , que será publicado

Turismo Sustentável
Você acha que deve ser cobrado o acesso à Cachoeira do Escorrega?

Desde a compra, pelo ICMBio, da área que inclui a Cachoeira do Escorrega, e sua anexação ao Parque Nacional de Itatiaia, a hipótese de cobrança de ingresso para o acesso a suas águas tornou-se motivo de preocupação para muitos moradores. Leia como um assunto tão importante está sendo discutido na Assomar, a associação dos moradores vizinhos daquela Cachoeira. O risco de se manter o acesso gratuito pode ser avaliado nesta "autópsia de uma cachoeira"

Pavimentação das rodovias RJ-163 e RJ-151
Por que as obras de pavimentação da RJ-151 e acabamento da RJ-163 estão tão paradas?
Há meses ninguém mais pode alegar que as obras não andam por causa do Ministério Publico nem dos "ambientalistas".Parece que os motivos para tanta lerdeza incluem desde dificuldades no Tribunal de Contas até falta de recursos, ainda mais agora com a redução prevista com os royalties do petróleo. Não se sabe ao certo, mas o fato é que as obras do "pórtico" na Capelinha mal foram iniciadas já foram paralisadas, com a desmobilização do canteiro de obras, do alojamento dos funcionários. E na RJ-151, cuja licitação já foi realizada e o vencedor anunciado, as obras avançam a passo de formiga.
RJ-151 com bloquetes ganha abaixo-assinado e apoio dos gestores ambientais do governo fluminense
Sempre numa luta contra o tempo e contra a imprevidência de quem quer soluções açodadas, insensatas e contraproducentes, um grupo de moradores reuniu mais de 1000 assinaturas solicitando que a pavimentação da estradinha que liga Visconde de Mauá à Maromba seja pavimentada com bloquetes, para evitar que a via perca sua característica bucólica e turística, e se transforme numa rodovia padrão-DER, com grande impacto visual e na segurança dos pedestres, ciclistas e cavaleiros que transitam por ela.
Licitação da RJ-151 é vencida pela empreiteira IPÊ, a mesma que pavimentou a RJ-163

Depois de um ano praticamente sem novidades, o DER resolve acelerar açodadamente o processo, atropelando as preocupações de parcela significativa dos moradores e turistas e realizando a licitação para as obras de pavimentação da RJ-151 antes mesmo que houvesse uma discussão mais aprofundada sobre qual o melhor tipo de pavimento para não desfigurar de vez a região,

Pórtico não cobrará pedágio de moradores de Resende e Itatiaia
Diferentemente do previsto, o Pórtico de pouco servirá para impedir a supervisitação fatal para a preservação das nossas frágeis atrações naturais e turísticas. Inicialmente, apenas os cerca de 6 mil moradores da região teriam direito de trafegar gratuitamente pela estrada-parque, agora também os quase 200 mil habitantes de dois municípios cujas populações explodirão nas próximas décadas poderão fugir do calor crescente no vale do Paraíba do Sul e virem passar o dia em nossas cachoeiras, e voltar de tardinha, substituindo os turistas, que constituíam a nossa principal fonte de renda, pelos atuais "visitantes", muitos deles trazendo apenas lixo, degradação ambiental e poluição sonora.
Projetos
Alunos do C. E. A.Q. se destacam na região entre os premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática
Conquistando várias menções honrosas e de bronze - e a única medalha de prata entre os municípios que compõem a nossa região - os alunos do Colégio Estaduall Antônio Quirino mostraram que, mesmo em uma escola da zona rural fluminense, - para quem quer mesmo estudar - é possível aprender e se destacar nacionalmente. Participam desta 8a. Olimpíada Brasileira de Matémática das Escolas Públicas mais de 20 milhões de estudantes, dos quais cerca de 0,015% são premiados.
A nota lamentável e preocupante foi a queda no nível de aprendizado no CEAQ, medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB / MEC e divulgado recentemente, que caiu de 3,9, em 2009, para 3,7, em 2011, quando o valor de referência é 6. Este índice mostra que os medalhistas do CEAQ são exceções, pois no geral o ensino lá está cada vez mais decadente. Em 2013, esperamos que o CEAQ reaja, mas para isso será preciso que sua direção e corpo docente abram as portas do Colégio para os pais de alunos que podem e querem ajudar.
Terceiro Boletim Informativo do Plano Básico Ambiental de Visconde de Mauá revela inconsistências
Não nos surpreende mais encontrar tantas inconsistências no sistema de comunicação das equipes conjugadas da UERJ, SEA-INEA. Seobras e DER. Em praticamente todas as placas, impressos, apresentações PowerPoint que nos apresentam podem ser encontrados erros crassos ou inverdades gritantes. No caso desses Boletins, sua incapacidade para avaliar os problemas na implementação dos 22 programas do PBA - preferindo achar tudo lindo-maravilhoso - impede que eles tenham qualquer relevância no formidável processo de transformação que vivemos hoje em nossa comunidade.
Coral do Visconde faz sucesso em evento artístico internacional em Mendoza, Argentina
No início de novembro, os 20 moradores da região que integram o Coral do Visconde viajaram até Mendoza para participar do tradicional Festival Canta Pueblo, que reúne anualmente corais do mundo inteiro para uma série de apresentações. Além de Mendonza, a viagem cultural incluiu uma passagem por Buenos Aires (onde o Coral se apresentou no Notorius , uma casa noturna sempre temperada com boa música), a travessia dos Andes e uma visita a Santiago do Chile, para admirar o Oceano Pacífico.
Nota: a próxima Súmula trará vídeos gravados no Notorius e no Festival em Mendoza.
Moradores sensíveis ao drama vivido pelos animais abandonados iniciam esforço para reduzir o problema
Um grupo de moradores locais está iniciando várias ações para abordar, de modo digno e humano, o problema do aumento no número de cães e gatos abandonados ou mal-tratados que vagam famélicos pelas vilas da região. Entre essas ações destacam-se a castração/esterilização dos animais abandonados, sua vacinação e tratamentos, o encaminhamento para adoção, e abrigo para os incapacitados. A ideia é envolver também o poder público municipal na prestação dos serviços veterinários indispensáveis. Leiam o convite-chamamento das duas idealizadoras da iniciativa e vejam fotos de alguns dos animais já auxiliados por elas.

Centro Cultural realizou a II Feira do Livro de Visconde de Mauá em setembro

Mais uma vez o Centro Cultural Visconde de Mauá movimentou os amantes da literatura e da cultura em geral oferecendo uma série de atividades ligadas ao mundo dos livros. Nesta segunda edição, além das atividades e venda de livros novos com desconto e de usados a preços simbólicos, a Feira realizou eventos em outros locais, como a palestra de Anna Maria Monteiro Carvalho, autora do livro "A arte franciscana no Rio de Janeiro", na Pousada Casa Bonita, e de André Trigueiro, lançando o livro "Mundo sustentável II", no Hotel Bühler.
Minicentral de compostagem orgânica em Visconde de Mauá completa seu quinto aniversário
Produzindo um composto por mês, reciclando o lixo orgânico de várias residências e dois restaurantes vizinhos, a minicentral criada pela comissão socioambiental do Centro Cultural Visconde de Mauá já produziu mais de 60 compostos, sendo o fertilizante produzido usado na horta demonstrativa anexa e doado para moradores e a prefeitura adubarem plantas em casa ou nas ruas. A proposta é sensibilizar os gestores ambientais municipais e estaduais para a importância de se reciclar localmente os resíduos orgânicos, em vez de mandá-los para algum "aterro" cada vez mais distante e caro, desperdiçando nutrientes cada vez mais valiosos e poluindo a natureza. Apesar da obviedade da solução, da simplicidade para implemantá-la, e da nova Lei Nacional de Resíduos Sólidos (que determina a redução gradativa da parcela orgânica contida no lixo descartado na natureza pelas prefeituras), os municípios de Resende e Itatiaia e o INEA são incapazes de se interessar pela proposta, apesar de insistentemente informados sobre ela... E isso acontece mesmo depois da RIO+20... (e quem se lembra dela?)
Fatores de degradação
Complexo Cultural abandonado e pavimentação pavorosa desqualificam a Vila de Visconde de Mauá

O projeto do governo era para ser de "requalificação" da vila de Visconde de Mauá, mas tudo que conseguiram fazer foi degradar o local com um "elefante branco" encardido (que nunca fica pronto por que ninguém quer geri-lo ou gastar com ele), e destruir a pavimentação da nossa principal (e única) via. Há três anos essas intervenções do governo fluminense deram início ao processo de desfiguração e deterioração da vila que dá nome à região, e esse processo já chegou tão longe - contaminado também por outros fatores de degradação, como a poluição sonora - que agora vai ficando cada vez mais difícil revertê-lo a tempo.`
Nota: quando criticamos o "complexo cultural", não estamos criticando o trabalho executado pela empresa contratada para construí-lo, que não é responsável pela irresponsabilidade e incompetência alheias. De fato, a Construtora Terracota esforçou-se por cumprir seu papel, mas teve que parar a obra por falta de recursos devidos pelo estado do Rio de Janeiro. A 11 de dezembro, faleceu o responsável pela empresa - o  engenheiro Paulo Renato de Lacerda , a cuja família expressamos nossos sentimentos - sem poder ver o resultado de seu empenho. OBS.: E stamos buscando confirmar a informação de que o aneurisma que o vitimou não teve qualquer relação com o profundo estresse que ele experimentava ultimamente, diante da dificuldade para receber os pagamentos que lhe eram devidos, e fazer frente a seus próprios compromissos, assumidos com fornecedores e mão-de-obra envolvidos na construção do nosso "elefante branco".

Placas indevidas, erradas e deterioradas informam a inépcia e o desleixo de autoridades e lideranças locais
Como podem os órgãos públicos (municipais e estaduais) não cunprirem com sua obrigação de cuidar para que suas placas - e outros itens de comunicação - não ostentem erros crassos de português (já denunciados há um ano) nem informações já superadas, e estejam minimamente bem conservadas. evitando inclusive acidentes como os decorrentes de placas mal fixadas que o vento derruba ou faz voar. Não se entende como essas placas estejam nessas condições quando temos o Sebrae, o governo e as lideranças empresariais locais envolvidos num projeto para recuperar a imagem da região e promover seu desenvolvimento...
Publicações da BRASPRESS poluem a natureza e o visual no Mirante da Luz
Quem terá descartado centenas de publicações publicitárias de conceituada empresa nacional de transportes no alto da Serra?
Textos
Um retrospecto da ASSOMAR segundo a percepção de um de seus colaboradores
Nosso colaborador Marcelo Brito - que também é um associado da ASSOMAR (Associação de Moradores e Amigos das vilas de Maringá, Maromba e vales do Pavão e Cruzes) - elaborou a sexta Parte de seu relato onde procura nos explicar, sob o seu ponto de vista pessoal, um pouco dos bastidores, das idas e vindas da ASSOMAR, em seus pouco mais de dois anos de filiação e atuação. Merece ser lido, para todos perceberem como o nosso futuro é discutido e decidido pelas "lideranças" locais ( Parte I , Parte II , Parte III , Parte IV , Parte V , Parte VI , Parte VII e Parte VIII)
Desafio para o prefeito de Resende (e de Itatiaia): tratar as joias como tesouros
Luis Felipe Cesar alerta sobre a necessidade de se impedir que as vilas da nossa região se desfigurem - pela pressão que chega por vários meios e pela carência de recursos e cuidados por parte das prefeituras. Infelizmente este é o fenômeno que avança na região: as bucólicas comunidades que atraíam os amantes da natureza e da mística cultural associada à região, transformando-se em pastiches das "comunidades" crescentemente glamurizadas nas novelas; uma "rocinhização" que já se anuncia - basta ver as modas do "som automotivo" e das pixações (ou "grafitagens") em placas e muros. Continuando assim, quem sabe um dia, estaremos habilitados a ter a nossa UPP?
Por que é tão importante insistir na melhoria do projeto de pavimentação da RJ-151
font Ao escolher o tipo de pavimento - asfalto ou bloquete - será usado na RJ-151 (especialmente no trecho Maromba-Lote 10), o DER-RJ estará influenciando todo o futuro desenvolvimento da região, pois os impactos dessa decisão irão afetar vários aspectos de nossas vidas, a começar pelo turismo. Porém a comunidade precisa agir para que prevaleçam os seus interesses e critérios, e não os do DER-RJ e seus padrões. Ainda sobre o tema, é interessante conhecer as razões do gestor do Parque Nacional da Bocaina para exigir que o DER-RJ use bloquete no trecho da estrada Parati-Cunha que cruza aquela Unidade de Conservação.
Lista Amigos de Mauá
Estamos reformulando a nossa Lista de modo a torná-la mais informativa e só incluir quem queira que o seu nome seja divulgado. Por isso solicitamos (a quem ainda não o fez) a gentileza de preencher este formulário para participar de nosso grupo e gozar das prerrogativas garantidas a todos os Amigos de Mauá. .

Súmulas anteriores: 001 - 002 - 003 - 004 - 005 - 006 - 007 - 008 - 009 - 010 - 011 - 012 - 013 - 014 - 015 - 016 - 017 - 018 - 019 - 020 - 021 - 022