Amigos de Mauá

Súmula n# 014


www.amigosdemaua.net
- 24 de julho de 2011
Envie seu comentário sobre qualquer tema abaixo para amigosdemaua.net@gmail.com , que será publicado
Turismo sustentável
"Desenvolvimento Sustentável DOCs"

Visite a página sobre desenvolvimento e turismo sustentáveis organizado por Domitila Bercht, que vem reunindo documentos e informações indispensáveis a quem deseja ou precisa se inteirar dessas áreas do conhecimento para ser mais útil na governança da região.
Pavimentação das rodovias RJ-163 e RJ-151
Impactos na APP do Rio Marimbondo e na cachoeira da Usininha se agravam

Os impactos na Usininha já nos dão uma ideia do que irá suceder ao longo da RJ-151 e da APP do Rio Preto, desde a Maromba até a Ponte dos Cachorros e além. O biólogo e consultor ambiental André Pol lidera a reação a tanta destruição. Quem quer ajudá-lo?

Enormidade da obra na Ladeira do Gragatá revela intenção do governo

A única razão para a devastação cênica no Gragatá parece ser permitir o tráfego de veículos de grande porte a alta velocidade. Bom para os caminhões e ônibus cada vez maiores que hoje vemos transitando na região e na Dutra, mas péssimo para o ambiente rural e bucólico que deveríamos estar a preservar, pensando nas gerações futuras. Aliás, gerações futuras?? Quem garante? O governo prefere apostar que tais gerações não acontecerão, e que pode então devastar a região sem maiores preocupações.
Asfalto na descida para o vale do Rio Preto racha todo mesmo sem terremoto

Muito diferentemente do prometido, o tal "asfalto polimerizado", desenvolvido pela UERJ (conforme nos foi vendido), moderníssimo, seguríssimo, vai se desmanchando cada vez mais rapidamente. E pensar que se trata dos quilômetros de estrada asfaltada mais caros do Brasil...
"Bichoduto, novidade no paraíso bicho-grilo "

A matéria de O Globo (domingo 24/07) segue o padrão de como a mídia trata os problemas que nos vitimam a todos, de modo a inibir qualquer reação da sociedade, bem de acordo com o texto de Noam Chomsky , linguista americano (do M.I.T.), considerado o último intelectual vivo (1928-  ) do nível dos sábios dos séculos anteriores ao 21 e antes da televisão (décadas de 1950-60), do consumismo (década de 70), do vulgarismo (décadas de 80-90) e do burrismo dominante (a partir de 2000).

Projetos
Colabore na pauta da próxima reunião do Conselho Gestor a se realizar em 25 de julho

Se você também percebe a importância de fortalecer o Conselho Gestor, para melhor "dialogar" com os governos municipais, estaduais e federal com relação aos problemas que enfrentamos e mais enfrentaremos, está desde já convidado a participar do grupo de colaboradores voluntários do CG. A pauta da reunião já está em discussão e inclui a criação de uma "Câmara Técnica de Mobilização Socioambiental" para reunir todos que têm algo a contribuir nessa complexa missão.
Avaliações do "Seminário sobre Impactos e Governança" realizado em 6 e 7 de julho

Leia os vários relatos sobre o Seminário realizado pelo INEA em Visconde de Mauá, veja as fotos do evento por Darshana Bühler, e assista ainda ao filme da notícia na TV RioSul, onde se fala nos "possíveis impactos que podem acontecer" com a pavimentação da estrada.  
Boas práticas
Agricultura sem solo também produz saúde, renda e beleza

Temos sido consultados sobre a possibilidade de se produzirem alimentos em ambientes urbanizados, às vezes sobre solos cimentados ou mesmo em terrenos baldios contaminados pela deposição de lixo durante anos a fio.
Tratamento ecológico das águas servidas

Como evitar que o esgoto de nossas casas vá contaminar o solo e o lençol freático? Como fazer para evitar a perda dos nutrientes contidos no excreta humano? Assista o video demonstrando como funciona uma "bacia de evapotranspiração" parecida com o sistema  construído na casa de campo de Joaquim e Márcia.
Textos
Jean Pierre Verdaguer avalia o Seminário sobre Impactos e Governança

Leia a avaliação completa do Seminário, e conheça os pontos positivos e negativos bem como as notas dadas por Jean para cada aspecto do evento.

O seminário semente

Luis Felipe Cesar relata o que viu e entendeu no Seminário sobre Impactos e Governança
Joaquim Moura e amigos ambientalistas esclarecem dúvidas no jornal Ponte Velha   

Leia a íntegra da entrevista dada por Joaquim (editor-chefe de "amigosdemaua.net"), André Pol (biólogo e consultor ambiental) e Regina Guerra (jornalista, escritora e atriz), e também os comentários que recebemos.
Tensão e revelação em Visconde de Mauá

Republicamos o texto de Felipe Cesar, publicado no Ponte Velha de abril de 2011, relatando a reunião na "casa vermelha do PBA", onde o hoteleiro Lauro Caldeira, importante liderança empresarial local, informou às dezenas de pessoas presentes que foi o governo estadual quem recomendou à Mauatur, à ACVM e à AMA-10 que se retirassem do Conselho Gestor para enfraquecê-lo e prejudicar o monitoramento de que ele foi incumbido pela "Licença de Instalação" (na "condição de validade específica 17") emitida pelo INEA-RJ. Quanto mais se acumulam desastres e destruição nas RJ-163 e RJ-151, mais evidente fica a irresponsabilidade de todos os envolvidos. (ver laudo do ICMBio)

Lista Amigos de Mauá
Estamos reformulando a nossa Lista de modo a torná-la mais informativa e só incluir quem queira que o seu nome seja divulgado. Por isso solicitamos (a quem ainda não o fez) a gentileza de preencher este formulário para participar de nosso grupo e gozar das prerrogativas garantidas a todos os Amigos de Mauá. .

Súmulas anteriores: 001 - 002 - 003 - 004 - 005 - 006 - 007 - 008 - 009 - 010 - 011 - 012 - 013

.