Amigos de Mauá

M I N U T A

Súmula n# 020


www.amigosdemaua.net - 04 de junho de 2012
Envie seu comentário sobre qualquer tema abaixo para amigosdemaua.net@gmail.com , que será publicado

Turismo Sustentável
Placa com mapa enorme evitará que turistas se percam na região

Para socorrer os turistas que chegam sem qualquer conhecimento da região, e não tenham visto os dois grandes mapas na área externa do Posto de Informações Turísticas, nem aquele maior ainda afixado ao lado da Usina Zen , na entrada da vila, o clube de Visconde de Mauá inaugurou um lindo mapa gigante, que se integrou muito bem à sua fachada marcante e à bucólica paisagem local. É muito bem-vinda esta profusão de mapas informativos (também os há em Maringá e Lote 10), mostrando que os prefeitos de São Paulo e Rio de Janeiro estão totalmente errados em suas campanhas contra os outdoors e placas em paredes de prédios que tanto coloriam e embelezavam aquelas cidades.

Pavimentação das rodovias RJ-163 e RJ-151
Juiz confirma como perito em processo quem há pouco trabalhava para o réu
Numa decisão que muitos moradores consideraram um equívoco e outros um escárnio - ou mais uma prova da falência ética que vivemos -, o juiz Marvin Ramos R.Moreira confirmou como perito, para assisti-lo no processo que avalia os impactos socioambientais resultantes das obras nas RJ-163 e 151, o engenheiro agrônomo e florestal que trabalhou para a empreiteira que executou as obras e para o governo que as contratou, sempre para minimizar os problemas e justificar o que o ICMBio e o Ministérios Públicos Federal e Estadual/RJ viam como crimes ambientais.
Com comentários / envie-nos também o seu.
Projetos
Reunião do PBA sobre requalificação das vilas e desenvolvimento estratégico
A engenheira Carmen Lucia Petraglia, do DER, expôs o "estado-da-arte" do projeto de requalificação das três vilas, mas as dúvidas permanecem, por exemplo: por que a "requalificação" começou pela construção de um elefante branco (o Centro de Cultura e Artesanato) e não pela pavimentação e urbanização do Lote 10. Nem por que o asfalto e seus impactos chegaram antes do pórtico e do planejamento estratégico, sobre o qual falou, a seguir, Paola Silva, do Sebrae, que nos apresentou um plano perfeito - só falta conferir depois a qualidade de sua implementação.
PBA - relato do Programa de Monitoramento da Fauna
A equipe da UERJ que implementou o PBA da UERJ está realizando um ciclo de apresentações dos resultados obtidos em cada um dos programas exigidos pelo Plano Básico Ambiental da Estrada-Parque. No dia 12 de maio, ocorreu a terceira apresentação, relacionada ao Programa de Monitoramento da Fauna. Este relato diz respeito somente à apresentação.
Comunidade alheia à revisão do Plano Diretor para a porção da região em Itatiaia
Na noite de 21 de maio, a prefeitura de Itatiaia deu início ao terceiro ciclo de reuniões comunitárias para a revisão do seu Plano Diretor, com uma reunião na escola da Maromba que, infelizmente, contou com baixa representação da comunidade e do próprio governo. Vale a pena ler o relato de Marcelo Brito e participar das discussões.
Parceria APROVIM e Mauatur favorece gastronomia e sustentabilidade
Com o apoio do Sebrae e do Ministério da Agricultura, foi iniciada a interação das lideranças da Associação dos Produtores de Visconde de Mauá e da Associação Comercial e Turística da região, visando a dinamizar a produção e o consumo de alimentos produzidos localmente, beneficiando a economia local e o sabor e a qualidade das refeições servidas nos restaurantes, moradias e pousadas. O desafio é estimular a produção local para que ela possa aumentar e atender crescentemente a demanda regional, ganhando maior peso na formação do PIB local, hoje perigosamente concentrado no setor turístico. Os encontros dos produtores com os empresários são mensais, a cada lua nova, cada vez em um restaurante diferente.
Placas antipoluição sonora tentarão conter tendência insuperável
O avanço tecnológico e o crediário ("dividário") facilitado geraram o fenômeno dos carrinhos populares com potência sonora até há pouco só presente em trios elétricos caríssimos. Como sempre, as autoridades estão despreparadas para lidar com fenômenos culturais que são a causa e o efeito da decadência social em curso. A confecção das placas já é discutida há meses, mas elas precisam virar realidade.
III Semana da APA debate "desenvolvimento sustentável" na região
Às vésperas da conferência Rio+20, dedicada ao tema da "sustentabilidade", nada mais adequado que discutir esses conceitos com relação à nossa região. A programação da III Semana da APA, realização do Centro Cultural Visconde de Mauá, inclui mesa-redonda , palestras, exibição de filmes e fotos, sempre ajudando a aprofundar nossa percepção da fortaleza e fragilidade do ambiente que nos abriga, e nos estimulando a lutar por sua preservação.

Protocolo do Saneamento - morosidade revela fragilidade do INEA

Apesar do apoio do secretário de Ambiente do estado do Rio, Carlos Minc, e da ajuda do subsecretário e expresidente do INEA, Luiz Firmino, o primeiro produto do "Protocolo do Saneamento", sobre as três ETEs e suas respectivas redes coletoras, ainda não ficou pronto por que ninguém no governo consegue encontrar as mapas dessas redes. Como puderam licitar uma obra, fiscalizar sua execução, e pagar o serviço sem as plantas técnicas do que estava sendo feito? O fato é que aguardamos há quase três meses por esses mapas para finalizar o Produto 1. O Produto 2 (gestão, monitoramento etc. do sistema) exigirá a ajuda de vocês para ficar perfeito.
Parque Estadual da Pedra Selada - PEPS - divide opiniões (em aprimoramento, retorna em breve)

A criação de um Parque deveria ser motivo de regozijo em uma região que deve tudo à natureza, e que há décadas atrai os pioneiros do ambientalismo brasileiro. Porém não foi isso que se viu quando o governo fluminense anunciou a decisão de criar o PEPS, para proteger uma área de 8 mil hectares, com suas plantas, bichos e águas, para as gerações futuras. Também pudera: um governo que apresentou, durante meses, no portal do INEA, um mapa do Parque com um erro grosseiro identificando a região de Bocaina de Minas como ficando no estado de São Paulo, sem que nenhum geógrafo daquele órgão percebesse, parece mesmo não saber o que faz. (N.E.: este erro foi corrigido no mesmo dia em que o apontamos no Facebook)
Mais detalhes sobre o PEPS e sua projeção no GoogleEarth

Centro Cultural Visconde de Mauá realiza Salão do Pinhão e Encontro de Corais
Em seu nono ano de atividades, o Centro Cultural, com apoio da prefeitura de Resende, da Mauatur e da ACVM, realizou em maio o VII Salão do Pinhão e o IV Encontro de Corais de Visconde de Mauá. Por ser "Ponto de Leitura" e "Ponto de Cultura", o CCVM também conta com apoio dos governos federal e estadual, mas o que o move mesmo é o idealismo e a consciência de seus voluntários, que sabem que só a cultura humaniza de fato as pessoas.
Fatores de degradação
Festa do Pinhão - cada vez mais engarrafada e brutal
Festa perdeu qualquer sabor local, atraindo um público em busca do que já tem em qualquer outro lugar, e afugentando quem busca o que antes só se encontrava aqui. Som alto e batido, muito estressante, "visual" agressivo, policiamento ostensivo, jovens bebuns e mais de 4 mil multas em 3 dias de festa. Nem no Carnaval no Rio... Quem mais lucrou com a festa foi o Detran-RJ; parece até "pegadinha"...
Placa comercial na calçada de Visconde de Mauá desafia prefeitura e Sebrae
Como se diz por aqui: "certas coisas só em Mauá mesmo": como alguém colocar uma placa comercial na no meio da calçada - transversalmente - e a prefeitura não tomar qualquer atitude. (Esta matéria foi removida por que o lojista a leu e então retirou a placa, pelo que agradecemos). 
Textos
Carta da Mantiqueira
Por ocasião da Conferência RIO+20, da serra da Mantiqueira vem a voz de doze associações lembrando que é preciso proteger essas montanhas e seus cenários majestosos e tranquilos, seus recursos naturais e riquezas culturais em meio a um triângulo de desequilíbrios e inviabilidades formado pelo Rio, São Paulo e Belo Horizonte. Preservar a Mantiqueira: um prazer, um ideal e um dever!
Governança ambiental e cooperação intergovernamental em Visconde de Mauá

Neste estudo publicado na Revista Interamericana de Economia Ecológica, Estela Maria S. C, Neves e Sérgio W. Maia, pesquisadores da UFRJ, an alisam a governança ambiental na perspectiva municipal a partir do caso de Visconde de Mauá. A  pesquisa explora as possibilidades e limites da ação municipal no Brasil, valorizando a cooperação na governança ambiental. É imprescindível a cooperação entre os municípios, a qual. por sua vez, depende da cooperação desses com os estados e a União, e com os demais atores da sociedade civil. O reconhecimento da interdependência que une todos esses vários atores é condição essencial para construir uma governança ambiental efetiva e eficaz.

Desenvolvimento sustentável em V. de Mauá na visão do governo fluminense
O conceito de "desenvolvimento sustentável" mudou muito, desde os anos 1970s até hoje, quando a economia mudou o sentido que tinha antes, na ecologia. Evidência dessa visão míope do que seja desenvolvimento é a atitude do governo fluminense ao planejar um "Conselho de Desenvolvimento Sustentável" local que exclui as associações que há décadas se dedicam às questões socioambientais na região. 
Lista Amigos de Mauá
Estamos reformulando a nossa Lista de modo a torná-la mais informativa e só incluir quem queira que o seu nome seja divulgado. Por isso solicitamos (a quem ainda não o fez) a gentileza de preencher este formulário para participar de nosso grupo e gozar das prerrogativas garantidas a todos os Amigos de Mauá. .

Súmulas anteriores: 001 - 002 - 003 - 004 - 005 - 006 - 007 - 008 - 009 - 010 - 011 - 012 - 013 - 014 - 015 - 016 - 017 - 018 - 019