Amigos de Mauá

M I N U T A

Súmula n# 019


www.amigosdemaua.net - 08 de abril de 2012
Envie seu comentário sobre qualquer tema abaixo para amigosdemaua.net@gmail.com , que será publicado

Turismo Sustentável
"Turismo solidário" integra turistas e comunidade por um futuro melhor
Para os turistas que não se satisfazem em visitar uma região sem interagir mais plenamente com ela, e desejam contribuir para o desenvolvimento socioambiental local, Visconde de Mauá oferece oportunidades atraentes, emriquecedoras e divertidas, dada a variedade de desafios culturais, políticos, econômicos, ecológicos e de governança que enfrentamos
Pavimentação das rodovias RJ-163 e RJ-151
Perito indicado para o processo da pavimentação das vias trabalhou para o governo durante a obra
O juiz que está julgando o processo de crimes ambientais nas obras da "estrada-parque" nomeou para perito o engenheiro agrônomo que já vinha trabalhando como "consultor ambiental" para o governo durante a execução das obras. Apesar dos méritos profissionais e acadêmicos do referido técnico, só este fato já o desabilitaria de exercer a função do perito que vai verificar se houve ou não desrespeito à legislação ambiental e ao licenciamento concedido à obra, conforme foi apontado pelo ICMBio e pelo Ministério Público. E notem que ainda há outros conflitos de interesse envolvidos, que não poderão ser desconsiderados pela Justiça.
Começam as obras do Pórtico para "controlar o acesso"
Sem que se saiba como será gerida a estrada RJ-163, ainda mais agora quando ela deverá cruzar o Parque Estadual da Pedra Selada, nem se haverá cobrança ou alguma forma para desestimular a supervisitação à região, já começou a construção do "Pórtico", que, pelo tamanho da movimentação de terra e da intervenção na paisagem, já promete tornar-se mais um elefante branco a macular bucolismo da Mantiqueira;
DER-RJ assume o controle da situação na RJ-151 e entre Visconde de Mauá e Maringá 
(Por Marcelo Brito) Depois de quase 30 dias de espera, o prefeito Luis Carlos Ipê pediu ajuda do DER-RJ, que chegou e resolveu a situação de perigo iminente enfrentada por moradores e turistas.
Decreto estadual 43.461/2012 transfere trecho da RJ-151 para a prefeitura de Itatiaia
(Por Marcelo Brito)  Conheça o decreto do governo estadual que no dia 9 de fevereiro último surpreendeu o governo municipal de Itatiaia e os moradores de Maringá e Maromba ao municipalizar o trecho da RJ-151 entre as vilas de Maringá e Maromba, e saiba o que isso significa.
Operação Tapa-Buraco se esforça mas a qualidade do asfalto não ajuda
Com pouco mais de três meses de "inaugurada", a pavimentação da "estrada-parque" (RJ-163) apresenta grandes áreas cobertas por rachaduras que logo dão lugar a buracos. O DER tem sido diligente em tapá-los - até para evitar críticas à obra e ao governo fluminense, mas teme-se que, no futuro, quando o asfalto estiver ainda mais estressado, suas equipes de manutenção já não estejam tão presentes.
Projetos
Relato da Reunião Extraordinária do Conselho Gestor
(Por Marcelo Brito) Parte 1 : "Estado da Arte" - a Sra. Carmen Lúcia Petraglia, coordenadora de obras da SEOBRAS, resume a situação das obras das estradas RJ-163, RJ-151 e da urbanização das vilas de Visconde de Mauá, Maringá e Maromba. Parte 2 : "Urbanização das Vilas" - a Sra. Carmen Lúcia Petraglia apresenta os projetos daquela Secretaria para a urbanização do Lote 10 e das vilas de Mauá, Maringá e Maromba. Parte 3 : "DER-RJ, RJ-151 e RJ-163" - o Sr. José Roberto Rosendo da Silva, diretor da 5ª ROC do DER-RJ, faz uma defesa dos serviços realizados, até o momento, pelo DER, nas estradas RJ-163 e RJ-151; e dá uma rápida previsão sobre o que ainda será realizado.
"Requalificação" da vila de Visconde de Mauá avança; as consequências virão depois
Por ora é só um conjunto predial soturno e destoando na paisagem; em breve será motivo de preocupação para viabilizá-lo financeiramente sem prejudicar outras prioridades da população.
"Protocolo do Saneamento" vai esclarecer padrões de qualidade e definir responsabilidades
O objetivo desse "Protocolo" é deixar bem claro e divulgado, impresso e na internet, o que podemos esperar dessas 3 ETEs e suas redes, como e por quem elas são geridas, como a comunidade deve ser informada sobre o nível de qualidade das águas do Rio Preto, etc. A Secretaria Estadual de Ambiente e o INEA aprovaram a ideia pois sabem que o Protocolo é necessário para que ninguém - gestores, operadores e comunidade - possa mais fugir de suas responsabilidades. Por que as equipes de "educação ambiental" e de "comunicação e responsabilidade social" da UERJ, que implementaram o Plano Básico Ambiental na região, não incluíram a produção desse Protocolo em seus programas? Ganharam 3 milhões sem fazê-lo nem escutar nossas sugestões, e agora os moradores vão ter que fazer de graça (a criação) e o INEA vai ter que arcar com custos (novos) de impressão.
Primeiras análises das águas do Rio Preto depois da entrada em operação das ETEs
Se não são as "primeiras" a serem feitas desde que as ETEs foram instaladas, são as únicas que conseguimos até agora, depois de muito esforço, para repassar à população. Conforme tivernos acesso a novas análises, iremos consolidando e divulgando os resultados, de modo a permitir à população ter uma visão mais clara sobre a saúde da microbacia. 
Comitê do Médio Paraíba discute em Mauá a construção de pequenas hidroelétricas no Rio Preto
(De ambienteregionalagulhasnegras.blogspot.com.br) Embora previstas para serem construídas no Rio Preto bem abaixo de nossa região, as PCHs (Pequenas Centrais Hidroelétricas) podem ter, ao barrar seu curso, um impacto degradante para o rio como um todo. Essa discussão foi o tema do I Fórum do Rio Preto, realizado em 23/03, reunindo gestores, autoridades federais, estaduais e municipais e moradores de vários municípios ao longo do rio.Veja também como a TV RioSul divulgou o evento
Associação de moradores de Maringá (RJ) e Maromba elegeu sua nova diretoria
(Do blog da Assomar) Para exercer dois anos de mandato, foi eleita a nova diretoria da ASSOMAR, que hoje reúne um número significativo de moradores e comerciantes, como também nos mantém informados por meio de seu blog bem sucedido.
Associação de moradores do Lote 10 e de Visconde de Mauá elegeu sua nova diretoria
Também houve eleições no Lote 10 e região, tendo sido eleita, para um mandato de dois anos, uma nova diretoria toda composta por lideranças daquela vila, inclusive seu presidente, o conhecido empresário Sr. Ricardinho, que foi reeleito para a função. 
Lei de 2003 ainda não pegou no estado do Rio nem nos municípios de Resende e Itatiaia
A lei 10.650, de 16;04/2003, garante o acesso público aos dados e informações existentes nos órgãos e entidades federais, estaduais e municipais que integram o Sistema Nacional de Meio Ambiente - Sisnama. Aqui no entanto continua sendo praticamente impossível obter informações relevantes e tempestivas dos órgãos ambientais estaduais e municipais que gerem a região. Esperamos que o Protocolo do Saneamento ajude a pautar um novo modelo de comunicação na região.
Fatores de degradação
Esgoto correndo a céu aberto durante dias no Lote 10 não levou 15 minutos para ser consertado
O entupimento que provocou o vazamento de milhares de litros de esgoto durante 4 dias, correndo pelas ruas do Lote 10, submetendo os moradores e comerciantes à humilhação de respirarem aquele odor fétido e se exporem a infecções, No entanto, quando afinal apareceu uma equipe para sanar o problema, o fez em menos de 15 minutos, o que mostra como a falta de gestão contribui para agravar os frequentes problemas na tubulação da rede. Para um sistema de saneamento que não tem ainda um ano de inaugurado, essa sucessão ininterrupta de problemas é bem constrangedora...
Estação de Tratamento de Esgoto de Maringá para mas não avisa ninguém
(Do blog da Assomar) Moradores de Maringá perceberam alterações na rotina da ETE local e verificaram que havia equipamentos inoperantes e que o esgoto estava sendo despejado "in natura" no Rio Preto. Evitar que tais fatos ocorram sem que a comunidade seja alertada, sem que se saiba de nada, é um dos objetivos do Protocolo do Saneamento.
Mau funcionamento de Estação de Tratamento de Esgoto contamina o Rio Preto
(Por Marcelo Brito) Conheça a investigação e a denúncia relacionadas com a contaminação que ocorreu no Rio Preto, decorrente de problema ocorrido na ETE de Maringá. Descubra quem agiu e quais os orgãos oficiais que até o momento não se pronunciaram sobre o assunto.
Vala de esgoto a céu aberto em plena "passarela ecológica" na vila de Visconde de Mauá
As fotos registram uma vala negra situada no terreno próximo ao local onde, segundo o projeto de urbanização da vila, seriam colocados quiosques e uma pista para caminhadas ecológicas. Observem como a vala desemboca todo o esgoto "in natura" no Rio Preto, apenas poucos metros depois da "prainha", tão visitada pela população local e do vale do Paraíba. Porém, também recebemos a informação de que se trata de águas pluviais; então é preciso analisar para saber de fato. 
Agruras e dissabores com a Viação Resendense (Relato 1 e Relato 2)
(Do blog da Assomar)O pouco caso da Viação Resendense para com o morador da região de Visconde de Mauá está chegando a níveis absurdos.
Textos
Será que tem jeito?
Observando como os "podres poderes" nos conduzem como gado para o matadouro, impondo-nos falsas soluções que só agravam nossos problemas, Lino Matheus nos convida a refletir sobre que tipo de "desemvolvimento" queremos: um mero e ilusório "crescimento" (até nos chocarmos com os limites da realidade), ou uma evolução que nos fizesse mais felizes? 
Lista Amigos de Mauá
Estamos reformulando a nossa Lista de modo a torná-la mais informativa e só incluir quem queira que o seu nome seja divulgado. Por isso solicitamos (a quem ainda não o fez) a gentileza de preencher este formulário para participar de nosso grupo e gozar das prerrogativas garantidas a todos os Amigos de Mauá. .

Súmulas anteriores: 001 - 002 - 003 - 004 - 005 - 006 - 007 - 008 - 009 - 010 - 011 - 012 - 013 - 014 - 015 - 016 - 017 - 018