Amigos de Mauá

 

Súmula n# 007

www.amigosdemaua.net - 31 de maio de 2010
Envie seu comentário sobre qualquer tema abaixo para amigosdemaua.net@gmail.com , que será publicado
.

Turismo sustentável

Implantação da estrada-parque e suas perspectivas para o campo do ecoturismo na região de Visconde de Mauá RJ

Artigo de conclusão do curso de Gestão de Turismo pelo Senac, publicado pela Revista do Observatório de Inovação do Turismo (OIT) da Fundação Getúlio Vargas. O estudo deverá ser apresentado em breve à população da região.

Estrada-parque
Atenção!
Ministérios Públicos federal e do estado do Rio pedem interdição da estrada-parque
Os dois MPs (o de Minas ainda não se manifestou) entendem que a licença para a obra deve ser dada pelo Ibama (órgão federal), e não pelo INEA-RJ (órgão estadual od Rio), por causa dos impactos da obra no Rio Preto e em Minas Gerais.
Mapa (em desenvolvimento) da estrada RJ-163 destacando os pontos de interesse, as árvores e os impactos notáveis Este mapa clicável visa facilitar a documentação do processo de pavimentação da estrada, permitindo que fotos tiradas por várias pessoas em épocas diversas possam ser organizadas de acordo com os trechos retratados, permitindo comparações.
Estrada-parque é iniciada antes de cumprir as exigências do Plano Básico Ambiental-PBA elaborado pelo próprio governo do estado do Rio Embora as obras de pavimentação de acesso à região já tenham sido iniciadas há mais de dois meses, ninguém sabe da implantação dos 22 planos e programas que compõem o PBA , visando reduzir os impactos negativos do trabalho já em andamento.
Projetos

1a. Semana da APA (01-07/06) 
A APA da Mantiqueira completa 25 anos e é tema de Semana Ambiental em Visconde de Mauá

A 1a. Semana da APA da Mantiqueira quer aprofundar a nossa consciência sobre a importância, a responsabilidade e os benefícios de se viver dentro de uma Unidade de Conservação brasileira, patrimônio da natureza e do futuro.
Associação de Produtores Rurais e Pró-Bem-Viver elaboram projeto de distribuição de alimentos produzidos localmente Desenvolver a economia regional inclui produzir aqui cada vez mais os alimentos consumidos nas moradias, restaurantes, pousadas e escolas locais, para que os recursos que nos chegam beneficiem mais a comunidade em geral. Leia, sugira, participe
Encontro na Fazenda Boa Vista realiza semeadura de 300 araucárias A Fazenda Boa Vista, sede da futura Fundação Mantiqueira, iniciou o produção de mil mudas de araucárias previstas para 2010. Também já dispõe de mudas prontas para o plantio , a serem doadas a quem se interesse pela preservação da espécie.
Centro Cultural Visconde de Mauá completa seis anos de atividades  (aguarde alguns segundos pelo arquivo em .pdf) Desde abril de 2004 o CCVM vem colaborando para o desenvolvimento cultural da nossa região, recebendo não só os adultos amigos e turistas mas principalmente os alunos das escolas locais, em visitas guiadas, cursos etc. 
Fatores de degradação
Na Capelinha, um muro inicia nova tendência: encobrir a paisagem Talvez já temendo o aumento populacional e o maior número de pessoas desocupadas na região, alguns moradores já começam a se entrincheirar atrás de muros e portões hermeticamente fechados, reduzindo o desfrute visual da região - tendência que, a longo prazo, já vai comprometendo a vocação turística local.
Textos
Mensagem à OAB Texto distribuído por integrantes da futura Fundação Mantiqueira aos participantes do seminário promovido pela OAB/RJ no Dia Nacional da Mata Atlântica.
A questão da favelização na região de Visconde de Mauá Criado entre arquitetos e urbanistas famosos, Rubens Saboya nos antecipa os riscos que a região corre ao se expor, cada vez mais, porém sem demonstrar o ânimo necessário para controlar as forças tremendas que estão sendo liberadas, e que já deformaram tantos outros outrora paraísos turísticos.

A criação da APA da Mantiqueira: Preâmbulo (por Zé Tavares) e Brevíssima resenha de uma histórica entidade: Fedapam (1988/1991) (por Lino Matheus)

Estes dois textos inauguram a série de artigos publicados em Ambiente Regional  sobre a história da APA da Mantiqueira - que está completando 25 anos e onde a nossa região está totalmente inserida. Conhecer o passado ajuda a construir o futuro de modo mais consciente e competente.

Jornal Folha da Serra semeia a cizânia entre Mauatur e ambientalistas (com comentários)

O que o jornal publicou, em nome do presidente da Mauatur, é tão grosseiro e primário que ninguém acreditou que fosse verdade, atribuindo os ataques antiambientalistas ao precário entendimento da repórter daquele mensário.
Mensagem à Câmara Técnica que está estudando o PBA Lino Matheus expõe suas preocupações com as perspectivas que se abrem para a nossa região com a pavimentação do acesso, agravadas pela superficialidade do PBA apresentado pelo governo do estado do Rio.

O vandalismo ambiental da prefeitura de Itatiaia (com fotos)

Rubens Saboya aponta as consequências das podas "radicais" que a prefeitura de Itatiaia promove no vale das Cruzes. Não espanta, tratando-se da mesma prefeitura que permitiu o arvoricídio na entrada de Penedo, que contribuiu para a degradação visual imposta a quem procura aquele local até pouco tempo bucólico e atraente.
Lista Amigos de Mauá
Estamos reformulando a nossa Lista de modo a torná-la mais informativa e só incluir quem queira que o seu nome seja divulgado. Por isso solicitamos (a quem ainda não o fez) a gentileza de preencher este formulário para participar de nosso grupo e gozar das prerrogativas garantidas a todos os Amigos de Mauá .
Súmulas anteriores: 001 - 002 - 003 - 004 - 005 - 006
e