Amigos de Mauá

M I N U T A

Súmula n# 018


www.amigosdemaua.net
- 31 de março de 2012
Envie seu comentário sobre qualquer tema abaixo para amigosdemaua.net@gmail.com , que será publicado
Turismo Sustentável
Região fica fora do roteiro turístico a ser promovido durante a Copa
(Do blog da Assomar) A lista de destinos turísticos fluminenses que serão promovidos junto aos turistas que visitarão o Brasil para o grande evento esportivo internacional de 2014, divulgada pelo Ministério do Turismo, não incluiu a região das Agulhas Negras, preterida por outros cenários como Búzios, Ilha Grande, Petrópolis, Paraty etc.
Parque Nacional do Itatiaia demarca limites de sua propriedade na cachoeira do Escorrega
(Do blog da Assomar) No final do ano passado, o PNI fechou a compra de uma faixa de terreno no alto da Maromba, adjacente à cachoeria do Escorrega. No dia 16 de fevereiro, funcionários do ICMBio trabalharam na demarcação dessa área.

Faltam informações úteis aos turistas

(Do blog da Assomar) A Assomar lembra que, apesar de todo o investimento que estamos presenciando para trazer um número cada vez maior de turistas para a região, pouco ou nada foi feito até o momento para orientar e auxiliar o turista durante sua estadia em nossa região. Será que estamos preparados para receber bem tantos turistas?
Pavimentação das rodovias RJ-163 e RJ-151
Desbarrancamentos na RJ-151 (rumo à Ponte dos Cachorros) desafiam o DER
Os cortes verticais realizados pelo DER na RJ-151, trecho Mauá - Ponte dos Cachorros, já começam a desabar com a chegada das primeiras chuvas da temporada.
O trecho da RJ -151 entre as vilas de Mauá, Maringá e Maromba é tratado com indiferença pelo DER-RJ
(Do blog da Assomar) Associação de Moradores de Maringá e Maromba cobra promessa feita pelo vice-governador Luis Fernando Pezão e relata o estado de abandono do trecho da RJ-151 no município de Itatiaia..
Projetos

Análise parcial dos relatórios de recursos hídricos do PBA realizada pela CT-PBA

O Conselho Gestor da Microbacia do Alto Rio Preto, no exercício de suas funções como instância fiscalizadora da obra da estrada-parque Visconde de Mauá, criou uma câmara técnica (CT) composta por colaboradores voluntários. Esta CT foi incumbida de analisar os relatórios do PBA publicados no sítio do INEA, por uma equipe da UERJ contratada pela SEOBRAS para implementar o Plano Básico Ambiental-PBA, exigido n a Licença de Instalação (LI Nº IN001212) da obra.

Boletim Informativo de “Gestão Social e Ambiental" 02

A equipe da UERJ encarregada de implementar o Plano Básico Ambiental publicou o seu segundo boletim informativo, para esclarecer melhor a população local sobre o serviço que vem realizando desde sua contratação, há mais de um ano.

Relato da Reunião do Conselho Gestor em 18 de janeiro
Reunião com as presenças de Carmen Lúcia Petraglia (da Seobras/RJ), de George Bonnet (equipe da UERJ que implementa o`PBA) e do Tenente Federizzi (da PMRJ), além de conselheiros e colaboradores. Parte 1: Informes da Agência do Meio Ambiente de Resende, Obras no Centro de Turismo e Artesanato, Obras de Urbanização da Vila de Mauá, Projeto de Urbanização das Vilas e RJ-151 - Parte 2: Gestão RJ-163, Acesso a Cachoeira do Escorrega, Perturbação do Sossego Alheio e Clube de Mauá
Relato da Reunião do Conselho Gestor em 15 de fevereiro
Tópicos: Encerramento Plano Básico Ambiental, Monitoramento da Qualidade da Água do Rio Preto, Projeto da RJ-151, Problema com a ETE de Maringá, Gestão da RJ-163, Controle de Acesso às Cachoeiras, Institucionalização do CG, Carta ao Ministério Público, Controle de Poluição Sonora e Outras Infrações Legais, Projeto de Reciclagem de Lixo Orgânico em Visconde de Mauá, Clube de Mauá e Inclusão de Informações no Portal do INEA.
Fatores de degradação

Descontrole no acesso à região já degrada seus atrativos naturais

A foto (da cantora e compositora Raquel Martins) da cachoeira do Escorrega no domingo de Carnaval de 2012 é um lancinante testemunho de que as salvaguardas que iriam nos proteger da invasão de visitantes - como nos garantiam as autoridades estaduais e os empresários locais - não existem nem virão. Pobre futuro. Ler comentários
Vídeos 1 e 2 mostram a turisficação de massa e a tecnologia sonora detonando a região
Recebemos esses dois vídeos gravados durante o "Pré-Carnaval" em Visconde de Mauá mostrando como equipamentos de som cada vez mais potentes - antes caríssimos e hoje ao alcance de qualquer boçal - vão estressando e desmoralizando os habitantes, a fauna, a floira e quem nos visita em busca de singeleza, bucolismo e natureza. Imaginem como estará a "prainha" da vila de Visconde de Mauá ou o Poção da Maromba, daqui a 20 ou 50 anos se algo muito sensato, organizado e drástico não for feito logo.
Textos
Sr. Vice-Governador: Promessa é dívida
Carta aberta do engenheiro Marcelo Brito, morador de Maringá-RJ, para o sr. Vice-governador Luis Fernando Pezão, cobrando-lhe a promessa, realizada em palanque no dia da inauguração da estrada-parque, de garantir a manutenção do trecho Mauá - Maringá da RJ-151, antes do início da temporada de férias. As fotos incluídas mostram o descaso e a inércia das autoridades diante do risco a que submetem os carros, ônibus e caminhões que trafegam por ali.

A "implementação" do Plano Básico Ambiental ou como desperdiçar de mais de 3 milhões de reais

Para suprir deficiências do EIA-RIMA e distrair o Ministério Público e a população, o governo fluminense comprometeu-se a implantar um Plano Básico Ambiental, coordenado pela UERJ, visando a controlar os impactos da obra de pavimentação e da facilitação do acesso à região. Após um ano de atividades e de consumir toda a verba contratada, o trabalho encerrou-se sem qualquer efeito notável na preparação da comunidade para lidar com os desafios agravados pelo aumento da visitação. Tentando salvar algo de útil, Joaquim Moura encaminhou três pontos críticos à consideração do coordenador da equipe de "comunicação e responsabilidade social" da UERJ que atua na região, sem qualquer resposta até agora...
Pega no "pezão" dele, sr. Prefeito Luis Carlos Ipê !!!
Após recebimento de resposta do gabinete do vice-governador do RJ, o Sr. Luis Carlos Ipê, prefeito de Itatiaia, é "incentivado" por Marcelo Brito a cobrar solução do estado para a queda iminente de trecho da RJ-151.
Lista Amigos de Mauá
Estamos reformulando a nossa Lista de modo a torná-la mais informativa e só incluir quem queira que o seu nome seja divulgado. Por isso solicitamos (a quem ainda não o fez) a gentileza de preencher este formulário para participar de nosso grupo e gozar das prerrogativas garantidas a todos os Amigos de Mauá. .

Súmulas anteriores: 001 - 002 - 003 - 004 - 005 - 006 - 007 - 008 - 009 - 010 - 011 - 012 - 013 - 014 - 015 - 016 - 017