Amigos de Mauá

Súmula n# 5

www.amigosdemaua.net - 28 de janeiro de 2010
Envie seu comentário sobre qualquer tema abaixo para amigosdemaua.net@gmail.com , que será publicado
.

Turismo sustentável
Formação histórica,  ações e potencial de gestão social no APL (Arranjo Produtivo Local) de Turismo em Visconde de Mauá (RJ/MG) Trabalho acadêmico produzido por Sergio Maia e Lamounier E. Villela aborda tecnicamente algumas questões decisivas para o futuro da região.
Estrada-parque
Licença de Instalação para as obras de pavimentação da estrada concedida pelo INEA Leia também como a decisão pelo licenciamento saiu publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro , de 30 de dezembro de 2009. Os impactos no Rio Preto (rio federal) e no município de Bocaina de Minas (MG) talvez exijam licenciamentos do Ibama e/ou da Secretaria de Ambiente mineira ( ver notícia do Ministério Público Federal). 
Governo promove evento de "Assinatura do Contrato de Início das Obras" (Folha Fluminense de 09/01/10, mais fotos) Estamos tentando confirmar se o "Contrato de Início das Obras" (ver convite) foi de fato assinado naquela festa no Colégio Estadual, sem a presença das autoridades que convidavam para o evento. Se alguém tiver acesso ao Contrato, por favor nos informe; e se possível envie cópia do documento para que torná-lo acessível a todos os interessados.
Mensagem de moradores a autoridades e lideranças (com comentários) Carta enviada a autoridades federais, estaduais e municipais, bem como a lideranças locais, sobre o que mais preocupa um grande número de moradores bem informados. Desde sua distribuição, já reunimos quatro comentários . Por favor, envie-nos também o seu.
Projetos
"Folia de Reis": tradição ainda sobrevive na região Durante oito dias, quatro moradores das vilas do Lote 10 e Visconde de Mauá saíram a percorrer os vales e os lugarejos da região, conduzindo uma bandeira, a música e sua disposição de revalorizar uma tradição sempre capaz de emocionar quem recebe a visita dos foliões do Divino.  
Produtores rurais da região fortalecem sua Associação Animados com os resultados que vão obtendo em sua feirinha semanal de produtos orgânicos, os produtores se preparam para abastecer os grandes consumidores locais
Doze alunos e dois professores do Colégio Estadual Antônio Quirino embarcam em 5 de fevereiro para a Alemanha Dando continuidade ao programa de intercâmbio que interliga, há 12 anos, alunos de Visconde de Mauá e da pequena cidade alemã de Ostrhauderfehn (e mais recentemente também estudantes da África do Sul), um novo grupo de jovens alunos e professores do Colégio Estadual Antônio Quirino passará 20 dias na Alemanha, aumentando o número de moradores locais que já vivenciaram essa experiência enriquecedora, que se refletirá no futuro de nossa região.
Revitalização das vilas: ideia para calçamento Na Alemanha, as pequenas cidades e burgos medievais resolveram o problema do calçamento e pavimentação de suas ruas estreitas eliminando a separação física entre pista e calçada, substituindo-a por mudanças na forma como as pedras (ou bloquetes) são dispostos no chão.
Vetores de degradação
Prefeitura não retira a sua própria faixa, contribuindo para a poluição visual Um mês após colocada, a faixa da prefeitura saudando a visita do governador Sérgio Cabral a Visconde de Mauá (que não ocorreu) para assinatura do "contrato de início das obras" de pavimentação da Estrada-parque, ainda não foi retirada, condenada a ir se desmanchandoi ao relento, como tantas outras. Esse tipo de displicência é que assusta muitos moradores, com relação à capacidade de as prefeituras fazerem valer suas normas e posturas, que, muitas vezes, são desrespeitadas por elas mesmas. Obs.: No dia seguinte à divulgação desta Súmula, a faixa foi finalmente retirada... Antes assim...
Textos
Breve e compreensível mensagem aos adeptos de São Tomé O que a nossa estrada-parque, o desastre ecoturístico na Ilha Grande e Angra dos Reis, e as nossas autoridades têm em comum com o caos climático? Saiba mais sobre o governador Sérgio Cabral e sua consciência ecológica lendo este texto de Lino Matheus
Os Radicais Livres Fazem Mal à Saúde e A Fé do Grupo dos Doze Nesses textos, o hoteleiro Ivan Lopes resume por que tantos empresários locais consideram descabidos os temores de muitos moradores com os previsíveis impactos socioambientais da pavimentação do acesso à região sem as devidas salvaguardas e preparação. 
Comentários aos "Requisitos" encaminhados pela Mauatur ao governo do RJ Frequentemente esses "Requisitos" são mencionados como garantia de que os impactos temidos por muitos moradores não ocorrerão, já que a Mauatur os encaminhou em 2007 ao governo do estado do Rio, que se comprometeu em levá-los em consideração.
Natal em Mauá em 2009 As impressões de Daniel de Brito a respeito dos ardores emocionais e políticos da região frente à notícia da emissão da Licença de Instalação para pavimentar as estradas locais.
Lista Amigos de Mauá
Estamos reformulando a nossa Lista de modo a torná-la mais informativa e só incluir quem queira que o seu nome seja divulgado. Por isso solicitamos (a quem ainda não o fez) a gentileza de preencher este formulário para participar de nosso grupo e gozar das prerrogativas garantidas a todos os Amigos de Mauá .
Súmulas anteriores: 001 - 002 - 003 - 004
e