Amigos de Mauá

M I N U T A

Súmula n# 021


www.amigosdemaua.net - 24 de junho de 2012
Envie seu comentário sobre qualquer tema abaixo para amigosdemaua.net@gmail.com , que será publicado

Turismo Sustentável
Publicação revela como um Parque se torna uma atração turística sustentável
  Após a criação, em nossa região, do Parque Estadual da Pedra Selada, é preciso que ele tenha uma gestão à altura. Esta publicação detalha todos os aspectos e variadas funções que um parque bem administrado e orientado pelos princípios da permacultura, deve oferecer, com reflexos positivos na comunidade ao redor.
Texto oficial sobre "ecoturismo em Visconde de Mauá" é uma vergonha

Estimular irresponsavelmente a visitação massiva a uma microbacia apertada entre montanhas escarpadas, e concentrar centenas de pessoas em alguns metros quadrados ao redor de poucas e pequenas quedas d'água não tem nada a ver com ecoturismo. O conceito de ecoturismo não foi criado para ser um rótulo enganoso a serviço do marketing da exploração turística da natureza. Ecoturismo é uma modalidade definida e reconhecida - inclusive pelo governo federal - como algo bem diferente do que o governo do estado do Rio enganosamente promove, e que o portal da MAUATUR, 'distraidamente', redistribui para os moradores e visitantes.

Pavimentação das rodovias RJ-163 e RJ-151
Juiz reconhece inviabilidade do perito equivocadamente indicado
Após algumas semanas de suspense - irá o juiz consagrar ou não o erro insustentável? -, prevaleceu o bom-senso e as boas normas jurídicas, e o engenheiro agrônomo e florestal - apesar de toda a sua indiscutível formação técnica - teve cancelada a sua indicação para perito no processo que julga a Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público para apurar "possíveis danos de grande monta e irreparáveis" na execução das obras da RI-151 e 163.
A Mauatur sempre planejando interferir, e agora com recursos do Sebrae
A Mauatur convidou seus associados e os moradores desavisados a irem no dia 15 de junho à porta do Fórum para influenciar o juiz a julgar não segundo os autos, mas segundo os interesses de um setor da população que desconhece os impactos de ter uma rodovia padrão DER passando a poucos metros de suas casas e negócios. Em seu convite eletrônico, que usou recursos do Sebrae, a Mauatur ainda cometeu a deselegância e a irresponsabilidade de creditar a "alguns moradores" a paralisação da obra enquanto se apuram as ilegalidades, quando na verdade a razão tem sido as próprias irregularidades e insuficiências ocorridas, que aliás sempre contaram com a leniência da Mauatur, como é notório (basta ler as Súmulas desde o número 001).  
Prefeito Rechuan é contra cobrança de pedágio na RJ-163
Numa atitude que bem traduz a falta de planejamento com que foi decidida e executada a obra de pavimentação e facilitação do acesso à região, agora é o prefeito quem diverge do aparente consenso de se cobrar um pedágio que reduza a pressão dos visitantes sobre o nosso frágil ambiente, que promete crescer de modo arrasador nos próximos anos e décadas se não for contida. E agora? Na verdade, o prefeito não é contra a priori, mas quer ver todos os detalhes da proposta antes de garantir seu apoio. Nós também...
DER aumenta o limite máximo de peso dos caminhões em "meros" 43%
 Apenas 60 dias depois de ter baixado a Portaria 03/2012, o DER volta a se comunicar com a população para informar que, diante dos irresistíveis argumentos econômicos dos clientes dos caminhõies que transitam na estrada, o limite máximo do peso dos caminhões ("por questões de segurança") subiu de 16 para 23 toneladas (!). Não se sabe onde os engenheiros do DER estavam com a cabeça ao impor antes um limite tão baixo, ou agora, ao aumentá-lo tão drasticamente, nessa Portaria 07/2012. De um jeito ou de outro, o órgão vai se desmoralizando pateticamente a olhos vistos. Ninguém mais acredita em nada que seus representantes nos informam. Basta ver a repavimentação da via principal de Visconde de Mauá, E ainda tem aquelas placas escritas errado ao longo do caminho, assustando quem passa com tamanha ignorância e negligência.
Projetos
Cabral cria Parque Estadual da Pedra Selada município de Visconde de Mauá
 No dia 15 de junho de 2012, o governador Sérgio Cabral assinou o decreto 43.640, criando mais uma unidade de conservação em nossa região, que certamente se consituirá em um tesouro para as gerações futuras que viverem aqui ou frequentarem a região. Parabéns ao governador Cabral e ao secretário de Ambiente Carlos Minc. Agora, é saber dos detalhes da gestão prevista e cobrar a implementação do Parque e a solução dos eventuais conflitos fundiários. Porém a comunicação da SEA/INEA continua insuficiente, e agora levou o governador a assinar um decreto que traz, em seu primeiro Artigo, um erro clamoroso - que não se entende que tenha passado pelas mãos de tantas pessoas (geógrafos, inclusive, que conhecem bem a região) antes de chegar à mesa de um governador que costuma assinar tudo sem ler.  
Mauatur agora é OSCIP: "organização da sociedade civil de interesse público"
Após ter o registro negado, a Mauatur agora conseguiu, numa nova tentativa melhor assestada, ser considerada OSCIP pelo Ministério da Justiça e ficar habilitada a firmar convênios com o governo, receber mais verbas etc. Parece que a Mauatur foi a primeira associação comercial de empresários turísticos a conseguir ser considerada de "interesse público", por que até há pouco isso era expressamente impossível. A Mauatur também é a primeira OSCIP a ostentar um histórico como o dela.
III Semana da APA aborda aspectos inevitáveis do desenvolvimento sustentável
O Centro Cultural Visconde de Mauá dedicou a terceira edição da Semana da APA à discussão do tema que predominará na Rio+20: a sustentabilidade, apenas focando especificamente em nossa região. Pudemos ouvir as considerações e propostas de Everton Carvalho (ABIDES), Gilberto Mascarenhas (Ministério da Agricultura), Norma Bühler (Hotel Bühler), Lino Matheus (pró-Fundação Mantiqueira) e Joaquim Moura (CCVM). Também foram convidadas Paola Tenchini (Sebrae), envolvida na elaboração do Planejamento Estratégico para a região, e Maria Cristina  Tiná de Almeida (IBAM), que não puderam comparecer.
Obra de centro de turismo em Visconde de Mauá completa 3 anos de indefinição  
A obra do grande Centro de Turismo e Artesanato em Visconde de Mauá se arrasta há três anos, parecendo até que não quer chegar ao final e à hora da verdade: quem irá se responsabilizar em operar e manter aquele elefante branco? E todos se perguntam se um arquiteto mais ligado à região não teria feito um projeto mais apropriado para a paisagem e tradições locais. O prédio afinal construído aqui ficaria melhor em Jacarepaguá ou Campo Grande, à beira da Dutra ou em São Gonçalo, mas não tem nada a ver com a serra da Mantiqueira e sua escala rural e bucólica.
Mauatur e Sebrae lançam folheto para a população receber melhor os turistas
A ideia é boa, e o texto traz boas ideias, mas algumas frases provocaram riso ou espanto. A produção gráfica, de tão inexpressiva, não corresponde às propostas por "mais qualidade em tudo", que o texto transmite. Com tantos redatores, fotógrafos, diagramadores e ilustradores vivendo aqui, não se entende a razão de o Sebrae não ter recorrido a eles para produzir um impresso com o mesmo propósito porém muito melhor. Usar desenhos de clip-art e da Disney como ilustrações vai contra tudo que o Sebrae planeja para a região, em termos de valorização da cultura local etc.... Não adianta fazer Plano Estratégico se as ações forem executadas de modo tão lambão. Tudo por que a Mauatur e o Sebrae insistem em não recorrer aos recursos humanos locais, que garantiriam a excelência e a cor local necessárias.  
Exposição "Papel das Vilas" representou nossa região na Rio+20
A exposição que agora reúne obras de ,.. artistas usando como base o papel botânico artesanal produzido pela MR.Papel (Maringá-RJ), depois de brilhar em Visconde de Mauá, Rio de Janeiro, Barra Mansa, Montes Claros... , ocupou um espaço na Cúpula dos Povos, na Marina da Glória, durante a Rio+20 e recebeu a visita de milhares de pessoas que se sensibilizaram com a mensagem ambiental e cultural implícita nas peças. A iniciativa foi possível graças à parceria do Centro Cultural Visconde de Mauá com a Associação Brasileira de Integração e Desenvolvimento Sustentáve- - ABIDES.
Fatores de degradação
Adivinha quem vem para desfrutar de nossa região
Ninguém duvidava que a facilitação do acesso à região traria, junto com os inúmeros novos visitantes e moradores, outros fenômenos típícos das grandes cidades fluminenses. Essas fotos são só um primeiro aviso.
Textos
O que não foi lembrado na RIO+20: como e quando a sociedade se perdeu
O artigo do Ruy Castro, na Folha de São Paulo de 18/06/2012, sobre como a mídia hostilizava o lado ecológico do Tom Jobim, merece uma atenção mais aprofundada, pois é muito grande a responsabilidade dos jornalistas e comunicadores no esforço de alertar a população sobre a insustentabilidade do atual modelo.
Lista Amigos de Mauá
Estamos reformulando a nossa Lista de modo a torná-la mais informativa e só incluir quem queira que o seu nome seja divulgado. Por isso solicitamos (a quem ainda não o fez) a gentileza de preencher este formulário para participar de nosso grupo e gozar das prerrogativas garantidas a todos os Amigos de Mauá. .

Súmulas anteriores: 001 - 002 - 003 - 004 - 005 - 006 - 007 - 008 - 009 - 010 - 011 - 012 - 013 - 014 - 015 - 016 - 017 - 018 - 019 - 020