Amigos de Mauá Edição Comemorativa
do IV Aniversário

Súmula n# 028


 www.amigosdemaua.net - 12 de novembro de 2013
Envie seu comentário sobre qualquer tema abaixo para amigosdemaua.net@gmail.com , que será publicado


Com esta vigésima-oitava edição da Súmula Informativa de amigosdemaua.net, completamos quatro anos ininterruptos divulgando informações de qualidade para a população da região de Visconde de Mauá, com periodicidade irregular mas nunca inferior a sete edições por ano. 

Além de contribuir para que a comunidade perceba melhor seus desafios e o caráter de seus líderes e gestores, a Súmula tem servido como base de pesquisa por todos que precisam saber o ocorrido na região desde 2009 - período de grandes transformações irreversíveis para todos.

Como único meio de comunicação independente e participativo da região, a nossa Súmula depende da diversidade de opiniões, que reflita a divergência de visões que hoje divide fatalmente a nossa comunidade. Só através do confronto de ideias poderemos chegar a consensos crescentes no interesse de todos os viventes da região - humanos e não-humanos.

Portanto, repetimos aqui o nosso slogan insuperável de sempre: "Envie-nos seu texto ou comentário e ajude a proteger a região".

Pavimentação das rodovias RJ-163 e RJ-151
Quem vai se responsabilizar pela buraqueira na RJ-163?
 

Um resultado tão lamentável como esses 15 km decrépitos, desde a Capelinha até Visconde de Mauá, jamais poderia surgir do nada. Ele é fruto de toda uma combinação de ignorância, picaretagem e ganância, e só foi possível diante da indiferença e inércia de enorme parcela da população local
E a RJ-151 já vai pelo mesmo caminho
  Como se explica que o governo estadual tenha contratado, para pavimentar a RJ-151, a mesma empresa que se mostrou tão incompetente na RJ-163? Em ambas, os buracos começaram a aparecer antes mesmo de inauguradas, e prometem nos acompanhar para sempre por causa da inadequação do projeto, dos materiais empregados e da mão-de-obra disponível e da leniência das autoridades e lideranças locais.
Projetos
Planejamento Estratégico desiste de planejar estrategicamente o nosso desenvolvimento
  Depois de quatro meses de trabalho, desde a primeira Audiência em julho de 2013, o processo de planejamento estratégico para o desenvolvimento sustentável da região de Visconde de Mauá vai chegando ao seu final melancólico, incapaz de desenhar um plano integrando projetos e ações capazes de promover, a curto e médio prazos, as mudanças necessárias para garantir um futuro melhor (pelo menos igual).
Documentário sobre seu Jorge Brito é premiado pela Casa da Cultura Macedo Miranda

 Jorge Brito - Soltando os bichos, projeto coletivo sobre nosso artista mais natural e variado, recebeu o Prêmio de Destaque Cultural 2013, na categoria "Audiovisual". Toda a equipe está de parabéns, o protagonista do documentário mais ainda, e o DVD (vejam um trecho) acompanhado por um catálogo de obras pode ser encontrado no Centro Cultural Visconde de Mauá e lojas da região.
Atividades de agroecologia atraem voluntários para o Colégio Estadual Antônio Quirino

Com apoio do INEA-RJ e da direção do Colégio Estadual Antônio Quirino, foram iniciadas as atividades pedagógicas na área externa atrás da escola, onde estão sendo implantadas uma horta e uma minicentral de compostagem. Um grupo de apoiadores voluntários está se organizando, e todos estão convjdados.
"Protocolo do saneamento" empacou no INEA

Mesmo com a aprovação do secretário e do subsecretário de Ambiente RJ, a ideia de divulgar para a população informações básicas sobre o saneamento na região empacou na obtençao dos mapas das redes a serem incluídos no "Produto 1" (infraestrutura das ETEs e redes). Os demais produtos - sobre a qualidade da água dos rios locais; sobre as águas que abastecem nossas vilas; e sobre a gestão do lixo na região - estão na fila. Não é à toa que o presidente do IPEA e ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Dr. Marcelo Neri, está tão preocupado - e eu também.
Fatores de degradação
Falta de resposta à solicitação importante revela despreparo de lideranças e autoridades
  Ninguém defende a ausência de canteiros centrais na RJ-151 justamente em frente ao Colégio Estadual e ao posto de saúde. Todos reconhecem sua óbvia necessidade, menos o DER-RJ. Mas quando cem moradores enviaram mensagem solicitando à ACVM e à Mauatur usarem seu prestígio junto ao governo Cabral para reparar o erro, não reagiram à altura da responsabilidade que assumiram - queiram ou não suas lideranças - ao urdirem o enfraquecimento (em 2009) e a extinção (em 2013) do Conselho Gestor da região.
Expansão de muros cegos afasta a natureza e rouba a paisagem

Desde que ocorreu a facilitação do acesso à região, muitos moradores têm fechado mais seus terrenos atrás de muros fechados, que impedem o contato visual com as áreas verdes cercadas e com a paisagem mais distante.  Se por um lado o temor e a reação nascem da percepção do aumento dos riscos, por outro é preciso fazer algo para impedir o empobrecimento
Galpão industrial em estrada de interesse turístico desmoraliza Plano Diretor de Itatiaia

Não adiantou avisar, fotografar, mostrar, alertar: um galpão industrial totalmente fora de escala com o cenário natural circundante - que aliás se deteriora celeremente - foi levantado no início da RJ-163, estrada que conduz a destinos turísticos como Penedo, Serrinha, Capelinha e região de Visconde de Mauá. É assim que vamos virando mais uma Araruama ou Angra da vida.
Textos
Como se extinguiu o Conselho Gestor
  Ata da AMAR expõe o despreparo e alienação das lideranças locais com relação às nossas necessidades.
Rara manifestação de uma tradicional liderança comercial local

Quem acompanha a mídia que cobre a região, inclusive esta Súmula, sabe que a coisa mais difícil é encontrar um texto escrito por nossas lideranças empresariais expressando o que pensam e esclarecendo a população sobre as razões de seu comportamento desagregador, que afastou do processo de governança local tantas pessoas que teriam a contribuir em outros aspectos da vida sóciocultural e econômico-ambiental da região - muito além da visão empresarial.
OBS.: Excepcionalmente esse texto não está aberto a comentários por que os dispensa perfeitamente.
Mudanças climáticas na Mantiqueira e os impactos no ecossistema

Lino Matheus, arguto observador do ecossistema da Fazenda Boa Vista - patrimônio da futura Fundação Mantiqueira - relata os fenômenos que vêm ocorrendo crescentemente na floresta de que cuida há mais de 30 anos na medida em que aumenta a temperatura na região.
Visão geral e atual do Planejamento Estratégico do Desenvolvimento Sustentável

Neste relato, Leo Gatti narra como é difícil participar de um processo que foi mal conduzido o tempo todo.
Lista Amigos de Mauá
Estamos reformulando a nossa Lista de modo a torná-la mais informativa e só incluir quem queira que o seu nome seja divulgado. Por isso solicitamos (a quem ainda não o fez) a gentileza de preencher este formulário para participar de nosso grupo e gozar das prerrogativas garantidas a todos os Amigos de Mauá. .

Súmulas anteriores: 001 - 002 - 003 - 004 - 005 - 006 - 007 - 008 - 009 - 010 - 011 - 012 - 013 - 014 - 015 - 016 - 017 - 018 - 019 - 020 - 021 - 022 - 023 - 024 - 025 - 026 - 027