Protocolo do Saneamento em Visconde de Mauá 
em 4 publicações


Produto 1:
Informações sobre o sistema de tratamento de esgoto e orientação para o uso seguro
Proposta de publicação (em desenvolvimento) para divulgar, junto à população da região de Visconde de Mauá, informações que a ajudem a usar melhor o sistema instalado pelo governo fluminense na região.  Aguardando, desde janeiro de 2013 pelos mapas das três redes coletoras para ser finalizado (ver mensagem abaixo. Por que será que demora tanto? O governo vai acabar e nem o primeiro Produto saiu...

Produto 2:
A gestão do sistema de esgoto na região de Visconde de Mauá
Proposta de publicação (em desenvolvimento inicial) para divulgar junto à população da região informações sobre quem faz o quê para que o sistema de saneamento alcance e mantenha um alto padrão de eficiência, e todos possam acompanhar o monitoramento sistemático da qualidade das águas.

Produto 3:
Descrição/planejamento dos sistema de abastecimento de água nas vilas da Maromba, Maringá e Visconde de Mauá e Lote 10, incluindo informações sobre a captação, tratamento e distribuição, potencial dos mananciais, gestão, responsabilidades, monitoramento etc.

Produto 4:
Descrição/planejamento do sistema de gestão integrada e ecológica dos resíduos sólidos (incluindo a compostagem do lixo orgânico)



Mensagens de Carlos Minc e Luiz Firmino
oferecendo o apoio da SEA-RJ e do INEA para produzir o Protocolo


Último contato com o INEA
Mensagem da Gerência de Educação Ambiental - janeiro de 2013 - prometendo um contato na semana seguinte para informar a situação do acabamento (mapas) do Produto 1, em elaboração no INEA

Da: Gerência de Educação Ambiental do INEA
Data: 10/janeiro/2013


Olá Joaquim, como vai?

De fato as obras complementares já foram licitadas e terão inicio imediato.
O trabalho realizado por vocês  Marcelo, Daniel e você para o protocolo, foi decisivo para essa verificação do que faltava e promoveu uma integração importante entre os diversos setores, prestadores de serviço e gestores públicos para que o funcionamento das etes cumpra o seu papel.


Neste momento, além da complementação que estava faltando, está em vias de ser iniciada tendo sido já licitada (a complementação), há ainda a demanda por energia à Ampla, que o Domingos ficou de fazer e eu estou cobrando.

Eu não tenho a versão final do protocolo comigo, e o designer volta do recesso na segunda feira dia 14. Te envio na segunda mesmo, ok?

Mas fique tranquilo que nada foi mudado, acho que só a fonte do título e o tamanho, que para imprimirmos aqui mesmo (em laser) será importante que seja em A4 (dobrado).

O Protocolo terá, além desse papel que já cumpriu até agora, um papel importante no processo de educação ambiental para o saneamento, ação que pretendo que seja feita sistematicamente no porta a porta de todas as casas atendidas pelo saneamento, obra tão importante para a saúde do Rio Preto, e também fazer frente a eventuais problemas que venham a surgir, através do controle social gerado a partir deste protocolo.

Um abraço a todos e mais uma vez obrigada!


Gerente de Educação Ambiental - GEAM
Diretoria de Gestão das Aguas e do Território - DIGAT
Instituto Estadual do Ambiente - INEA