Diferença entre a produtividade dos países mais desenvolvidos e a do Brasil segue crescendo

Estudo recente do IPEA e SAE, abaixo, conclui que a produtividade dos brasileiros está decaindo quando comparada com a produtividade de outros povos, chegando a ser 1/5 da produtividade dos norte-americanos.

Isso significa que, em média, tudo aqui é cinco vezes mais emperrado, os projetos não avançam; os estudos, as soluções, as decisões, a implementação, não há pressa para nada.

Cinco vezes menos produtivo significa cinco vezes menos aplicado, menos responsável, menos esperto, menos capaz. Só somos cinco vezes mais que eles em deficiência para fazer direito e rápido o que precisa ser feito.


Peter Drucker (1909-2005), austríaco emigrado para os Estados Unidos (que está para o marketing e a administração como Freud para a psicanálise ou Einstein para a teoria da relatividade), que dedicou seus últimos anos a uma fundação de apoio ao desenvolvimento de ONGs nos Estados Unidos, nos propôs o lema inescapável: "o tempo é o fator crítico".

Ou seja, um projeto, se leva cinvo vezes mais tempo para sair, muitas vezes nem adianta mais, pois o problema cresceu, complicou-se, e agora vau exigir outras soluções muito mais complexas e custosas.
 

Há 20 anos o nosso editor já chamava atenção para isso





Estudo que detalha o problema (cultural) que nos vitima
"A riqueza das nações é a cultura de seus povos"  Adam Smith