Visconde de Mauá, 07 de janeiro de 2012         

Na vila de Visconde de Mauá, esgoto a céu aberto é jogado no Rio Preto

 

                                                                             Texto de Marcelo Brito      

                                                                                                                  As fotos abaixo, foram feitas em janeiro de 2012, mas a situação ainda é a mesma em abril do mesmo ano

Registro fotográfico realizado por Marcelo Brito de uma vala de esgoto "in natura", a céu aberto, em plena vila de Visconde de Mauá, que desemboca todo o seu conteúdo no Rio Preto, aproximadamente 100 metros abaixo da prainha, local muito frequentado para banho nos finais de semana.

 

"Onde estão as equipes de fiscalização da obra? Do INEA? Onde a equipe do PBA e da SEOBRAS? Onde estão as associações locais? Cadê a Associação de Moradores (AMAMAUÁ) e seus associados? E as associações comerciais (MAUATUR e ACVM) e seus associados? Onde está a Prefeitura de Resende? Cadê o Conselho Gestor? E os ambientalistas?"

 

 

Vala de esgoto a céu aberto nos fundos da Vila de Mauá, próximo ao pluviometro, na Alameda 1. Os fundos do Shopping Aldeia dos Imigrantes está aproximadamente a 100 mts para a direita do fotógrafo. Bem ao fundo da foto (não dá para enxergar) passa o Rio Preto.

 

 

O pluviometro em primeiro plano, através da tela que cerca o pluviometro percebe-se a terra remexida do local aonde está a vala de esgoto. O Shopping Aldeia dos Imigrantes é aquele conjunto de casas cor de mostarda, ao fundo da foto.

 

 

Aqui é aonde o esgoto desemboca no Rio Preto.

É muito pouco caso para uma região que, em termos turísticos especialmente, depende tanto do Rio Preto.