Grupo de Práticas Socioambientais na Escola Municipal Julio Verne, em Resende, RJ

No dia 2 de setembro de 2019, voluntários visitaram a compostagem dos resíduos orgânicos em andamento na Escola Municipal Francisco Quirino, em Visconde de Mauá, Resende RJ.

A prática foi iniciada na Escola em maio de 2014, e, embora não seja executada como seria o ideal, vem sendo mantida há cinco anos, o que mostra a sua viabilidade mesmo apesar das eventuais limitações ditadas pelas circunstâncias...


A tendência é que a operação de compostagem melhore, e se torne mais integrada ao cotidiano da Escola, de modo a realizar todo o seu potencial pedagógico junto às crianças e à comunidade escolar e familiares.



O composteiro de arame estava bem cheio e os resíduos mais recentes não estavam devidamente cobertos com aparas de grama ou folhas secas (embora houvesse grande quantidade delas pelo chão).
O serviço de manutenção incluiu a aeração do composto antigo e a instalação de um novo composteiro para receber as próximas cargas de resíduos enquanto no antigo o processo de decomposição e produção de húmus vai acontecendo...

Quando o segundo composteiro ficar cheio, o conteúdo do primeiro estará pronto para ser descarregado e utilizado como adubo. Volta-se então a destinar para ele os resíduos da cozinha, e assim sucessivamente.
Nota: O objetivo do cano furado no meio do cilindro é aumentar a aeração do material compostado, acelerando o processo, mas trata-se de recurso opcional.

Visitas anteriores:
13 / 05 / 2014 - 26 / 06 / 2014 - 27 / 06 / 2014 - 12 / 08 / 2017 - 14 / 11 / 2017 - 22 / 02 / 2018