Visita à compostagem na Escola Municipal Francisco Quirino

Embora haja deficiências na operação -- que inclusive inviabilizam o seu aproveitamento pedagógico junto às crianças --, o simples fato de a Escola perseverar na prática há quatro anos já demonstra que o processo é útil, é possível, e vale a pena, exigindo apenas mais alguns cuidados para ficar ótimo...


É indispensável a colaboração da Administração Regional de Visconde de Mauá disponibilizando regularmente sacos de grama cortada nas proximidades.
Visita em 22/fev/2018


Acima,uma situação frequente: resíduos frescos estão sendo depositados no composteiro à esquerda, quando o indicado seria lançá-los no da direita, até que este ficasse cheio, para só então depositá-los no da esquerda.
Outro fato notável é a ausência de cobertura (aparas de grama, folhas secas etc.) sobre os resíduos frescos. Esses materiais são abundantes na vila de Visconde de Mauá, só necessitando de serem levados periodicamente para a Escola pelos funcionários municipais que cortam a grama local.
Depois de transferidos os resíduos, eles foram cobertos com um resto de aparas de grama que havia no local.


Visitas de manutenção em 23 e 27 de fevereiro de 2018
Abaixo, saco com grama cortada pelos funcionários da administração regional no campo de futebol. A disponibilidade desse materiai (e similares, como folhas varridas, mato capinado etc.) é fundamental para o manejo produtivo e seguro dos resíduos alimentares.
Abaixo, resíduos frescos depositados no composteiro mas sem serem cobertos com a palha de grama disponível (ver foto acima)
Notem que os materiais à esquerda foram cobertos pelos voluntários. Mas novamente, na foto tirada no dia seguinte, vê-se que novos resíduos foram depositados, e deixados igualmente descobertos... até que os voluntários retornaram e os cobriram...
É indispensável uma reunião com professores e equipe da cozinha e limpeza para transmitir instruções de como operar a minicentral de compostagem de modo exemplar e didático - e didático não se refere apenas às crianças...



Visitas anteriores:
13 de maio de 2014 - 26 de junho de 2014 - 27 de junho de 2014 - 12 de agosto de 2017 - 14 de novembro de 2017