Compostagem na Escola Municipal Francisco Quirino
Visita em 12 de agosto de 2017

Abaixo, uma visão dos dois composteiros instalados há três anos em pequena área no fundo da Escola Municipal.

O manejo dos mesmos pode melhorar 100%, mas o fato de eles continuarem em operação mostra que o método, mesmo operado de modo insuficiente, não criou problemas que levassem à descontinuidade da prática de compostar os resíduos orgânicos da Escola.

O composteiro da direita é o que está recebendo atualmente os resíduos orgânicos. O da esquerda está vazio (apenas com algum mato crescendo dentro), e aguarda o composteiro da direita ficar cheio para passar a receber, ele, os resíduos diariamente.

O processo da compostagem usando dois cilindros de arame consiste em encher alternadamente cada um deles em cerca de três meses e usar o humus produzido no outro, e assim sucessivamente.

Acima, os canos de plástico furados colocados no centro dos cilindros têm o objetivo de facilitar a circulação do ar através do material compostado, estimulando a vida dos microrganismos que irão decompor os resíduos orgânicos.
Abaixo, à esquerda, os resíduos não estão cobertos com palhas de grama, capins, folhas secas, etc., como deveriam estar.
Para facilitar esse cuidado, é preciso combinar com a administração regional de Visconde de Mauá para entregar na Escola mensalmente um saco cheio de aparas de grama geradas na manutenção dos gramados da Vila de Visconde de Mauá.
Á direita, outra deficiência facilmente contornada é a presença de plásticos e outros materiais não compostáveis.
Para evitar essa contaminação, basta orientar melhor a equipe da cozinha e facilitar seu trabalho disponibilizando, em local bem prático, um contêiner para os resíduos orgânicos separados dos demais.


Abaixo, exemplos de operações demonstrativas de compostagem executadas com a técnica devida, resultando numa experiência muito mais pedagógica. À esquerda, compostagem no Parque das Águas, em Resende, em parceria com a equipe de educação ambiental da Agência de Meio Ambiente de Resende - AMAR. À direita, compostagem na sede do Parque Estadual da Pedra Selada, em Visconde de Mauá, Resende, no dia de sua instalação e mais recentemente.
Abaixo, outras atividades ligadas a plantios em andamento na Escola Municipal Francisco Quirino. Pode melhorar...
Nessa área,
pode-se implantar uma pequena horta aproveitando o aclive do terreno.



Outras visitas:
13/05/2014 - 26/06/2014 - 27/06/201414/11/2017 - 22/02/2018 - 02/09/2019