Horta na Escola Municipal Francisco Quirino

No dia 20 de fevereiro de 2014, voluntários do Espaço Evoluindo iniciaram a prestação de apoio à EMFQ, com o objetivo de colaborar na implantação de uma horta com uma minicentral de compostagem, e no desenvolvimento das atividades pedagógicas relacionadas.

Nessa data, foi instalado um composteiro no padrão "Reduzo Lixo", que passará a receber os resíduos orgânicos vegetais crus que já vinham sendo separados na cozinha da Escola, mas precisavam ser manipulados de modo mais técnico.


Conheça nosso projeto de apoio à Escola Municipal Francisco Quirino e colabore para tornar nossa comunidade cada vez mais sustentável e evoluída.



Acima, os resíduos orgânicos vegetais crus já vinham sendo desviados do caminhão de lixo, para serem aproveitados como fertilizante em uma pequena horta atrás do prédio da Escola. Porém a melhor maneira de processá-los, naquele pequeno espaço, é usando um cilindro de tela de arame conforme o método "Reduzo Lixo". O tubo de plástico furado, preso no meio do cilindro com ajuda de um arame, permite a circulação do ar de fora para dentro e para cima, aerando o conteúdo e estimulando a vida microbiana, das minhocas e de outros animaizinhos que participam da decomposição dos resíduos. No canto da foto à direita, um saco cheio de palha de capim cortado.

Abaixo,
os resíduos foram removidos para dentro do cilindro de arame, entremeados com camadas de palha de capim cortado. Não sobraram vestígios dos resíduos orgânicos sobre o chão; todos foram incorporados ao composto em preparação. As funcionárias que cuidam da cozinha - e que já estavam mobilizadas para aproveitar o lixo orgânico - aprovaram o novo método, mais seguro, produtivo e "visual", e passarão a depositar os resíduos dentro do cilindro e cobri-los com palha.