Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos - GTRS
Conselho da APA Federal da Serra da Mantiqueira - CONAPAM

Read this report in English
Automatically translated by Google
Reunião em Delfim Moreira MG
29 de março de 2016

.

O objetivo dessa reunião realizada com agentes municipais de Saúde de Delfim Moreira foi conversar sobre compostagem e seus benefícios, e sobre sua participação no projeto da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente local para difundir a prática na região.

Esses - e predominantemente essas - agentes visitam periodicamente as casas do município e
conhecem os moradores, famílias e empresários locais, e formam o principal vetor para difundir a compostagem em Delfim Moreira.

Afinal, o cuidado com disposição adequada dos resíduos orgânicos no ambiente, a produção de adubo natural e o estímulo ao consumo de hortaliças
produzidas localmente são questões ligadas também à saúde.

Histórico

Delfim Moreira foi um dos nove municípios que aceitaram a proposta da APA Federal da Serra da Mantiqueira  encaminhada em abril de 2014 às 30 prefeituras da região propondo-lhes uma parceria no desenvolvimento de soluções práticas e eficazes para reduzir o volume de resíduos sólidos encaminhados aos aterros locais, com foco especial na reciclagem dos resíduos orgânicos por meio da compostagem.

Desde então, algumas iniciativas-piloto têm sido implementadas em Visconde de Mauá, região do município de Resende RJ (que também aderiu à proposta de parceria com a APA).

Recentemente Delfim Moreira tornou-se o segundo município a pôr em prática um projeto de compostagem urbana desenvolvido participativamente.

Próximas ações
  1. O bairro Vila Rica, na região sudoeste do centro urbano de Delfim Moreira, foi escolhido para piloto do projeto.
    O local tem poucas casas e uma horta comunitária, onde poderá ser instalado o minicentro-piloto de compostagem.

  2. Na visitação às casas, será mostrado um álbum com fotos de compostagem e do uso do composto em vasos e canteiros.
    Na ocasião, será aplicado, em cada moradia ou negócio, um breve questionário sobre a geração de resíduos e o interesse em participar do projeto.

  3. A data da visitação está prevista antes de maio.....

  4. Os interessados receberão então a orientação necessária para instalarem e operarem seus composteiros adequadamente.

  5. Elaborar miniprojeto para viabilizar a compostagem comunitária, com apoio parcial de um funcionário municipal.


Acima, Juliane Coura, secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Delfim Moreira, abriu a reunião realizada no Museu Histórico Cultural da cidade.


A prática da compostagem e seus benefícios para a natureza, população e finanças municipais foram descritos por Joaquim Moura e discutidos por todos.
Abaixo, os participantes puderam esclarecer suas dúvidas sobre a reciclagem dos resíduos orgãnicos domésticos e como introduzir a compostagem nos bairros do centro urbano do município. A ideia é focar prioritariamente nas casas onde há jardins ou hortas e criar um minicentro-piloto de compostagem comunitária.


Exemplares do folheto informativo-motivador elaborado em Resende RJ foram distribuídos, com instruções para a prática segura da compostagem urbana.