As árvores plantadas em 2006 na calçada em frente ao Colégio Estadual Antônio Quirino, por iniciativa de voluntários da comissão de educação ambiental do Centro Cultural Visconde de Mauá, eram muito pequenas e não prosperaram devido aos maus tratos.

Em 2009, esses mesmos voluntários plantaram novas mudas, maiores, doadas pela Agência de Meio Ambiente de Resende - AMAR, que se desenvolveram bastante desde então, trazendo um pouco de natureza e sensibilidade à aridez que crescentemente está caracterizando a vila de Visconde de Mauá.


Agora, em janeiro de 2014, com a ajuda de novos voluntários do Espaço Evoluindo, foi limpo o mato ao redor das mudas e coberto o solo com palha, para estimular as árvores e também para esclarecer os transeuntes e os funcionários da prefeitura sobre como elas devem ser bem cuidadas.


 
Acima. um pé de pau-brasil antes e depois de ser cuidado por voluntários Evoluintes.
Abaixo, vejam como é chocante que a Avenida Venceslau Brás deixe de ter o canteiro central exatamente em frente do Colégio Estadual, onde centenas de jovens e adultos precisam enfrentar o trânsito crescente da via - que integra a RJ-151, uma rodovia estadual.
Apesar de terem sido alertadas para essa deficiência no projeto de pavimentação da via, as nossas lideranças empresariais e seus parceiros no governo Cabral-Pesão nem se dignaram a responde à carta que receberam, assinada por cem moradores da região.