Primeiros deslizamentos na RJ-163 na temporada de chuvas de 2013

Mal iniciada a temporada de chuvas na região, as encostas ao longo da RJ-163 já começam a apresentar deslizamentos que vão desestabilizando crescentemente as encostas, por efeito dos cortes pouco técnicos efetuados quando do alargamento e pavimentação da "estrada-parque".



Há uma árvore no alto à direita do deslizamento, que está praticamente suspensa no vazio.


A água que desce do morro "preferiu" seu caminho natural, e não escoa pela "escada dissipadora de energia" projetada para recolhê-la e evitar deslizamentos. A escada está sequinha e a água escorre 8 metros depois.

O que será melhor, ser surpreendido por barreiras de terra despencando à frente do veículo (ver acima), ou encarar toneladas de pedra (como abaixo) ?


Abaixo, os buracos mais recentes (jan.2013). Notem que há buraco até mesmo no remendo que tapou um buraco anterior... E lembrem-se que a estrada-parque foi inaugurada em dezembro de 2011, e já está toda remendada.


As pichações e as manchas de mofo que mostradas abaixo já deixam antever como logo ficará o paredão construído no local do grande despencamento de dezembro de 2010 . Não seria possível cobri-lo com hera ou algum tipo de trepadeira ou cerca viva?