Fotos do trabalho de recuperação da encosta desabada
feitas dez dias depois do sinistro ocorrido

Desde o desabamento de uma grande encosta sobre a estrada em obras, ocorrido em 30 de dezembro de 2010, o trânsito está interrompido por exigência da Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro. As fotos abaixo foram feitas em 09 de janeiro de 2011, quando fomos informados da perspectiva de o tráfego na estrada estar liberado muito em breve, mas apenas no período diurno.

Obs.: as fotos foram publicadas abaixo em tamanho cinemascope para simular a perspectiva (e o impacto) de quem chega ao local. Também não há como fotografar todo o cenário (só de helicóptero ou satélite).

Acima, você consegue ver o trator cavando a encosta à meia-altura do desabamento?
Por favor, tente também encontrar os operários que precisam eliminar a vegetação ao redor do trecho sinistrado para reduzir o peso que a água das chuvas multiplica.  
Abaixo, veja o trator bem ampliado, mas mesmo assim liliputiano diante da escala impressionante do cenário desmontado.


Abaixo, equilibrando-se na encosta instável, qual formiguinhas verdes, os verdadeiros heróis desse episódio, desafiando o perigo por entre as pedras e a lama para reabrir, o quanto antes, a nossa estrada, cada vez mais irreconhecível.

Agora,
Finalmente, por favor, retorne à foto inicial desta sequência e localize novamente o trator e os operários, em meio à encosta devastada.
Esta foi a melhor maneira que nos ocorreu para lhes dar uma ideia, ainda que modesta, do problema que precisa ser resolvido de modo definitivo - só não sabemos como, nem quando, e muito menos por quanto...