Vamos proteger as encostas e os rios?

As prefeituras locais vêm dando a sua contribuição para futuras enchentes,sob os auspícios do Ibama .As estradas estão sendo alargadas ano a ano; a terra retirada das margens é lançada sobre o leito da estrada, para nivelar e tapar os buracos.

Em alguns locais, a encosta sofre cortes radicais com a remoção de terra para pavimentação: aqui e ali as erosões e as voçorocas vão aparecendo (ver fotos abaixo ). Uma que está em forte expansão fica logo depois do posto de gasolina. Esta começou em julho de 2007, promovida pela prefeitura de Itatiaia, numa dessas "melhorias".

É evidente que onde houver várzea, haverá assoreamento e consequente enchente. A retirada de terra da beira das estradas ocorre porque o Ibama não permite o uso do saibro, material de uso corrente até uns 5 anos atrás. Ao invés de proteção ambiental, o que esta medida vem trazendo é exatamente o oposto.

Com as chuvas e a falta de manutenção (canaletas entupidas), toda essa terra é carreada para o Rio Preto. Bastam umas 10 pancadas de chuva; em cerca de três meses todo o serviço está desfeito. Mão-de-obra, máquinas, diesel, vão tudo pro ralo. O saibro tem uma validade muito maior, sem comparação.

Há também falta de critério quando a prefeitura executa estas obras: derramam-se muitos caminhões de terra, depois vem a patrol pra nivelar e as canaletas ficam obstruidas com terra e pedras; e passam-se meses até vir uma equipe preparar as saídas para as águas pluviais. Quando a equipe chega, boa parte do serviço já foi perdida, a estrada já está escavada pelas chuvas.

Fica a questão: que mal acarreta à região a retirada do saibro? Dos males, o menor, diz o ditado. Vamos esperar que as estradas estejam com as encostas erodidas e seu leito larguíssimo,com muito mais poeira e assoreamento e dificuldades com a manutenção? Se o caso é o prejuizo paisagístico, seria o caso de fazer as escavações em locais não visíveis das estradas.

Janeiro de 2011
Rubens Saboya, artista plástico
tels : (024) 3387-1018 e (021) 9678-9670


Acima e abaixo, a grande voçoroca logo acima do Posto de Gasolina

A seguir, mais fotos da erosão causada pelas chuvas do caos climático, que recomendam apenas intervenções reparadoras, nunca agravadoras, como foi feito na RJ-163.


Acima e abaixo, outro deslizamento que irá crescer muito nos próximos anos, com as chuvas cada vez mais torrenciais e o trânsito cada vez mais intenso, após a pavimentação da RJ-163.

Abaixo, outros deslizamentos preocupantes. Ou será que só nós nos preocupamos??