Caminhos da Mantiqueira
um filme de Galileu Garcia Junior

 

                                          

por Márcia Patrocínio

 Em junho de 2010, o Coral do Visconde foi cantar nas comemorações do aniversário dos 25 anos de criação da APA da Serra da Mantiqueira, na cidade de Passa Quatro, a convite do então chefe daquela Unidade de Conservação, Clarismundo Benfica. Foi uma linda festa, onde outros grupos musicais também se apresentaram.

  Conhecemos naquela noite o cineasta Galileu Garcia Junior, que estava começando seus trabalhos de filmagem do documentário Caminhos da Mantiqueira.

  Galileu gostou quando o Coral apresentou a peça “Três Cânticos Nativos dos Índios Kraô”, ambientada para coral pelo Maestro Marcos Leite, e sugeriu que fizéssemos parte de seu filme. Acredito que ele tenha visto (e ouvido) ali, a possibilidade de se referir aos índios Puri, primeiros habitantes da “serra que chora”.

  No início de agosto recebemos a visita de Galileu e equipe, e passamos uma manhã inteira realizando as filmagens na área de lazer do Hotel Bühler. Uma experiência nova para todos nós, do Coral do Visconde. Durante três dias na região de Visconde de Mauá, Galileu conviveu com a natureza deslumbrante e alguns habitantes notáveis deste lugar tão especial.

  Finalmente o que vimos um ano depois, agora em setembro, durante a estréia do documentário na cidade de São Paulo: imagens emocionantes, tropeiros resistentes, natureza exuberante, gente da terra, ambientalistas apaixonados, compondo um cenário poético e afetuoso dessa Mantiqueira que nos acolhe e nutre. 

  A região de Visconde de Mauá está muito bem representada por Helena Bühler, Jorge Brito, Lino Matheus, Zé da Viola, Luis Felipe Cesar, Pedro Lobsomem, Coral do Visconde e por sua natureza marcante.

  No dia 20 de outubro, Galileu virá a Visconde de Mauá para lançar, no Centro Cultural, o seu filme e o livro de mesmo nome. Serão também realizadas outras sessões (Colégio Estadual Antônio Quirino, Hotel Bühler e Mirantão) em datas a serem marcadas.


Capa do livro <


 > Dna. Helena Bühler


Seu Pedro Lobisomem <

 
 > Cachoeira da Fragaria


Visconde de Mauá e Pedra do Índio Deitado <


 > Patrícia e Alfredo Carvalho