Amigos de Mauá Feliz 2014
para tod@s vocês

Súmula n# 029


 www.amigosdemaua.net - 01 de janeiro de 2014
Envie seu comentário sobre qualquer tema abaixo para amigosdemaua.net@gmail.com, que será publicado


Turismo sustentável
Será possível resistir ao turismo predatório?

Angra dos Reis, Cabo Frio e outras cidades fluminenses vitimadas pelo aumento desenfreado do turismo de massa agora tentam, tardiamente, se proteger da degradação socioambiental e urbanística. E olhem que lá os espaços são muito mais amplos do que a microbacia do Alto Rio Preto. Aqui as associações empresariais, o Prodetur, o Sebrae e o BID insistem em fomentar a atividade em meio a um cenário cada vez mais descontrolado e ameaçador.
Pavimentação das rodovias RJ-163 e RJ-151
RJ-151 no padrão DER desfigurou a nossa paisagem
 

Como alertamos várias vezes inutilmente, a implantação de uma rodovia estadual padrão ao longo do nosso vale, sem considerar as suas especificidades nem levar em conta que se tratava de área turística de especial interesse ambiental, transformou nossa região em vários aspectos, não só paisagísticos e ambientais, mas também sociais.
DER se supera e tapa buracos antes mesmo de inaugurar a pavimentação
  Todos ficam a criticar a péssima qualidade do asfalto encomendado pelo DER-RJ à empreiteira IPÊ, que se esburaca rapidamente... Mas ninguém se lembra de elogiar esse mesmo DER quando se esmera em tapar os buracos antes mesmo de a pavimentação da estrada ser inaugurada.
Projetos
Seobras quer coordenar o desenvolvimento estratégico da região: pode?
  Depois dos inúmeros erros cometidos desde que iniciou suas intervenções desordenadas em nossa região, culminando com um "planejamento estratégico" totalmente desorientado "só para inglês ver", a Seobras agora se propõe a coordenar, nesse último ano de um governo que já acabou moralmente, um processo que provocará efeitos de longo prazo em nosso desenvolvimento.
Parque Estadual da Pedra Selada organiza seu Conselho Gestor

Para ajudar na criação do Conselho Gestor do Parque Estadual da Pedra Selada, o INEA enviou sua equipe de "diálogo social" para orientar a comunidade a organizar a sua representação. Após uma apresentação básica sobre o PEPS, por seu chefe, Rodrigo Rodrigues, as facilitadoras do INEA realizaram uma dinâmica com o grupo para identificar os pontos fortes e fracos dessa nova Unidade de Conservação em nossa região.
Equipe do Programa de Coleta Seletiva Solidária do INEA apresenta seus resultados

Em 25 de novembro, no Centro Cultural Visconde de Mauá, a equipe do PCSS do INEA-RJ que atua na região promoveu um encontro onde foram apresentados os resultados após quatro anos de trabalho, além de iniciativas mais recentes, como as atividades agroecológicas no Colégio Estadual Antônio Quirino. Ficou evidente a necessidade de envolver mais a comunidade para que os esforços da equipe sejam potencializados, com as responsabilidades compartilhadas pelo poder público e pelos moradores.
Moradores criam Espaço Evoluindo para colaborar no desenvolvimento da região

Conforme ficou evidente ser inútil esperar do governo as iniciativas mais necessárias, um grupo de moradores decidiu organizar um grupo de ação voluntária especialmente voltado para o desenvolvimento da juventude local. Seus dois objetivos prioritários são  (1) apoiar a equipe de educação ambiental do INEA que atua no Colégio Estadual Antônio Quirino e (2) organizar um "grupo jovem" no Lote 10  para desenvolver várias atividades de interesse comunitário e enriquecimento cultural.
Folia de Reis de Visconde de Mauá participa de encontro em Resende

Sob a batuta de mestre Jorge Brito, grupo musical de inspiração religiosa levou a Resende um pouco da nossa cultura local.
Projeto de requalificação da vila de Visconde de Mauá só fez prejudicar a região

 Toda a incompetência e a suprema leviandade que levaram ao chão a credibilidade do atual governo (e vice-governo) do estado do Rio podem ser verificadas na região e nessa obra patética chamada ironicamente de "requalificação".
Fatores de degradação
Visconde de Mauá sem internet pública há dois meses

Anunciada pelo governo estadual como uma benesse do vicegovernador Pezão à região, a instalação de uma rede pública de acesso à internet na vila de Visconde de Mauá foi saudada como uma modernidade só comparável à rede pública que ele fez instalar em Piraí, quando lá foi prefeito. Agora, após dois anos de operação satisfatória, a "Mauá Digital" está fora do ar desde o início de novembro. Por quê? Quando retorna? Parece até existir um plano, urdido especificamente para a região, visando desmoralizar de vez o candidato do PMDB ao governo estadual.
Muros cada vez mais exóticos vão escondendo a paisagem

Os motivos, bem podemos imaginar, e dar razão a quem prefere se resguardar. Mas é notável a mudança que vem ocorrendo ao longo das vias locais, onde cercas vivas ou abertas vão sendo substituídas por muros cegos, dando uma aparência cada vez mais urbanizada e paranoica à região.
Negligência com a cultura expõe nossos jovens a modismos idiotas
  Ignorando os desafios que os aguardam em breve, grande parte da juventude local vive como se a existência se limitasse a imitar os hábitos e costumes dos jovens estereotipados das grandes cidades brasileiras. Assim, nas últimas décadas, vimos chegar à região vários modismos, entre os quais o gosto pela poluição visual em muros e paredes, e pela poluição sonora, nos alto-falantes instalados em carros, motos e até bicicletas.
Textos
Considerações sobre a gestão do lixo e como melhorá-la
  Se as prefeituras da região estão levando a sério a Lei Nacional de Resíduos Sólidos, devem melhorar muito, a partir de 2014, a sua capacidade de desviar parcelas crescentes do volume de resíduos que enviam para os aterros e lixões. Para isso, precisarão promover a compostagem dos resíduos orgânicos e a separação mais sistemática e generalizada dos resíduos industriais recicláveis descartados pela população.
A serra da Mantiqueira pede socorro

Parece que muita gente que vive nesta serra maravilhosa ainda não percebeu sua importância e fragilidade, nem a responsabilidade que temos em preservá-la o melhor que pudermos. Neste artigo, publicado pelo Estado de São Paulo em 20/11, Icaro Aronovich da Cunha, doutor em Saúde Pública, nos alerta para os riscos que ameaçam sua natureza exuberante e as consequências de sua degradação para os milhões de humanos que dependem dela. 
Lista Amigos de Mauá
Estamos reformulando a nossa Lista de modo a torná-la mais informativa e só incluir quem queira que o seu nome seja divulgado. Por isso solicitamos (a quem ainda não o fez) a gentileza de preencher este formulário para participar de nosso grupo e gozar das prerrogativas garantidas a todos os Amigos de Mauá. .

Súmulas anteriores: 001 - 002 - 003 - 004 - 005 - 006 - 007 - 008 - 009 - 010 - 011 - 012 - 013 - 014 - 015 - 016 - 017 - 018 - 019 - 020 - 021 - 022 - 023 - 024 - 025  - 026  - 027 - 028