Amigos de Mauá

 

Súmula n# 016


www.amigosdemaua.net
 - 30 de novembro de 2011 
Envie seu comentário sobre qualquer tema abaixo para amigosdemaua.net@gmail.com , que será publicado
Turismo Sustentável
Parque da Pedra Selada vai sair do papel?

Deu em O Globo (coluna do Anselmo Goes de 10/11/2011), que o governo estadual vai mesmo criar o Parque da Pedra  Selada.
Pavimentação das rodovias RJ-163 e RJ-151
Novo despencamento de pedras evidencia a imprudência na obra na RJ-163.

Aquela mesma pedreira explodida pelo DER no início do ano, onde, logo depois (junho de 2011), toneladas de pedras rolaram inadvertidamente sobre a estrada,  foi palco agora, em 15 de novembro,  de um novo desastre que por sorte, felizmente, não atingiu nenhum veículo nem provocou nenhuma tragédia. A solução à vista será um novo paredão de concreto, como estão fazendo na Via Dutra e também para conter o megadesbarrancamento no km 22 de nossa “estrada-parque”.
Estradas-parque também são risco

Especialistas apontam, em audiência pública na Câmara dos Deputados, problemas nas estradas-parque já existentes no Brasil, antes que seja construída uma outra, prevista para o Parque Nacional do Iguaçu
Intervenção na RJ-151 não atende à Resolução que define "obras de conservação"

A desculpa do governo estadual para se eximir da responsabilidade de passar por um processo de licenciamento ambiental é que se trata de mera "obra de conservação". Porém a escala e a brutalidade das intervenções em andamento superam em muito os limites definidos na Resolução Conema 04/2008 (para "obras de conservação), e exigiriam certamente o licenciamento e um Plano Básico Ambiental, como aconteceu na RJ-163 (ainda que de modo insuficiente).
AMAR responde ao Ministério Público Federal

O Conselho Gestor solicitou à Agência de Meio Ambiente de Resende - AMAR - o relatório enviado ao Ministério Público Federal sobre sua atuação frente aos impactos provocados pelas obras de pavimentação das RJ-163 e RJ-151. Tão logo o relatório seja disponibilizado, o CG o divulgará aos interessados.
Cronologia dos fatos marcantes durante a construção da “estrada-parque”

Para facilitar o acompanhamento pelas pessoas interessadas ou envolvidas no processo, e a elaboração de pesquisas e teses acadêmicas, estamos organizando esta cronologia, ainda em fase de desenvolvimento. Aos poucos, todos os itens estarão vinculados aos documentos referidos, e devidamente comentados. Vocês também podem contribuir, lembrando ou sugerindo outros eventos notáveis, e enviando seus próprios comentários, para enriquecer a informação.
Projetos
INEA começa a fornecer informações pedidas há quatro meses

A “Tabela Publica de Informações”, incluída em julho último – a nosso pedido – no portal do INEA, para disponibilizar informações básicas para a comunidade, com relação às obras em curso na região, finalmente começou a ser preenchida. Das quinze perguntas, três foram agora respondidas. Visitem a Tabela, leiam as respostas e vejam se as consideram satisfatórias. Então, façam como o Sergio Maia, que já nos enviou seu comentário.

Boletim Informativo de “Gestão Social e Ambiental”

Equipe da UERJ encarregada pela Secretaria de Obras para implementar o Plano Básico Ambiental produz uma publicação para divulgar seu trabalho. Os verdadeiros amigos da região ficam desde já convidados a lerem as várias notícias e a nos enviarem suas análises.
Feira de Produtos orgânicos tem novo local; o dia permanece o mesmo

Após três anos sendo realizada às 5as-feiras no "Armazém do Artesão", na vila de Visconde de Mauá, a feirinha da Associação dos Produtores Rurais de Visconde de Mauá - APROVIM mudou-se para poucos metros ao lado, para o Espaço "Aldeia dos Imigrantes", onde já funciona o Centro Cultural da região. O dia e o horário (a partir das 9 horas) continuam os mesmos, bem como a qualidade dos produtos e a simpatia dos/das produtores/as.
Coleta Seletiva do INEA e AMAR mostra seus métodos e resultados

 Na reunião do Conselho Gestor de ... de outubro, a técnica ambiental Lucia Collaço apresentou o trabalho que vem realizando no âmbito da parceria que une o INEA e a AMAR na gestão do lixo sólido na região de Visconde de Mauá, abrangendo as comunidades dos municíos de Resende e Bocaina de Minas incluídas na microbacia do alto Rio Preto. Apesar de todos os méritos, ficou claro que a reciclagem dos resíduos orgânicos continua negligenciada no "paradigma" implantado por essas agências ambientais, do estado e do município.  
Feira do Livro de Visconde de Mauá vive sua primeira edição

Entre 24 de novembro e 4 de dezembro, o Centro Cultural Visconde de Mauá estará realizando a I Flivima - a Feira do Livro de Visconde de Mauá -, com atividades em várias bibliotecas da região e no próprio CCVM. Haverá lançamentos, vendas, trocas e doações de livros, rodas de leitura, apresentações musicais e de artes plásticas, e o debate "Livro, TV e seus impactos na mente e na cultura". Confira a programação e participe.
Plano de contingência para eventos climáticos extremos quase pronto

Informações sobre a próxima reunião da Iniciativa "Em Defesa da Vida" e outros documentos estão disponíveis no blog http://viscondedemauadocs.blogspot.com

Procissão do Cruzeiro recebe Prêmio Macedo Miranda de Cultura Popular?


Em 4 de novembro último, os artistas locais que vêm contribuindo para a preservação da cultura musical tradicional da região foram premiados pela prefeitura de Resende. Com o líder do grupo, sr. Jorge Brito, viajando para conhecer uma neta em São Paulo, coube a Márcia Patrocínio receber a homenagem
Conheça os esforços e responsabilidades do ConselhoGestor e veja se pode ajudar

Leia as atas das reuniões de outubro (aprovada) e novembro (minuta) do Conselho Gestor da Microbacia do Alto Rio Preto, conheça suas iniciativas e considere a possibilidade de contribuir para aumentar a sua efetividade e representatividade, quando a região, mais que nunca, precisa da nossa participação.  

Fatores de degradação
Mau cheiro da ETE da Maromba prejudica o turismo

Vejam essa matéria divulgada na TV RioSul, e sintam o drama desses empresários.
Bueiros da rede coletora de esgoto continuam quebrando

Mais uma tampa de ferro -  que mais parece isopor ou compensado - apareceu quebrada, desta vez no Lote 10
Movimento maior se traduz por mais barulho, lixo e comércio irregular

Com a facilitação do acesso, Visconde de Mauá vem atraindo visitantes que vêm passar o dia, tomar umas cervejas, ouvir um som e voltar para a baixada. Atraídos por esses “turistas”, precisamos conviver com negociantes ambulantes de fora, que também vão descobrindo que chegar até aqui agora ficou fácil
Rio Preto ameaçado de ser barrado por "Pequenas Centrais Hidroelétricas"

Firme no propósito de destruir inapelavelmente a natureza para manter os negócios crescendo, o governo planeja construir primeiro três - depois mais três - pequenas hdroelétricas. Porém nem tão pequenas que não impactem negativamente esse corpo d'água ainda bastante preservado e tão importante para nós e para a fauna/flora, que ao longo e dentro dele coabitam há incontáveis eras´- até surgirem os atuais governantes.
Textos
Estelionato ambiental

Neste texto, Rogério Rocco, analista ambiental do INEA, nos explica como o meio ambiente está sendo atropelado pelos interesses políticos e econômicos, irresistíveis e insuperáveis. Coitados de nossos descendentes, se os houver...
Lista Amigos de Mauá
Estamos reformulando a nossa Lista de modo a torná-la mais informativa e só incluir quem queira que o seu nome seja divulgado. Por isso solicitamos (a quem ainda não o fez) a gentileza de preencher este formulário para participar de nosso grupo e gozar das prerrogativas garantidas a todos os Amigos de Mauá. .

Súmulas anteriores: 001 - 002 - 003 - 004 - 005 - 006 - 007 - 008 - 009 - 010 - 011 - 012 - 013 - 014 - 015