Amigos de Mauá

 

Súmula n# 012


www.amigosdemaua.net
- 15 de abril de 2011
Envie seu comentário sobre qualquer tema abaixo para amigosdemaua.net@gmail.com , que será publicado
Turismo sustentável
Novo blog se especializa na discussão sobre turismo e meio ambiente
Conheça "Desenvolvimento Sustentável Docs", o blog criado por Domitila Bercht para facilitar o acesso a documentos e informações nas áreas de Meio-Ambiente e/ou Turismo, com a colaboração do geógrafo Henrique Menandro e da bióloga Ver?nica Bercht.
Pavimentação da rodovia RJ-163
A estrada prossegue, mas os problemas nas encostas se avolumam

Ninguém conhece o projeto original de pavimentação da RJ-163, antes alardeada como a nossa "estrada-parque", mas o que vemos hoje é um quadro desolador e, em grande parte, irrecuperável. Qual será a solução do DER para evitar que as encostas, cortadas de modo temerário, continuem desabando a cada verão?

Chegada à vila (e à região) de Visconde de Mauá é desmatada e degradada
Ninguém imaginaria que a "estrada-parque" degradaria tanto os últimos 200 metros antes de chegar (ou ao deixar) a região. Mas é o que foi feito, desmatando a encosta que descia rumo ao rio Marimbondo (APP), junto e além do poção da antiga "usininha", para a construção de um paredão de concreto, afastando um pouco mais a natureza de nós e dos visitantes. Em alguns pontos, o desmatamento foi do leito da estrada até o leito do rio, numa prévia do que ocorrerá ao longo da RJ-151 caso seja pavimentada no mesmo padr?o de viol?ncia.
Na pista, uma sucessão de buracos e remendos
Vejam as novas fotos de sinais de deterioração precoce da pista, principalmente na forma de novos buracos e novos remendos de buracos.
Estradas na região recomendam cautela com as encostas
Basta ir a Resende e depois ao Rio de Janeiro para verificar o impacto que as chuvas do caos climático estão provocando em outras estradas da região, há muito consolidadas. Na Via Dutra, a concessionária está revestindo aos poucos todos os morros próximos ao leito estradal; na RJ-163 (entre Serrinha e Capelinha), a degradação da pista e das encostas cortadas pela estrada é cada vez mais horrorosa.
ICMBio multa a obra na serra, mas não é simples ter acesso aos documentos
Por que ninguém acredita na eficácia do poder público para implementar de fato a legislação ambiental? Um dos culpados por essa descrença e desmoralização é o próprio governo (federal, estadual e municipal), que não sabe ou não quer tornar públicas as poucas ações que realiza naquele sentido. Fica tudo na base do boato, ninguém sabe se houve multa, quanto foi, se ela se foi mesmo paga e por quem (terá sido pelos contribuintes?). É importante a publicidade dos atos do poder público para ele funcionar melhor. Aguardemos que a página dedicada à Visconde de Mauá, no portal do INEA, seja mantida atualizada e disponibilizando todos - todos documentos de interesse para a governança e a participação cidadãs.
Projetos
Estação de Tratamento de Esgoto do Lote 10 foi inaugurada
Uma boa notícia para o Rio Preto e para as pessoas que vivem &aagrave;s suas margens, e dele precisam bem mais do que muitos imaginam... A inauguração da ETE do Lote 10 contou com a presença dos prefeitos de Resende e Itatiaia e das principais autoridades ambientais do estado do Rio: o secretário estadual de Ambiente Carlos Minc, o subsecretário Luis Firmino Pereira, e a presidente do INEA-RJ Marilene Ramos.
Nova pesquisa na comunidade identifica os impactos previsíveis da pavimentação da RJ-163
Para atualizar as impressões dos moradores sobre os impactos previsíveis resultantes da pavimentaçã Gestor da Microbacia do Alto Rio Preto manteve por quase dois meses 13 caixas de sugestões nos pontos mais frequentados pela população dos trechos de Resende, Itatiaia e Bocaina de Minas incluídos na nossa região. Esses dados vêm complementar os resultados do levantamento feito durante a oficina de Educação Ambiental realizada pela PUC-Petrobras em parceria com a prefeitura de Resende, em 2009.
Seminário sobre impactos socioambientais e governança foi adiado pelo INEA-RJ
A poucos dias de sua realização, e apesar de já divulgado, o Seminário que vinha sendo trabalhado há meses em parceria com a equipe de Educação Ambiental daquele órgão foi subitamente cancelado, com a promessa de se tratar apenas de um adiamento. Para "ajustar o conteúdo" e remarcar a data do seminário (agora está previsto para maio), o INEA marcou uma reunião no dia 6 de abril, que provocou consequências inesperadas e decisivas.
Boas práticas
Revitalização dos muros no Lote 10 e noutras vilas
Evitar que o "visual" das vilas se degrade progressivamente há de ser uma preocupação permanente entre todos que atuam na região. Uma providência bem acessível, mas com grande resultado, será estimular o plantio de hera junto aos muros enegrecidos pelo mofo e de cercas-vivas para cobrir os moirões apodrecidos e os fios de arame despencados que demarcam muitas moradias.
Fatores de degradação
Chuvas continuam prejudicando a qualidade da água potável na vila de Visconde de Mauá
Em consequência da movimentação de terra por conta da obra da estrada (associada a um "proprietário" que seria o culpado), a partir de outubro, com as primeiras chuvas de verão, a água potável distribuída pela rede da prefeitura passou a apresentar uma coloração amarronzada - ou "muito" amarronzada, como acontece após as tempestades mais fortes. Em 20 de dezembro do ano passado, um abaixo-assinado foi protocolado no gabinete do prefeito José Rechuan solicitando melhorias na captação e no tratamento, mas a resposta que chegou parece insuficiente, com os prazos em branco e nenhuma referência à necessidade de reflorestar a microbacia que abastece o "córrego da igreja de São Sebastião", pensando no futuro.
Rede coletora de esgoto em V.de Mauá e Lote 10 exige reparos frequentes
Os moradores das vilas de Visconde de Mauá e do Lote 10 assistem preocupados as constantes obras em suas ruas para reparo nos canos de plástico da nova rede coletora de esgoto instalada no ano passado e que mal foi inaugurada, recentemente.
Textos
Relato da dinâmica da construção da governança em Visconde de Mauá
Este relato está sendo desenvolvido há meses, reunindo os depoimentos e lembranças de várias pessoas que vêm participando do processo de construção de um Conselho Gestor forte e participativo na região, que equilibre as relações internas - entre os vários setores que compõem a sociedade local - e externas - com o governo. O relato se inicia em 2003, início do processo de criação do CG até a reunião com o secretário de Ambiente do RJ, Carlos Minc, ocasião em que a coordenação do CG entregou-lhe uma cápia impressa deste documento. Quem quiser complementar ou contestar algum ponto do relato, por favor, faça-o de modo a aperfeiçoar de fato a veracidade do relato. 
O relato da reunião com o Secretário Carlos Minc pode ser lido aqui:
http://ambienteregionalagulhasnegras.blogspot.com/2011/04/carlos-minc-se-reune-com-as-ongs.html
Por que precisamos caprichar também nas faixas, placas e cartazes .2
Últimos registros de placas mal feitas, cuja divulgação visa estimular os responsáveis a ficarem mais atentos e capricharem mais - não só com a comunicação mas também com a nossa estrada. Na visão holística (e budista e taoista e confucionista), a qualidade de uma coisa é a qualidade da outra coisa (e também a nossa).
Lista Amigos de Mauá
Estamos reformulando a nossa Lista de modo a torná-la mais informativa e só incluir quem queira que o seu nome seja divulgado. Por isso solicitamos (a quem ainda não o fez) a gentileza de preencher este formulário para participar de nosso grupo e gozar das prerrogativas garantidas a todos os Amigos de Mauá. .

Súmulas anteriores: 001 - 002 - 003 - 004 - 005 - 006 - 007 - 008 - 009 - 010 - 011

.