Amigos de Mauá

 

Súmula n# 011


www.amigosdemaua.net
- 19 de janeiro de 2011
Envie seu comentário sobre qualquer tema abaixo para amigosdemaua.net@gmail.com , que será publicado
Pavimentação da rodovia RJ-163
DER-RJ reabre a estrada de acesso a Visconde de Mauá depois de 14 dias de trabalho
Veja as fotos de como ficou a recuperação da encosta que desbarrancou e deixou a estrada interditada por duas semanas, e conheça as hipóteses mais debatidas e os boatos mais aventados sobre as responsabilidades do desastre ambiental e turístico que continua ocorrendo, e atribuído ao engenheiro do DER-RJ de Barra Mansa ou aos ambientalistas e ao IBAMA.
Fotos do grande deslizamento feitas em 09 de janeiro de 2011
Nesta foto, bem ampliada para reproduzir palidamente o que sentimos ao ver a encosta desabada, podemos verificar o trabalho que permitiu ao DER-RJ reabrir ao tráfego a nossa antiga estrada-parque, agora transformada em arremedo da RJ-161 (Serra do Eme), cujos desabamentos e voçorocas estão cada vez maiores e jamais remediados.
Projetos
Mauatur rejeita proposta para voltar a integrar o Conselho Gestor
Conforme antecipado na última Súmula, estamos apresentando, nesta edição, o relato do representante do Conselho Gestor que participou da reunião com a diretoria executiva da Mauatur para ser informado que aquela entidade prefere agir por outros canais. A posição do conjunto dos associados da Mauatur, sobre assunto tão importante, não é conhecida, e não sabemos se, em sua maior parte, concordaria com a decisão de sua diretoria.
Seminário "Controle de acesso e circulação interna" traz alertas para a comunidade
Ao ler esta edição especial do jornal "Folha da Serra" (fev/2011), verificamos que o mais importante - o alerta da Secretária de Turismo de Ilhabela (quanto à "forte interferência de autoridades e grandes empresários") - não foi devidamente compreendido por "autoridades e grandes empresários" presentes - que continuam se inter / auto-elogiando, indiferentes aos erros cometidos e aos problemas causados, cá como lá.
Obs.: os demais moradores também interessados na questão do "controle do acesso e circulação interna" continuam aguardando - mais de 45 dias depois de realizado o Seminário, a prometida filmagem do evento. Esperamos que essa demora não se deva ao trabalho de "editar" a filmagem. É importante que ela seja divulgada em sua integridade, para todos poderem avaliar o que foi discutido, e comoesse palpitante tema foi discutido.

Estações de Tratamento de Esgoto estão praticamente prontas

Ao se aproximar a hora de as ETEs entrarem em funcionamento, a comunidade ainda não foi informada sobre os aspectos básicos de sua operação. A experiência internacional e também brasileira recomenda que a divulgação de informações básicas para a população entender a complexidade do que está em jogo, se "apropriar" do sistema, e cuidar melhor dele, otimizando a eficiência e prolongando sua vida útil. Foram feitas duas tentativas para reunir essas informações, mas ambas as reuniões com os técnicos ligados ao projeto se frustraram.
Textos
Mensagem de conclamação às responsabilidades públicas
Neste texto, o experiente ambientalista Lino Matheus, patrono da Fundação Mantiqueira (prestes a ser instituída legalmente), mostra que os desastres socioambientais que vitimaram várias regiões serranas fluminenses já estão sendo chocados para acontecerem também aqui, se continuarmos à mercê dos interesses que, lá como cá, colocam a ganância e a irresponsabilidade na frente da precaução e do respeito aos nossos descendentes. E como um brinde a nossos leitores, Lino enviou uma foto de um "morador" que escolheu sobreviver sob os seus cuidados. Quantas outras liderançes locais podem apresentar tal galardão?
.Seminário para discutir impactos da pavimentação da RJ-163 sofre alterações
Desde dezembro, a nova coordenação do Seminário de Impactos, antes previsto para ser realizado em 14 e 15 de fevereiro, vem perdendo tempo e consistência, na opinião de seu idealizador. Leia e saiba por que o Joaquim está tão preocupado.
Estrada para Maringá e Maromba vai na mesma rota de devastação da RJ-163
Rubens Saboya, grande conhecedor da região, nos alerta para a relação entre as ações da prefeitura e os desbarrancamentos que se sucedem entre as vilas de Visconde de Mauá e Maringá, diante de chuvas cada vez mais torrenciais e do trânsito de veículos pesados, cada vez mais intenso. Será que o DER-RJ vai detonar as encostas da RJ-151 como fez na RJ-163? É o que todos se perguntam agora...
O tecido comum
Neste texto, Luis Felipe Cesar discute a proposta da "Lei de Responsabilidade Ambiental", que cobraria penalmente das autoridades os seus eventuais e frequentes desmandos ambientais, e nos lembra a fragilidade especial dos ambientes montanhosos diante do caos climático no qual o planeta vai mergulhando. E qual é esse "tecido comum" que nos integra a todos, homens e mulheres, jovens e velhos, ricos e pobres, brasileiros e estrangeiros?
Por que é preciso caprichar também nas faixas, placas e cartazes
Se quisermos organizar nossa região para não se afogar nas pressões que já estão aumentando, precisamos procurar ser impecáveis em tudo que fazemos na nossa comunidade. Qualidade total mesmo! Busca permanente da excelência! E se/quando errar, consertar tão logo perceba, e ir percebendo cada vez melhor e mais cedo.
Lista Amigos de Mauá
Estamos reformulando a nossa Lista de modo a torná-la mais informativa e só incluir quem queira que o seu nome seja divulgado. Por isso solicitamos (a quem ainda não o fez) a gentileza de preencher este formulário para participar de nosso grupo e gozar das prerrogativas garantidas a todos os Amigos de Mauá .

Súmulas anteriores: 001 - 002 - 003 - 004 - 005 - 006 - 007 - 008 - 009 - 010

.