Amigos de Mauá

 

Súmula n# 010


www.amigosdemaua.net
- 01 de janeiro de 2011
Envie seu comentário sobre qualquer tema abaixo para amigosdemaua.net@gmail.com , que será publicado

Tema especial: Seminário "Controle do acesso e circulação interna" realizado pela Mauatur com apoio da ACVM e do Sebrae-RJ
Esse Seminário caracterizou-se, antes de tudo, pela maneira como foi organizado, excluindo expressamente a participação das entidades e voluntários que lidam, há décadas, com as questões socioambientais da região. (leia mais aqui
Aliás, você confiaria em uma entidade que impede a participação dos demais interessados nessa discussão para "controlar o acesso e a circulação interna" em nossa região?
Diante desse verdadeiro esbulho de nosso direitos, dezenas de moradores já assinaram a "carta-aberta" aos promotores, apoiadores e participantes do Seminário, para lhes demonstrar que a Mauatur não representa a região como um todo, mas apenas àqueles comerciantes e empresários que não se incomodam de ser liderados de maneira antidemocrática e contraproducente. (leia a carta-aberta e, se concordar, por favor, assine)
Estamos aguardando alcançar um número ainda mais expressivo de assinaturas para encaminhar a carta-aberta ao governo do estado do Rio, ao Sebrae-RJ, à comunidade e à mídia em geral, apontando a tentativa da Mauautur de exercer, de forma exclusiva e excludente, a governança da região de Visconde de Mauá

Cartaz-convite da Mauatur e release do SEBRAE/RJ


Nem o cartaz da Mauatur nem o release do Sebrae-RJ informam que o Seminário seria fechadíssimo, excluindo terminantemente as ONGs socioambientalistas e os voluntários conhecedores da regão que tentaram participar, sem sucesso, e que teriam muito a enriquecer qualquer discussão sobre como desenvolver melhor as nossas condições.
Desconvite da Mauatur negando inscrição para o seu Seminário

Como o release informava que era necessário se inscrever previamente, o editor-chefe de "amigosdemaua.net" solicitou sua inscrição, por telefone e por e-mail, recebendo de volta a esta lacônica e inconsistente resposta de desconvite à participação.

Informativo oficial da Mauatur – edição especial sobre o Seminário e comentário


Neste Informativo, a Mauatur relata sua visão da organização, do conteúdo e das conclusões do Seminário que promoveu, com patrocínio do SEBRAE/RJ. Como era de se esperar, ela considerou o seu próprio eventou um "sucesso absoluto", embora muitos tenham percebido a falta de foco e de resultados objetivos, e o final confuso e súbito.
Relato de um convidado (com comentários)

Relato encaminhado por Sergio W. Maia, ex-coordenador do Conselho Gestor do Alto Rio Preto, que participou do Seminário na condição de "acadêmico" - está ultimando tese de doutoramento sobre a "governança" em Visconde de Mauá. Leia também o comentário discordante.
Seminário "Controle de acesso e circulação interna" traz alertas para a comunidade

Ao ler esta edição especial do jornal "Folha da Serra" (fev/2011), verificamos que o mais importante - o alerta da Secretária de Turismo de Ilhabela (quanto à "forte interferência de autoridades e grandes empresários") - não foi devidamente compreendido por "autoridades e grandes empresários" presentes - que continuam se inter / auto-elogiando, indiferentes aos erros cometidos e aos problemas causados, cá como lá.

Carta aberta assinada por (até agora) 60 moradores e amigos da região



Por solicitação de quatro editores de "amigosdemaua.net", publicamos a "carta-aberta aos participantes do Seminário da Mauatur e à comunidade em geral, que rapidamente reuniu a assinatura de dezenas de moradores e frequentadores amantes da região. A carta-aberta continua recebendo adesões, até chegar, o quanto antes, a cem assinantes, para ser encaminhada a quem interessa.
Estrada-parque
Novos desbarrancamentos

Sem comentários. Essas fotos complementam e atualizam as imagens apresentadas na Súmula 009
Novos buracos

Sem comentários. O que comentar diante desses buracos e rachaduras no asfalto novo, nem ainda inaugurado?
Projetos
Mauatur rejeita proposta para voltar a integrar o Conselho Gestor

Em reunião com o representante do Conselho Gestor, a diretoria executiva da Mauatur rejeitou a proposta de reincorporação àquele Conselho, com vistas a fortalecer a governança participativa das comunidades

Conselho Gestor e INEA organizam Seminário para discutir impactos



A partir de uma proposta encaminhada pelo Conselho Gestor da Microbacia do Alto Rio Preto, o INEA vem colaborando para a realização de um Seminário comunitário com o objetivo de analisar os impactos previstos e as medidas adequadas para lidar com eles.
 Equipe da UERJ se instala em Visconde de Mauá para implementar PBA

O governo do estadoi do Rio de Janeiro acaba de alugar uma casa na vila de Visconde de Mauá para instalar a equipe da UERJ que irá enfim implementar o PBA, que foi a resposta dada pelo DER-RJ às exigências feitas pelo ICMBio-APA da Mantiqueira, mas que até agora não saíra do papel, conforme verificado pelo Conselho Gestor, cumprindo o seu mandato conferido pela Licença de Instalação da estrada-parque, emitida pelo INEA-RJ.
APA da Mantiqueira terá posto instalado na vila de Visconde de Mauá

Com a pavimentação do acesso, nossa região se torna um vetor importante de impactos na Serra da Mantiqueira. Para tentar controlar essa pressão aumentada, a APA planeja instalar um posto avançado na vila de Visconde de Mauá. Emenda recente do deputado Fernando Gabeira vai garantir os recursos necessários.wq 
Fatores de degradação
Abaixo-assinado pela qualidade da água consumida em Visconde de Mauá e Lote 10

Desde as primeiras chuvas mais fortes em outubro deste ano, a água distribuída pela prefeitura de Resende nas vilas de Visconde de Mauá e Lote 10 apresenta um alto grau de turbidez que não recomenda o seu consumo para dessedentação humana nem para o preparo de alimentos. No dia 20 de dezembro, esse abaixo-assinado, reunindo mais de 150 assinaturas, foi entregue no gabinete do prefeito Rechuan, de Resende.
Textos
A famigerada Estraga-parque: equívocos e projetos alternativos prioritários

Texto do experiente ecologista Lino Matheus, imaginando como a comunidade poderia preferir gastar os mais de 50 milhões de dólares aplicados no asfaltamento da estrada de acesso à região.
Lista Amigos de Mauá
Estamos reformulando a nossa Lista de modo a torná-la mais informativa e só incluir quem queira que o seu nome seja divulgado. Por isso solicitamos (a quem ainda não o fez) a gentileza de preencher este formulário para participar de nosso grupo e gozar das prerrogativas garantidas a todos os Amigos de Mauá .

Súmulas anteriores: 001 - 002 - 003 - 004 - 005 - 006 - 007 - 008 - 009


.