Amigos de Mauá

Súmula n# 008

www.amigosdemaua.net - 15 de setembro de 2010
Envie seu comentário sobre qualquer tema abaixo para amigosdemaua.net@gmail.com , que será publicado
.

Turismo sustentável

Proposta e estudo temático para Seminário a ser realizado em Visconde de Mauá

Contribuição de Domitila Bercht para o Seminário sobre os impactos da estrada-parque, organizando de forma temática os itens apresentados na oficina da PUC/Petrobras/Amar e nos requisitos da Mauatur. Esta classificação temática pode auxiliar o debate ao relacionar nossas preocupações com aspectos vinculados ao turismo, principal atividade econômica da região.
Estrada-parque
Conselho Gestor oficia à Justiça pedindo manutenção das obras mas com salvaguardas e compensações

Diante da perspectiva da interrupção das obras solicitada pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual (RJ), por excesso de irregularidades no licenciamento e falta de atendimento das condicionantes do ICMBio e do INEA-RJ, o Conselho Gestor encaminhou ofício solicitando uma solução que atenda melhor a comunidade e a natureza

Obras estão sendo filmadas mês-a-mês para futuras referências  Para documentar o progresso da obra da estrada-parque - e as soluções que serão adotadas para minimizar seus impactos, um grupo de voluntários vem filmando mensalmente, desde abril, as transformações no "visual" do percurso entre a Capelinha e Visconde de Mauá
Câmara Técnica do Conselho Gestor que avaliou o PBA divulga seu relatório comunitário Atendendo à incumbência que lhe foi conferida pelo INEA-RJ na Licença de Instalação da obra da estrada-parque, o Conselho Gestor criou uma Câmara Técnica para acompanhar a implantação do PBA - uma das condicionantes da Licença. Após pesquisa, a CT-PBA constatou, que o Plano Básico Ambiental não saíra do papel, cinco meses depois de iniciada a obra.
Governo estadual reconhece:  a obra foi iniciada antes de cumprir as exigências do PBA - que ele mesmo se impôs como condicionante O presidente do INEA-RJ, em reunião do Conselho Gestor do Alto Rio Preto realizada em 10 de junho de 2010, foi informado na hora pelo representante da SEOBRAS-RJ que ainda não ocorrera a licitação das empresas que implementarão os 22 programas previstos no PBA (condição prévia para o início das obras). Este "lapso" é mais um ponto vulnerável legalmente no processo de licenciamento dessa obra.
Reunião com autoridades do governo estadual esclarece as falhas no PBA e divulga novas promessas Em nova reunião, agora no dia 18 de agosto, em Visconde de Mauá, autoridades do INEA e da Seobras se comprometeram a compensar as falhas do PBA (criado para compensar as falhas do EIA-RIMA) e a iniciar um programa de educação ambiental em breve. (com comentário)
Instituições e entidades realizam primeira vistoria das obras da estrada-parqueEstamos aguardando os relatórios oficiais para divulgação. Por ora, vejam algumas fotos do transecto Quase seis meses após o início das obras e a convite do presidente do INEA-RJ (reunião de 18/08), foi realizada a primeira vistoria de conformidade das obras com o projeto aprovado, com a presença de técnicos da Seobras-RJ, DER-RJ, APA da Mantiqueira, Parque Nacional do Itatiaia, AMAR-Resende, Mauatur e Conselho Gestor - mas não do INEA (!?)
Caminho livre para as belezas de Mauá - O Globo 29/08/2010  matéria em O Globo antecipa aumento no fluxo turístico antes de a região estar preparada
Projetos
Aulas de violino inauguram atividades do Centro Cultural Visconde de Mauá agora como Ponto de Cultura Mais de um ano depois de ter sido escolhido como um dos "Pontos de Cultura" no estado do Rio de Janeiro, fazendo jus a um apoio do governo financeiro durante três anos, o CCVM começa a receber os recursos necessários para promover diversas atividades culturais. Aproveite!
Estações de Tratamento de Esgoto quase prontas mas desempenho ainda é mistério As ETEs estão prestes a entrar em operação, mas a população ainda desconhece o processo empregado, a abrangência da rede coletora, a porcentagem de imóveis atendida, a capacidade máxima de captação prevista, a eficácia na depuração da água devolvida ao rio Preto, a destinação dos efluentes.
Obra do Centro de Turismo e Artesanato de Visconde de Mauá prossegue, e a antiga resfriadeira foi cortada ao meio. Em ritmo bem diferente ao imprimido à estrada-parque, que mais parece um trator passando por cima de tudo, as obras na Praça do Pinhão vão andando à passo de formiga, suscitando temores de falta de dinheiro ou interesse. O que acontecerá depois de prontas?
Comissão de educação da Mauatur levanta sugestões para atividades com alunos das escolas locais (planilha em Excel)  Há 3 meses a Mauatur criou a "comissão de apoio à educação", para colaborar com as escolas da região oferecendo novas oportunidades de desenvolvimento para crianças e jovens. O primeiro passo foi realizar este levantamento de sugestões junto às direções de as escolas. Conheça o resultado e vamos ajudar!
Associações locais encaminham carta ao vice-governador do estado do Rio solicitando mais atenção para a região Leia a carta encaminhada pela Mauatur, ACVM, AMA-10 e Asomar ao vice-governador Pezão relatando vários problemas que exigem mais atenção das autoridades, e sugerindo medidas para controlar os impactos previstos dos projetos em andamento.
Nova Lei de Resíduos Sólidos recomenda a compostagem e Visconde de Mauá é pioneira A recomendação, na nova Lei, da compostagem para reaproveitar os nutrientes dos alimentos e evitar que se percam e poluam a natureza talvez chame a atenção das autoridades municipais e estaduais para a experiência em compostagem comunitária em andamento há três anos na região, numa iniciativa da Associação Pró-Bem-Viver.
Fatores de degradação
Incêndio no Parque Nacional de Itatiaia empobrece a natureza e nos faz temer pelo futuro Mais um incêndio provocado por pessoas insensíveis escandalizou e deprimiu os moradores que sabem da importância de preservarmos as poucas matas que nos cercam (basta olhar no Google Earth para ver quão poucas elas são). O crescimento iminente da população só aumenta o risco e a certeza de degradação. Saiba mais aqui .
"Festas" puramente comerciais empobrecem a população e desfiguram tradições locais Em todas as pequenas cidades e vilas, o mesmo fenômeno. "Festas" são organizadas para explorar a população desavisada, principalmente os jovens, que não têm como resistir a modismos empobrecedores
Boas práticas
Como estimular propriamente o desenvolvimento da juventude em nossa região? Que tal começar pela educação ética? Hoje um número crescente de pessoas preocupadas com a formação das futuras gerações já percebeu a necessidade de transmitir aos jovens os valores éticos fundamentais, que, de outra forma, são sepultados pelas ondas irresistíveis do consumismo, do materialismo, do egoismo - todas muito propícias à escalada da ganância e da violência que assolam o mundo e também aqui.
Textos
Gestão participativa em unidades de conservação Neste trabalho de conclusão do curso de Geografia, Henrique Menandro analisa o caso da APA da Serrinha, nossa vizinha, com muitas ideias úteis para a região do alto Rio Preto.
Educação ambiental: pontual ou holística? Revendo a reunião de educação ambiental com a equipe do INEA Para nos ajudar a enfrentar as pressões que a estrada-parque  promete, o INEA-RJ preocupou-se em nos enviar sua equipe de educação ambiental. Mas é preciso garantir espaço para a inovação, nos lembra Joaquim Moura (que já trabalhou na Feema-RJ)
Visconde de Mauá é um espetáculo Texto do empresário Ivan Lopes (Pousada Quinta da Grama) propõe uma maneira original de vermos a região onde vivemos e como desenvolvê-la para o futuro.
Tudo para dar certo Felipe Cesar resume as razões pelas quais Resende (e Visconde de Mauá) aos poucos vai criando condições para enfrentar melhor os desafios socioambientais do futuro.
Parabéns aos dirigentes da Pró-Fundação Mantiqueira O Prof.Dr. Fábio Corrêa Souza de Oliveira cumprimenta Lino Matheus e outros pela coragem de recorrer ao Ministério Público em defesa da integridade da região, ameaçada pela maneira como vem sendo conduzido o processo de pavimentação da estrada-parque.
Estrada-parque - Uma Crônica Um texto de Denise Ramos Cervone
Sementes da violência

Contribuição para a discussão sobre segurança e juventude que se inicia em nossa região. Texto de Joaquim Moura originalmente publicado pelo Correio Braziliense de 26 de fevereiro de 1998 (!) .

Lista Amigos de Mauá
Estamos reformulando a nossa Lista de modo a torná-la mais informativa e só incluir quem queira que o seu nome seja divulgado. Por isso solicitamos (a quem ainda não o fez) a gentileza de preencher este formulário para participar de nosso grupo e gozar das prerrogativas garantidas a todos os Amigos de Mauá .
Súmulas anteriores: 001 - 002 - 003 - 004 - 005 - 006 - 007
e