Minhocas ao vivo

Raquel Ribeiro

 

O livro A Fuga das Minhocas, que fala de compostagem e consumo consciente, foi lançado durante a primeira Feira do Livro de Visconde de Mauá (I Flivima), organizada por Marcia Patrocínio, diretora do Centro Cultural Visconde de Mauá (CCVM).

Durante o lançamento, no dia 1 de dezembro de 2011, turmas de alunos das escolas do Pavão e da Maromba e um grupo da escola Arcanjo Gabryel (que acolhe, em Penedo, portadores de necessidades especiais) ouviram a história, contaram como separam o lixo reciclável em casa, e fizeram perguntas sobre as minhocas, as estrelas do livro.

Curiosos em saber mais sobre esse animal forte, trabalhador e que se reproduz com rapidez incrível, os estudantes foram ver os composteiros do CCVM, e mexer neles em busca de minhocas.

Na vila de Visconde de Maua, a comissão de educação ambiental do CCVM mantém há mais de 4 anos uma "minicentral de compostagem comunitária", confeccionando um composto por mês com os resíduos de moradias e comércios próximos, sob os cuidados de Joaquim Moura. Os compostos, ao lado de uma horta, estão organizados em cinco montes, repletos de minhocas.

Foi um barato observar a reação da turma ao pegar os bichinhos! Flagrei uma menina com um olhar tão doce que parecia ter se apaixonado por todos os animais, por todo o planeta...
Acho que quando a gente sente a terra na mão, sente vibrar a Terra também.

Para saber mais sobre A Fuga das Minhocas, clique aqui;
para saber mais sobre compostagem,
clique aqui

Acima, as crianças das escolas do Pavão e da Maromba.
Abaixo, adultos da Escola Arcanjo Gabryel

Saiba como fazemos composto clicando aqui  
Conheça outros sistemas de compostagem e tipos de composteiros