Monitoramento eletrônico de composteiro de tela de arame

O monitoramento, usando um sensor controlado por um circuito eletrônico que grava as temperaturas a cada 15 minutos, foi instalado em 15 de setembro de 2013 em um composteiro preparado no dia 9 de setembro, recebendo lixo orgânico (vegetal, cru) desde então. 

A tabela abaixo informa as temperaturas ocorridas a cada 15 minutos durante 22 horas e 30 minutos de monitoramento-piloto.


O composteiro, feito de tela de arame soldado, mede 1,50 de altura por 80 cm de diâmetro, e estava cerca de 1/4 cheio quando foi monitorado.

A temperatura, no período medido, manteve-se  por volta dos 50 graus centígrados, superando facilmente os 60 graus, com picos acima de 70 graus. Esta temperatura elevada comprova que o processo de decomposição aeróbia pela ação de microorganismos termófilos está ocorrendo como previsto e desejável para se produzir um húmus de alta qualidade biológica.


O projeto do monitoramento eletrônico (usando a plataforma "Arduino") e o protótipo utilizado foram desenvolvidos por Surian dos Santos e Felipe Pucci, durante a residência “Interactivos?’13”, realizada na sede da Nuvem Hack-Roça, em Visconde de Mauá, entre os dias 5 e 20 de setembro.



O projeto de monitoramento eletrônico de temperatura do composteiro foi desenvolvido em parceria com o projeto Reduzo Lixo, que visa reduzir, por meio da compostagem, o volume de resíduos orgânicos descartados diariamente na natureza.

Todos os cinco projetos selecionados para participar do "Interactivos?'13" estão disponíveis na wiki da Nuvem, inclusive as informações e os esquemas eletrônicos que permitem a sua replicação.

Composteiro recebendo as primeiras camadas de lixo orgânico vegetal cru e palha.

Surian segura na mão esquerda uma caixa contendo o circuito baseado num kit Arduino, e na direita o bambu com o sensor de temperatura na ponta, para ser inserido no interior do composteiro de tela (visto no canto superior direito da foto).