Aproveitamento do composto produzido com resíduos de restaurante em Visconde de Mauá

Composteiro maior (1,5m de altura e 1,0m de diâmetro) instalado atrás do Shopping Aldeia dos Imigrantes, na vila de Visconde de Mauá.

Acima, à esquerda, logo após ser montado em agosto de 2013 para receber os resíduos orgânicos gerados no restaurante local.
Em janeiro de 2014, quando o composteiro estava cheio pela metade, o restaurante fechou e os resíduos ficaram lá, entregues às minhocas e aos microorganismos. Acima à direita, o mesmo composteiro (visto por outro ângulo), coberto por restos das aboboreiras que cresceram no composto nos seis meses em que esteve sem receber novos materiais nem maiores tratos.

Abaixo,
em julho, o composteiro foi esvaziado e preparado para receber novamente os resíduos orgânicos gerados pelo novo restaurante que abriu no local. O material retirado - já transformado em fertilizante-condicionador orgânico do solo - foi doado para dois moradores que produzem plantas para enverdecer a vila de Visconde de Mauá e arredores (Projeto Plantar).



Abaixo: o composteiro, depois de esvaziado, foi rearmado no mesmo local, para receber os resíduos orgânicos do novo restaurante recém aberto no Shopping Aldeia dos Imigrantes. No fundo, foi colocada uma primeira camada de mato capinado e palha de grama e capim para receber os novos resíduos, conforme o sistema "Reduzo Lixo".