Compostagem urbana em Visconde de Mauá em agosto de 2014

No dia 31 de agosto foi utilizado o composto 04, que estava se transformando em fertilizante natural desde maio. Os resíduos orgânicos de cozinha nele compostados foram incluídos no composteiro entre fevereiro e abril de 2014, à base de 1 kg diário em média. Desta vez, levou um mês a mais por que o volume de resíduos reduziu-se com a mudança de meu filho que foi estudar em São Carlos, SP.

O total de lixo orgânico processado no composteiro nesses 120 dias ultrapassou 100 kg.

Considerando-se o adubo produzido nos compostos 01, 02 e 03, finalizados e usados em outubro de 2013, fevereiro e abril de 2014, respectivamente, essa residência (antes com três, agora com duas pessoas) já evitou que mais de 400 kg de resíduos orgânicos e seus nutrientes valiosos fossem parar no aterro superlotado da prefeitura de Resende em Bulhões.

Agora o composteiro esvaziado à esquerda voltará a receber os resíduos orgãnicos da cozinha pelos próximos 4 meses (até dezembro de 2014), enquanto que o composteiro da direita, que recebeu 100 kg de resíduos orgânicos de maio a agosto, ficará curtindo pelos mesmos 4 meses, até ser usado em canteiros públicos, de vizinhos ou na nova horta da Escola Municipal Francisco Quirino, na vila de Visconde de Mauá.



Acima, o composteiro à esquerda contém os resíduos depoisitados meses antes, pronto para ser utilizado. O composteiro da direita acabou de lotar, e ficará pelos próximos 4 meses esperando para ser utilizado. Na foto à direita, o composto pronto já sem a grade, mantém-se de pé como um totem, esperando ser desmontado.
Abaixo, não há mais nenhum vestígio dos 100 kg de lixo orgânico introduzidos nesse cilindro de tela de arame soldado, ao longo de quatro meses.


P
arte do adubo foi doado a um vizinho, sonhando como ficará bonito o seu jardim. O restante será aplicado em um canteiro da nova horta da Escola Municipal Francisco Quirino (abaixo) para avaliarmos a sua eficácia.

Acesse aqui informações passo-a-passo sobre o método REDUZO LIXO