Composteiro grande em junho de 2013

Este composteiro foi iniciado em janeiro de 2013 e recebe o lixo orgânico principalmente do restaurante O Escondidinho e, mais recentemente, também do restaurante Pro Nobis

Saiba mais sobre a gestão ecológica do lixo orgânico na região de Visconde de Mauá

   

Ao lado, vários vizinhos estão se acostumando a depositar seu lixo orgânico na caçamba de meu carro.

Em breve, a Administração Regional de Visconde de Mauá (prefeitura de Resende, RJ) irá organizar uma rotina simples para recolher esses resíduos e encaminhá-los para a compostagem.

Essa iniciativa reduzirá o volume de lixo a ser retirado da região, reduzindo os custos e a poluição decorrentes do transporte, e prolongando a vida útil do aterro da prefeitura de Resende, no distrito de Bulhões.

A Administração Regional está orientando os funcionários que realizam a poda dos gramados locais a depositarem as aparas cortadas de modo a facilitar sua coleta, para abastecer os locais onde houver lixo orgânico sendo compostado.



 Ao lado, os sacos que serão esvaziados no interior do composteiro (acima), onde, a seguir, os resíduos serão cobertos com palha.
 
Abaixo, o lixo recém incluído foi coberto, e o composteiro está pronto para receber mais lixo. Na cerca, pendurados, os sacos que continham os resíduos (agora esvaziados e reduzidos a 5% do volume original) serão encaminhados para o caminhão de lixo e para Bulhões. Com mais organização e apoio, até esses sacos plásticos podem ser eliminados do processo.