Produtores rurais da região fortalecem sua Associação

A partir da bem sucedida experiência de trabalho em conjunto na Feirinha de Produtos Orgânicos, que já completou 2 anos de funcionamento, sempre nas manhãs das quintas-feiras, junto ao Armazém do Artesão (em frente ao Colégio Estadual Antônio Quirino, na vila de Visconde de Mauá), os produtores da região do Alto Rio Preto se esforçam por tornar a agricultura uma atividade economicamente importante, integrada à atividade hoteleira e gastronômica e reduzindo a dependência alimentar diante de fontes de abastecimento situadas a centenas de quilômetros daqui.


Acima, Raquel negocia com Vig uma garrafa com 2 litros de feijão azuki orgânico de sua lavra.


A feirinha dos produtores oferece hortaliças, ervas e temperos cultivados sem agrotóxicos, produtos artesanais/integrais como pães, biscoitos salgadinhos, pizzas etc., e lanchinhos para consumir na hora, incluindo os famosos "sucos verdes" riquíssimos em vitaminas vivas!


Os produtores da região do Alto Rio Preto estão fortalecendo a sua Associação para poderem fornecer seus produtos aos grandes consumidores locais, como as escolas municipais e o Colégio Estadual, restaurantes, pousadas etc. Criar um sistema local de produção de alimentos será cada vez mais importante para reforçar a resiliência socioambiental das comunidades.