Atividade:
Cinema no Lote 10

Em 22 de janeiro foi realizada a segunda sessão de nosso projeto Cinema nas Férias, com o objetivo de criar um canal de contato com as crianças e jovens locais - com ênfase inicial no Lote 10 - e conhecer mais pessoas interessadas em enriquecer a diversidade cultural de nossa região.

Diferentemente da exibição de O Circo, desta vez não mobilizamos o carro-de-som de um morador local, e limitamos a divulgação a um panfleto distribuído nas casas do Lote 10 mais próximas do local da exibição.

Cerca de 45 pessoas vieram assistir a Fantasia, de Walt Disney, em sua maioria crianças com menos de 12 anos de idade, muitas delas acompanhadas por suas mães.  Desta vez pedimos os nomes dos presentes, para começar a conhecê-los melhor. Das crianças foi solicitada também a idade (ver a lista ao final deste relato).
Ao final do filme (ao todo 1h e 40m de projeção), a plateia havia se reduzido a menos da metade, e desconfiamos que algumas das crianças que permaneceram estavam mais interessadas na rodada de pipoca prometida para o fim da sessão do que em ouvir Beethoven; mas ouviram mesmo assim...

Avaliação: A evasão de grande parte da audiência a partir da primeira hora de exibição evidenciou que o filme era longo e diferente demais para aquele público.

Algumas sequências, com desenho mais infantil (Suite Quebra-nozes; Aprendiz de Feiticeiro; 6a. Sinfonia "Pastoral"; Sagração da Primavera) prenderam mais a atenção do público do que peças com visual mais abstrato ou sofisticado (Tocata e Fuga em Ré Menor; Ave Maria).

Outro aspecto cultural delicado é a presença de "evangélicos" de várias denominações na plateia, que rejeitam qualquer alusão a entidades  pagãs ou mitológicas que eles logo associam ao demônio e à bruxaria: em Fantasia isso ocorre no Aprendiz de Feiticeiro (há um bruxo e muita feitiçaria); na Pastoral (anjinhos-cupidos, centauros, deuses olímpicos e faunos iguais a diabinhos simpáticos); e em Uma Noite no Monte Calvo" (a montanha junto ao pequeno burgo à noite se revela um demônio-morcego que promove um sabath fantasmagórico até a aurora chegar). 

De qualquer modo as crianças, jovens e adultos presentes tiveram contato com vários fragmentos culturais que certamente fermentarão neles novas associações mentais diante dos fatos diversos do seu dia-a-dia. Ouviram música bem diferente dos funks, sertanejos-universitários e pagodes a que estão submetidos diariamente, e viram imagens bem menos estressantes visualmente do que as impostas pela tevê e games.

Para contrabalançar a estranheza após um filme mudo e outro sem diálogo ou enredo, o terceiro filme a ser exibido - e que encerrará o projeto Cinema nas Férias - será escolhido por uma menina que nos sugeriu

Custos: R$ 10,00 para imprimir os 200 panfletos, e R$ 5,00 para comprar 100 sacos de pipoca.

Prosseguimento: Conversamos, antes do filme, sobre nossa ideia de vir uma vez por semana ao Lote 10, depois das férias, para realizar experiências diversas com eles, que os ajudem a desenvolver sua inteligência e compreensão deste mundo cada vez mais esquisito e confuso. Organizar esses encontros semanais com as crianças e jovens locais será o nosso próximo objetivo no Lote 10. 
Servir um lanchinho simples (pipoca, mini-hotdog) será fundamental para consolidar o processo.
Havendo quem ajude, podemos manter uma sessão de cinema infantil por mês. Por favor, enviem sugestões de filmes para esse público mirim.

  Nome Idade
Não foram solicitados os sobrenomes e os endereços dos presentes por que ainda não é hora de querer avançar tanto assim.
01 Jacqueline 06
02 Elizângela 07
03 Giovana 05
04 Maria Fernanda 07
05 Josieli 11
06 Natasha 08
07 Lucas 05
08 Charles 07
09 Lucas 12
10 Diogo 11
11 David 11
12 Lúcia Adulta
13 Felipe 05
14 Carolina 12
15 Vitor 11
16 Célia 09
17 Kelly 07
18 Jenifer 12
19 Tereza Adulta
20 Valma Adulta
21 João 11
22 Rafael 14
23 Yuri 13
24 Cristiane 25
25 Lausa 28
26 Maria Clara 06
27 Geraldinho Adulto
28 Alexandre 19
29 Leone 22
30 Caíque 05
31 Délia Adulta
32 Marilda Adulta
Os nomes e as idades foram recolhidos antes do início da exibição. Depois de iniciada a sessão ainda chegaram mais 10 pessoas, aproximadamente, de variadas idades, mas não foi possível identificá-las.