Melhorias paisagísticas são bem-vindas nas estradas da região

A partir da iniciativa de um grupo de moradores do "altíssimo" Rio Preto, foi iniciado o projeto Pinto e Planto para revigorar paisagisticamente certos trechos da RJ-151, por meio da introdução de canteiros ornamentais e da pintura das muretas das pontes com um tom de verde bem discreto.

Como o DER ainda não havia dado acabamento nessas suas obras-de-arte rodoviária, foi possível ao grupo de moradores combinar com o engenheiro do órgão responsável pela obra a aplicação de pó-xadrez verde na mistura da "nata de cimento" que seria aplicada nas muretas. Voluntários do Espaço Evoluindo doaram então 12 caixas de pó xadrez, suficientes para cobrir 120m2 de parede.

Agora, com as pontes pintadas, poderemos focar nos plantios. No dia 13 de fevereiro, pela manhã, será realizado o mutirão-piquenique para plantar as mudas doadas nos canteiros no entorno da ponte do Pavão.

Em breve será marcado o mutirão-piquenique da ponte das Cruzes. Aguardem. Participem.


Acima, as duas visões da ponte das Cruzes já com suas muretas cobertas de verde. Muito melhor!
Abaixo, à esquerda, a ponte do Marimbondo também melhorou muito depois de esverdeada. Viva o DER, que atendeu prontamente nossa sugestão, e ainda pintou também o muro de contenção erguido na RJ-163, onde houve o grande despencamento em 2011 - que estava todo pixado (à direita).

Abaixo, a "ponte" do Pavão ainda não teve suas muretas pintadas.
À direita, o pacote com as caixas de pó-xadrez encaminhadas ao DER para viabilizar o verdor no concreto.

Por fim, uma denúncia: apesar das reiteradas solicitações para que fosse reinstalado o ponto de ônibus que atende as comunidades do Pavão e das Cruzes, demolido por ocasião das obras de pavimentação, a prefeitura não agiu a tempo, antes da volta às aulas, e agora as crianças e  os moradores em geral devem esperar por suas conduções expostos às fortes chuvas frequentes na região.
P.S.: Não havia a promessa da remoção da poluição visual por placas na faixa de domínio da estrada?