VIII Salão do Pinhão 

Visconde de Mauá - 2013

 

Na noite de 2 de maio de 2013, o Centro Cultural Visconde de Mauá abriu o VIII Salão do Pinhão, que compõe o Festival do Pinhão juntamente com a Festa do Pinhão e o Concurso Gastronômico, todos eventos ligados à árvore tão marcante em nossas paisagens: a Araucária, também conhecida por pinheiro-do-paraná ou do-brasil. 
Nesta edição de 2013, foram reunidas 23 obras (pinturas, desenhos e esculturas) de artistas locais ou regionais, tendo a araucária, a pinha ou o pinhão (ou os pássaros que dela se alimentam) como tema ou suporte.
As obras foram numeradas e todos os visitantes são convidados a preencher uma cédula com o número daquela que mais apreciou.
Na noite de encerramento do Salão, em 9 de junho, a urna será aberta e os votos contados, identificando-se as três obras que mais atrairam a atenção do público.
 

Veja como o VIII Salão do Pinhão foi noticiado na TV RioSul (Rede Globo)

Fotos de Juliana Ayres
 

Acima, a diretora do Centro Cultural Visconde de Mauá, Márcia Patrocínio, abre o Salão e dá boas-vindas aos artistas e ao público presente.
Abaixo, a apresentação dos músicos Fernando Farias (violino) e Thiago Zaidan (violão), a exibição de filmes ligados à temática e do trailer do documentário sobre a arte de seu Jorge Brito, e a venda de artesanato completaram o ambiente de arte total que tanto caracteriza o Centro Cultural de nossa região.
  

O VIII Salão do Pinhão é uma realização do Centro Cultural Visconde de Mauá, tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Resende, através da Superintendência Especial de Eventos e Integração, e da Associação Comercial de Visconde de Mauá (ACVM), e ainda conta com o apoio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Mauatur, ABIDES, Associação de Amigos do CCVM, Pró-Bem-Viver, Restaurante Gosto com Gosto, Estúdio Persona, Pousada Casa Bonita e Shopping Aldeia dos Imigrantes.