Prezados Amigos,

Na última sexta-feira, 4 de novembro, no Cine Vitória, em Resende, a tradicional “Procissão do Cruzeiro” (sempre realizada no domingo durante a Festa do Pinhão, em Visconde de Mauá) recebeu o prêmio Macedo Miranda, na categoria "Cultura Popular", de 2011.

Sempre organizada pelo Sr. Jorge Brito, a Procissão do Cruzeiro sai da Igreja de São Sebastião (na vila de Visconde de Mauá), indo até a Trilha do Cruzeiro, por dentro da nossa exuberante Mata Atlântica, aqui na Serra da Mantiqueira. Durante a caminhada, a reza do terço e muita cantoria, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Na volta, um merecido café com broa de milho.

Na ausência do nosso querido artista-poeta-cantador-escultor, levei a bandeira de Nossa Senhora, produzida coletivamente pelas artesãs locais, para representar a comunidade de Visconde de Mauá.

Agradecemos à Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e à Prefeitura Municipal de Resende, essa linda homenagem!

O Centro Cultural Visconde de Mauá apóia, divulga e participa dessa atividade! Viva a Cultura Popular Brasileira!

Nos anexos, momentos da Procissão/2011, em fotos de Juliana Mello, e também o dia da premiação, com fotos enviadas por Lu Gastão.

Grande abraço!
Márcia Patrocínio, em nome dos artistas, poetas e cantadores populares da nossa região!

 


Centro Cultural promove o Terno de Folia Visconde de Mauá 2009 / 2010

Os foliões retomaram tradição musical-religiosa que despertou emoções durante oito dias na região de Visconde de Mauá RJ/MG, visitando residências e estabelecimentos comerciais, e finalizando com uma festa popular no Centro Cultural Visconde de Mauá, na vila do mesmo nome, em 6 de janeiro de 2010. 

O Terno de Folia Visconde de Mauá é formado por Jorge Brito, Zé da Viola, Dalene Kuraiem e Márcia Patrocínio, e sua bandeira foi bordada por cerca de 30 bordadeiras de toda a região, sobre desenho da artista-artesã Beatrijs 'T Kindt, num trabalho que durou dois meses e meio.

Fotos: 1, 3, 4 e 5 por Zé Tavares; Foto 2 por Nathan Akermann