Mensagens de Carlos Minc, Luiz Firmino e Pólita Gonçalves sobre o Protocolo do Saneamento em Visconde de Mauá

ver aqui a mensagem original (28 de fevereiro de 2012)


From: Luiz Firmino

Date: Wed, 29 Feb 2012 07:45:17 -0200
Subject: Re: Do conselheiro Marcelo Brito às autoridades sobre ETEs em V.de Mauá
To: jmoura
CC: clucia01; dombaumgratz; ruisaldanha; normabuhler; linomath; alfredojvcarvalho; maia.w; sorayafmartins; raquel.ri; serri; giovanafornazier; politagoncalves; pjfontanezzi; marcelo.brito.rj; htarga; tatibragui; marcelo-110; alvarobraga.st; michameirelles; raymundo; jumaua; aryzonis; rodrigorodriguesgeo; anttonie; aciazpeck; cafemaringa.com; carol.mathias; tinah.almeida; moscalito; oliveira.robertadias; casafilmes; bonnet.georges; rosaneinea@; maua.centrocultural; ronaldogueraldi; patriciamaua; felipe; carlos.minc; luisarmondi; vicente.suburbrm; jeanpi; mcdr1961; dbercht.turismo; britodani; rmcrisci;
indumatto; georique; cristianevaleria; solangesp; geoclaudiabarbosa

Joaquim
Acho a medida muito boa e necessária.
Já estamos tratando de garantir a redundância do sistema, ou seja, bombas reservas prontas para entrar em carga a qq momento.
Vou levar a idéia do protocolo as equipes do Inea para ver como implementa-lá junto com a comunidade.
Quanto a operação, estamos dentro do plano de saneamento dos municípios, estudando a rotina de operação futura das Ete's.
Att Firmino

RESPOSTA
From: jmoura@hotmail.com
To: firmino.inea@gmail.com
Subject: O INEA e o ´"protocolo do saneamento"
Date: Sun, 4 Mar 2012 18:27:38 -0300

Prezado Luiz Firmino (e demais interessados e amigos),
Com referência à sua mensagem de 29 do mês passado (pela qual agradeço), e com relação à sua intenção de mobilizar "as equipes do INEA" para ajudar na elaboração do "protocolo do saneamento" no Alto Rio Preto, sugiro que a equipe de educação ambiental do INEA nos procure, com a urgência devida, para iniciarmos a sua minuta.
Note que o CG poderia desenvolver esse documento contando apenas com seus integrantes e colaboradores, entre os quais gestores, analistas e peritos ambientais, engenheiros, biólogos e comunicadores; porém acreditamos que uma colaboração com os técnicos de EA do INEA será mais proveitosa para todos nós. 
Cordialmente, Joaquim


From: Carlos Minc
To: sorayafmartins; jmoura
CC: alfredojvcarvalho; aciazpeck; britodani; dombaumgratz; felipe; moscalito; marcelo.brito.rj; maua.centrocultural;
normabuhler; patriciamaua; pjfontanezzi; politagoncalves; maia.w; solangesp; alvarobraga.st; anttonie; aryzonis; carol.mathias; geoclaudiabarbosa; serri; cristianevaleria; dbercht.turismo; indumatto; cafemaringa; casafilmes; giovanafornazier; htarga; jeanpi; georique; bonnet.georges; jumaua; linomath; luisarmondi; marcelo-110; tinah.almeida; mcdr1961; michameirelles; raquel.ri; raymundo; rosaneinea; oliveira.robertadias; rodrigorodriguesgeo; ronaldogueraldi; rmcrisci; ruisaldanha; tatibragui; clucia01; firmino.inea; vicente.suburbrm; ezechyel
Date: Thu, 15 Mar 2012 18:05:47 +0000
Subject: Res: Re: "Protocolo de saneamento", INEA e EA

Ótima iniciativa . Parabéns a todos .
O Pacto do Saneamento pressupõe a participação ativa da sociedade.
Os rios e a saúde agradecem!
Eco abraços da Mantiqueira , carlos minc


From: Luiz Firmino

jmoura@hotmail.com
Date: Fri, 11 May 2012 13:37:23 -0300
Subject: Re: Sobre os Produtos 1 e 2 do protocolo

Joaquim
Mandei pedir um "as built" das redes.
Assim que chegar, passamos às mãos de vcs!
Firmino


From: Luiz Firmino

To: jmoura.com
CC: sorayafmartins; virgiliodiasferraz; dbercht.turismo; alfredojvcarvalho; aciazpeck; britodani; dombaumgratz; felipe; moscalito; marcelo.brito.rj; patriciamaua; pjfontanezzi; politagoncalves; maia.w; alvarobraga.st; geoclaudiabarbosa; serri; casafilmes; georique; bonnet.georges; jumaua; linomath; luisarmondi; raymundo; ronaldogueraldi; ruisaldanha; carlos.minc; clucia01; vicente.suburbrm; mcdr1961; evercar123@; solangesp; aryzonis; jeanpi
Date: Mon, 4 Jun 2012 11:38:44 -0300
Subject: Re: Protocolo do saneamento ainda aguarda as plantas das redes

Prezado Joaquim
Já estou com as plantas todas comigo.
Elas estão em meio digital. Vou imprimir um jogo para vcs.
sds
Firmino


From: Pólita Gonçalves

To: Joaquim Moura
cc: britodani, polita.goncalves
, marcelo.brito.rj, jeanpi, luisarmondi
Date: Thu, Jan 10, 2013 at 5:01 PM
Subject:
Re: Protocolo n# 1

Olá Joaquim, como vai?
De fato as obras complementares já foram licitadas e terão inicio imediato. O trabalho realizado por vocês Marcelo, Daniel e você para o protocolo, foi decisivo para essa verificação do que faltava e promoveu uma integração importante entre os diversos setores, prestadores de serviço e gestores públicos para que o funcionamento das etes cumpra o seu papel.
Neste momento, além da complementação que estava faltando, está em vias de ser iniciada tendo sido já licitada (a complementação), há ainda a demanda por energia à Ampla, que o Domingos ficou de fazer e eu estou cobrando.
Eu não tenho a versão final do protocolo comigo, e o designer volta do recesso na segunda feira dia 14. Te envio na segunda mesmo, ok?
Mas fique tranquilo que nada foi mudado, acho que só a fonte do título e o tamanho, que para imprimirmos aqui mesmo (em laser) será importante que seja em A4 (dobrado).
O Protocolo terá , além desse papel que já cumpriu até agora, um papel importante no processo de educação ambiental para o saneamento, ação que pretendo que seja feita sistematicamente no porta a porta de todas as casas atendidas pelo saneamento, obra tão importante para a saúde do Rio Preto, e também fazer frente a eventuais problemas que venham a surgir, através do controle social gerado a partir deste protocolo.
Um abraço a todos e mais uma vez obrigada!
Pólita Gonçalves
Gerente de Educação Ambiental - GEAM
Diretoria de Gestão das Aguas e do Território - DIGAT
Instituto Estadual do Ambiente - INEA

Mensagem original

From: Joaquim Moura
To: alfredojvcarvalho;
aciazpeck; britodani; dombaumgratz; felipe; moscalito; jmoura; marcelo.brito.rj; maua.centrocultural; normabuhler; patriciamaua; pjfontanezzi; politagoncalves; maia.w; solangesp; alvarobraga.st; anttonie; aryzonis; carol.mathias; geoclaudiabarbosa; serri; cristianevaleria; dbercht.turismo; indumatto; cafemaringa; casafilmes; giovanafornazier; htarga; jeanpi; georique; bonnet.georges; jumaua; linomath; luisarmondi; marcelo-110; tinah.almeida; mcdr1961; michameirelles; raquel.ri; raymundo; rosaneinea; oliveira.robertadias; rodrigorodriguesgeo; ronaldogueraldi; rmcrisci; ruisaldanha; tatibragui; carlos.minc; clucia01; firmino.inea; vicente.suburb; sorayafmartins
Subject: Do conselheiro Marcelo Brito às autoridades sobre ETEs em V.de Mauá
Date: Tue, 28 Feb 2012 14:16:41 -0300

Prezados conselheiros, colaboradores e interessados nas atividades do Conselho Gestor da Microbacia do Alto Rio Preto,

Abaixo mensagem do conselheiro Marcelo Brito, representante da ASSOMAR no CG, sobre graves problemas ocorridos na ETE de Maringá e a falta de monitoramento e de comunicação que vêm expondo o rio e os banhistas a níveis de contaminação eventualmente até mais elevados do que antes.

Visando a contribuir para o aperfeiçoamento do sistema, sugiro a elaboração de um "protocolo de operação e compromissos" envolvendo o governo estadual, as duas prefeituras fluminenses (Resende e Itatiaia) e as operadoras dos sistemas de coleta e tratamento dos esgotos (cada município tem ou terá um operador diferente?).

Nesse protocolo estarão definidos quais as rotinas-padrão de operação da ETE; o índice de eficiência contratado; o que a equipe deve fazer em caso de pane no sistema; como as panes e interrupções devem ser registradas de modo confiável; e como a comunidade deve ser imediatamente avisada (por meio da internet, do CG e das associações de moradores e de empresários) em caso de despejo de águas servidas no Rio Preto.

Também deve ser definida, no mesmo protocolo, a sistemática de controle da qualidade da água (análises), especificando os pontos de coleta; a metodologia; a frequência; os parâmetros; e os meios de comunicar os resultados à comunidade e aos visitantes.
Acredito que será necessário um esforço de educomunicação para evitar que a população use o sistema de modo errado, entupindo-o e comprometendo ainda naus a sua eficácia. Mas tal esforço deve ser planejado localmente, com a participação das lideranças locais - e não elaborados em gabinetes no Rio ou em Resende.

Talvez algum gestor ambiental que esteja lendo esta mensagem perceba o quanto tal protocolo é importante para o nosso futuro, e nos ajude a elaborá-lo e implementá-lo.

Talvez as equipes de Educação Ambiental do INEA e do PBA se sensibilizem e nos ajudem a elaborá-lo - afinal, seria uma iniciativa útil e educativa, bem diferente dos factóides promovidos na região nos últimos dois anos.

Cordialmente, Joaquim - aguardando suas sugestões e contribuições

From: marcelo.brito.rj@gmail.com
To: carlos.minc; lfpezao; firmino.inea;
CC: gp; secretaria.amar@; vicente.suburbrm; clucia01; assomaritatiaia; CG_MBARP
Subject: [Moderador CG_MBARP] Estação de Tratamento de Esgoto em Visconde de Mauá passa uma semana jogando esgoto no Rio Preto
Date: Mon, 27 Feb 2012 21:34:05 -0300

Prezados Srs,
No dia 8 de fevereiro, há praticamente 20 dias, a ASSOMAR (Associação de Moradores e Amigos de Maringá, Maromba, Vales do Pavão e Cruzes) denunciou em seu blog, que a ETE da vila de Maringá já estava sem receber esgoto havia 7 dias, jogando tudo no Rio Preto. A denúncia foi confirmada por funcionários das Águas das Agulhas Negras, no dia 9 e o problema foi remediado, mas nenhum órgão ambiental manifestou-se a esse respeito. As prefeituras de Itatiaia e Resende estão cientes do ocorrido, assim como o INEA está ciente desde antes do Carnaval.
http://www.assomaritatiaia.blogspot.com/2012/02/estacao-de-tratamento-de-esgoto-de.html
http://www.amigosdemaua.net/impactos/Rio_Preto/ETE_Maringa_contamina_Rio_Preto.htm
http://www.amigosdemaua.net/projetos/conselho%20gestor/Relato_Reuniao/2012/Reuniao_CG_15fev2012.htm
Até o momento nenhuma autoridade sequer demonstrou interesse em entrar em contato com a comunidade, e sua associação de moradores, ou com o Conselho Gestor local para explicar o ocorrido e dar garantias de que o problema não volte a acontecer. O Carnaval passou e os turistas banharam-se em águas imundas e impróprias devido ao pouco caso das autoridades que estavam cientes do ocorrido.
Um supervisor da concessionária Água das Agulhas Negras ameaçou os funcionários locais para que eles não dessem explicações para a população e não aparece ninguém para defender a comunidade e o meio ambiente.
Como membro da associação de moradores e conselheiro do Conselho Gestor da Microbacia do Alto Rio Preto estou a escrever-lhes, pois os srs. estão devendo explicações a essa comunidade e não estão desempenhando o cargo público que lhes foi confiado, da maneira como deveriam. Estamos aguardando explicações.
Atenciosamente,
Marcelo Brito


From:
 Joaquim Moura
To: britodani, polita.goncalves, marcelo.brito.rj,
CC: jeanpi, luisarmondi
Date: Wed, Jan 9, 2013 at 8:34 PM
Subject: Protocolo n# 1

Querido Daniel, Prezada Pólita,

Às vésperas de completar um ano desde que sugeri a elaboração do Protocolo de Saneamento, quando também propus a estrutura e diagramação do seu "Produto 1" (infraestutura e orientação de uso), visando facilitar ao máximo a sua comunicação, gostaria de ser informado sobre o atual estado da publicação, bem como ter acesso a seu projeto gráfico antes que ela seja encaminhada para a impressão, de modo a poder evitar - se for o caso - que a ideia deixe de concretizar todo o seu potencial por razão de algum mal-entendido.
Como vocês se lembram. há uns seis meses, já estava praticamente tudo pesquisado e confirmado, só faltando desenhar em CorelDraw, a partir do AutoCAD, os mapas das três redes - que tinham sido afinal localizados depois de uma "solicitação" mais direta do Firmino. Eu poderia realizar esse trabalho a partir de plantas em AutoCAD mais "limpas" (cheguei a fazer para uma das redes), mas ficou decidido que era melhor incumbir a equipe de desenho do INEA. Desde então não tive mais notícias de nada do que vem acontecendo, ou em que pé que está, ou mesmo o que está pegando...
Aliás, quando tivemos acesso aos mapas, Daniel, Marcelo e eu, seis meses atrás, verificamos in loco algumas divergências com a realidade, ficando evidentes algumas falhas que precisavam ser logo sanadas. Fico imaginando se esta demora atual se deve à intenção de aguardar que essas falhas sejam sanadas para então publicar os mapas de modo mais completo - e real... Se for essa a ideia, tem até certo sentido, mas só se essas obras complementares já estiverem sendo providenciadas e sua execução possa ser prevista para curtíssimo prazo. Se não, é melhor publicar os mapas com algum tipo de legenda indicando quais ramais ainda estão em fase de ligação.
Resumindo; por favor, podem me enviar o "estada-da-arte" do projeto da publicação 1, em Corel ou PDF, ou o Daniel pode deixar uma cópia impressa das quatro páginas aqui em casa ou na do Marcelo, que como eu está curioso para ver o desenvolvimento de um projeto que ajudou a elaborar.
Um abraço, Joaquim