Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos
Conselho da APA Federal da Serra da Mantiqueira - CONAPAM

Reunião de 20 de março de 2914 em Itamonte



Local: Sede da APA em Itamonte
Horário: de 10h00 a 13h30
Presentes: Suiane Marinho (APA), Hermano Reis (Secretaria de Ambiente de Virgínia), Débora Siqueira (Emater MG), Stella Guida (ONG SuperAÇÃO), Luis Armondi e Joaquim Moura (voluntários).

Como linha geral do trabalho, ficou definido que buscaremos uma ação mais efetiva no apoio às prefeituras da APA dispostas a desenvolverem conosco soluções inovadoras e adequadas às suas condições na gestão de seus resíduos.

Em vez de trabalhar de modo indiscriminado com 31 municípios, vamos focar em quem quiser colaborar na busca de alternativas mais sustentáveis. Aos poucos, outras prefeituras perceberão as vantagens de se relacionarem com o GT e o CONAPAM e poderão aderir.

Para identificar essas primeiras prefeituras, foi prevista uma "carta" a ser enviada a todos os municípios incluídos na APA, lhes informando sobre a criação do GT pelo CONAPAM, seus objetivos e a oferta/convite para a colaboração. (Ver minuta)

Posteriormente, Luis Armondi sugeriu que já enviássemos logo, em anexo à carta, um questionário preliminar, a ser preenchido pelas prefeituras (ver na minuta da carta).
interessadas na parceria. Se a sugestão for aprovada, aí precisaremos fazer referência a ele no texto da carta.

A partir das respostas, nosso foco passará a ser desenvolver pilotos com as prefeituras que se apresentarem como desejosas de nossa assessoria. Inclusive estudar os resultados das Oficinas de Planejamento Participativo, focando nos municípios-pilotos e nas prefeituras parceiras...

Paralelamente, vamos preparar um pequeno projeto que explicite melhor o que pretendemos fazer, e um plano de trabalho. Começamos a elaborar esse plano na reunião. Em breve estará pronto.

O grupo terá como coordenador: Hermano Reis, secretário de Ambiente de Virgínia, MG, assessorado por Joaquim Moura.

Sobre os recursos necessários para implementar os projetos, imaginamos que, a princípio, as despesas para as prefeituras serão mínimas, pois muitas soluções dependem mais de organização e rotinas bem estruturadas do que de dinheiro. Por outro lado, prevemos buscar recursos no CEIVAP, no FNMA, Fundação InterAmericana etc., com a finalidade de desenvolver métodos que reduzam a quantidade de resíduos descartados na natureza.

Hermano Reis apresentou um vídeo com o projeto de uma usina de tratamento de resíduos a ser construída em parceria por oito municípios próximos de Virgínia. Gostaríamos de incluir uma cópia entre os documentos disponíveis na página web do grupo.

Joaquim Moura apresentou ideias sobre compostagem urbana, inclusive o sistema Reduzo Lixo, praticado em Visconde de Mauá, e materiais informativos e didáticos sobre compostagem no exterior. 

Por fim, visitamos a "usina de separação de recicláveis" de Itamonte, onde 13 cooperados lidam com toneladas de resíduos misturados para separar os materiais que vendem por cerca de 12 mil reais, gerando uma renda de cerca de 800 reais para cada.

O mais marcante foi constatar mais uma vez a precariedade, a pobreza, a carência de tudo, a sujeira, a desorganização (não é culpa dos cooperados) que predominam na área. O equipamento mais importante para seu trabalho, a esteira, está quebrada. O lixo inaproveitável está espalhado por todo o local. Os cooperados trabalham sem qualquer equipamento de proteção (luvas, botas etc.). É impressionante verificar como é desvalorizado o trabalho de reduzir o impacto negativo de todo o nosso modo de vida, e perceber como todo aquele lixo já significou lucro para tantas pessoas, mas dele nada sobrou para quem deve lidar com todos aqueles resíduos.