Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos - GTRS
Conselho da APA Federal da Serra da Mantiqueira - CONAPAM


Projeto-Piloto em Visconde de Mauá, Resende RJ



Reunião de trabalho realizada em 04/09/2014 na sede do Centro de Referência de Educação Ambiental - CREAR, da Agência de Meio Ambiente de Resende - AMAR.

Objetivo: planejamento da visitação aos estabelecimentos comerciais na parcela resendense da região de Visconde de Mauá

Presentes: Solange Pinto (AMAR), Rosângela Vieira (CREAR), Dimas Andrade (AMAR) Carlos Cotia (AMAR), Luis Armondi e Joaquim Moura (voluntários do GTRS-CONAPAM).

Ficaram decididos os seguintes passos:
  1. Serão visitados todos os negócios, grandes e pequenos, localizados nas vilas de Visconde de Mauá e Lote 10, estendendo-se ao longo da RJ-151 até a Pousada Terras Altas, um pouco depois da ponte dos Cachorros. Os poucos negócios localizados adiante, até a vila da Fumaça serão visitados numa data a ser marcada em breve.

  2. Conforme o novo cronograma, a visitação a todos os estabelecimentos comerciais será realizada no dia 09/10/2014, 5a-feira. a partir da 09h00.

  3. Em conversa anterior com a Lucia Collaço (INEA-PCSS), fomos autorizados a marcar a data da visitação com a antecedência possível, pois sua equipe se programaria para participar pelo menos com uma educadora ambiental, e com a sua presença se possível.

  4. A carta-convite aos empresários, avisando da visitação e convidando a participarem do projeto, será entregue pessoalmente pelo Dimas, no dia 30/09, 3a-feira - dia de coleta seletiva que passa por todos os estabelecimentos comerciais da região-alvo. Dimas irá acompanhado por membro da equipe do Programa de Coleta Seletiva Solidária do INEA, que também disponibilizará o carro oficial para essa ação
    São nove dias de antecedência até a visitação.

  5. Para ir a campo realizar a visitação e aplicar os questionários, foram previstos os técnicos do CREAR/AMAR (Rosângela, Dimas, Célia, Jessica, Cotia e Flávio, talvez Solange); do INEA/PCSS (Gaia e talvez Lúcia); do Parque Estadual da Pedra Selada (4 guarda-parques, a consultar disponibilidade com o chefe Rodrigo Rodrigues); da UERJ/PBA (Regiane); e voluntários da Mauatur e ACVM (se possível); e do GTRS-CONAPAM (Luis e Joaquim).

  6. A ideia seria dividir esses agentes em três ou quatro grupos de quatro ou três integrantes (ou a formação mais conveniente) para ser possível visitar os quase quarenta negócios em um único dia.

  7. O "ensaio" do que falar, mostrar, perguntar e avaliação do tempo médio das visitas ficou marcado para o próprio dia da visitação, ocorrendo de 09h00 às 09h40.

  8. O folheto motivador ainda está em revisão final, e a ideia é produzi-lo mediante patrocínio de alguma empresa da região ou com a contribuição de moradores e associações locais. Para que a prefeitura assumisse essa despesa (R$ 600), seria necessária uma licitação que atrasaria o projeto. A data fatal para entrar na gráfica é 22 de setembro.

  9. Os questionários (para pousadas, para restaurantes e para o comércio em geral) ainda estão sujeitos a aperfeiçoamentos e serão impressos (xerox) na AMAR.

  10. O álbum ilustrativo ("book") para ser mostrado aos empresários visitados também está em fase final de acabamento e será produzido oportunamente - mais perto da data da visitação.

  11. Para atender imediatamente aos primeiros empresários que queiram instalar composteiros de tela de arame, já temos o rolo doado pela ABIDES, do qual podemos cortar 12 peças. Ao mesmo tempo, serão buscados patrocinadores para doar dois rolos baixos (1 m de altura) e um rolo alto (1,5 m), suficientes para 30 composteiros baixos e menores, 9 altos e bem maiores..

    O preço total desse conjunto seria R$ 1.350,00, para atender os negócios e as primeiras moradias quando o projeto focar na comunidade em geral (em breve).
    ,

Abaixo, Luis, Dimas, Rosângela, Solange e Joaquim   (Foto: Cotia Zepp)