Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos
Conselho da APA Federal da Serra da Mantiqueria - CONAPAM

Projeto-piloto em Visconde de Mauá - Resende, RJ
Primeira visitação aos empresários locais para identificar potenciais participantes



Conforme previsto no cronograma do projeto, em 9/10/2014 foi realizada a segunda atividade “prática” do projeto-piloto de gestão ecológica dos resíduos sólidos em Visconde de Mauá: a visitação a pouco mais de 65 empresários locais, informando-os do projeto da AMAR e parceiros e identificando os interessados em participar.

A equipe foi integrada pelos educadores ambientais da AMAR/Resende, Rosântela Vieira, Jéssica Alves e Carlos Cotia, acompanhados pelo morador "nativo" da região, Luis Armondi, voluntário do GTRS-CONAPAM.

O número de visitadores ficou reduzido
por causa da impossibilidade de os representantes do INEA (do Programa de Coleta Seletiva Solidária e do Parque Estadual da Pedra Selada) participarem, devido a outros compromissos de última hora.



A equipe se prepara para a tarefa testando o tempo previsível para cada visita.
Rosângela Vieira, Luis Armondi, Jéssica Alves e Carlos Cotia.

Primeiramente realizamos uma leitura do script da visitação, para ensaiar e cronometrar o que os visitadores fariam e falariam em cada visita, e testar o questionário entre nós para perceber pequenas alterações necessárias para torná-los mais práticos e rápidos.

Essa organização inicial da visitação e constituição dos dois grupos com duas pessoas prolongou-se até 10h30, quando a equipe  iniciou a tarefa dirigindo-se, numa viatura da AMAR, aos estabelecimentos comerciais da região, começando do extremo leste da área-alvo (pouco além da ponte dos Cachorros) e subindo em direção da vila de Visconde de Mauá.

Devido à distância maior entre os estabelecimentos e à necessidade inevitável de prolongar cada visita por bem mais dos 10 minutos previstos, apenas seis estabelecimentos foram visitados até 13h00, quando a atividade foi interrompida para o almoço. Após, a equipe da AMAR não pôde prosseguir na tarefa por causa da necessidade de retornar logo à Agência.

Pretendemos dar continuidade à tarefa no dia 21 de outubro, com mais experiência e três equipes dispondo de mais tempo e incluindo os educadores ambientais do INEA/PCSS e PEPS e, eventualmente, as lideranças das associações comerciais locais.

Durante a visita, o responsável por cada estabelecimento comercial recebeu um folheto informativo-motivador e conheceu melhor vários aspectos ligados aos resíduos que produz, por meio de um álbum ilustrado com fotos e imagens explicativas. No final da visita, aplicou-se um questionário para reunir as informações mais relevantes para o projeto e identificar os participantes.

Apesar de só termos atingido 10% da clientela, pudemos testar os procedimentos e verificar que erramos ao prever visitas mais rápidas. De fato em cada estabelecimento é necessário e fundamental ouvir os visitados, suas opiniões e dúvidas. 



Folheto distribuído em todas as visitas aos negócios da região.
Álbum ilustrado esclarecedor apresentado aos empreendedores locais.

AVALIAÇÃO

Em todos - todos - os seis estabelecimentos visitados houve total receptividade à proposta de participarem no nosso programa de gestão ecológica dos resíduos sólidos, com ênfase tanto nos resíduos secos recicláveis quanto nos orgânicos compostáveis.

Como esses estabelecimentos ficam mais longe das vilas urbanizadas de Visconde de Mauá e Lote 10, quase todos já praticam compostagem, ou destinam os resíduos para animais domésticos, principalmente cachorros, galinhas, patos e porcos.

Quase todos (cinco) já estão bem integrados ao programa de coleta seletiva que a AMAR implantou em parceria com o INEA em 2008. Apenas reclamam da eventual falha da coleta no dia da semana programado (3as.feiras), que causa transtorno em função do acúmulo dobrado de resíduos secos por mais uma semana. A solução é aumentar o monitoramento da rotina do caminhão contratado para esse serviço e criar uma facilidade de comunicação que informe aos empresários na véspera que não haverá coleta (por eventualíssimo motivo de força maior), para evitar que eles levem os resíduos para a porteira e tenham que recolhê-lo novamente. 

O único empreendimento que ainda não separa seus resíduos recicláveis para a coleta seletiva deve começar a fazê-lo após nosso contato e estímulo permanente.

Vários empresários ficaram interessados em obter um exemplar do álbum ilustrado. Porém, fazer uma tiragem grande - barateando o custo de cada exemplar - exige um patrocínio maior. A alternativa é acessar o arquivo PDF e imprimir o álbum individualmente.

Alguns empresários já fazem compostagem, mas ficaram interessados em adotar o sistema Reduzo Lixo em virtude de sua praticidade.

Vamos preparar uma tabela resumindo os dados coletados hoje - com fotos - para ser divulgada em breve.

Parabéns à equipe da AMAR- Resende na vanguarda desse nosso processo para reduzir o volume de resíduos despejados na natureza, entre os municípios que integram a APA Federal da Serra da Mantiqueira e se dispuseram a desenvolver conosco soluções criativas e sistemáticas para o crescente problema.

Por fim, é cada vez mais evidente a necessidade de voluntários para ajudar a desenvolver o projeto, que tem mil detalhes a serem atendidos para dar certo, pois só dará certo se tiver um alto nível de excelência o tempo todo. Não só no piloto em Visconde de Mauá, Resende, mas também nos outros nove municípios-parceiros.

Todo o processo até agora demandou muitas horas de trabalho e um pouco de dinheiro - que também custeamos, pois depender exclusivamente dos recursos públicos significa dar adeus a prazos e à produtividade.

Se você tem interesse em enfrentar esses desafios socioambientais - decisivos para a sustentabilidade regional - e dispõe de algum tempo de vez em quando, por favor nos procure: gtrs.conapam@gmail.com