Compostagem no Colégio Estadual Antônio Quirino - Visita 06
Visitas:
01
02
03
04
05
06
07-08 0910

Situação em 13 de dezembro de 2013, por ocasião de nova visita à minicentral de compostagem em andamento no CEAQ com apoio da equipe do programa de Coleta Seletiva Solidária, do INEA-RJ, em Visconde de Mauá
.


A principal recomendação continua sendo cobrir a área (4x5 m), com um telhado simples (ver relatos anteriores).
Embora teoricamente os compostos possam ficar expostos à chuva, em nossa região (de tempestades abundantes), não convém deixar que leiras - onde 50% do volume é puro lixo orgânico, localizadas tão perto de salas de aula, fiquem encharcadas, com água empoçada entre os montes etc.

Nota-se também que os plásticos com os quais se tentou cobrir os compostos foram eliminados do ambiente, o que foi bom, especialmente do ponto de vista cênico e ambiental. Mas ainda há muito a fazer para eliminar o aspecto improvisado dominante.

Certamente existe necessidade de moradores voluntários aportando trabalho e conhecimento para - a partir da base mínima proporcionada pela equipe contratada pelo INEA - possamos juntos transformar essa experiência no CEAQ em um polo efetivo de transformação socioambiental da região.



Acima os compostos mantidos em condições insuficientes por causa do excesso de umidade e falta de "mão-de-obra" indispensável para transformar o espaço em um ambiente modelar e impecável, capaz de emcamtar e atrair mesmo os jovens mais refratários. Abaixo, a situação da horta no final do ano letivo de 2013.

Acompanhe a implantação da compostagem no CEAQ desde o início