Novo despencamento de pedras na RJ-163, em feriado prolongado, mostra que tudo agora depende da sorte e da graça de Deus

Bastou chover mais forte um pouco - mas nem tanto, se comparamos com tempestades ocorridas anos trás - para uma nova leva de pedras se desprender do barranco dinamitado perto da saída para o vale da Grama, na RJ-163 (a tal "estrada-parque") e se despencar sobre a pista, na noite de 15 de novembro.

Por sorte nossa, e graças ao bom Deus, não houve vítimas. Estivesse um carro passando naquele trecho, naquele momento, e estaria dramaticamente agravada a responsabilidade dos patrocinadores do alargamento brutal ocorrido em nossa estrada-parque.

Obs.:
Vejam
aqui a matéria exibida , sobre este sinistro, pela TV-RioSul
e também a matéria publicada no jornal regional Folha Fluminense no. 305, de 19/11/2011


Acima, visão das pedras arrastadas para junto da pista, de modo a desimpedir o trânsito na pista da RJ-163. Bastaria uma delas caindo sobre um carro ou um ônibus para provocar um grave acidente. Deus nos livre dessa tragédia, que ficará nos rondando a cada temporada de chuvas! A não ser que o DER e a Ipê cubram de cimento todas as encostas que nos ameaçam.
Abaixo, duas visões da área de onde se desprenderam as pedras. Notem que ainda há muito material prestes a cair. 
A "solução" de cobrir as encostas com cimento já está sendo adotada intensivamente na via Dutra, e também, em breve, na contenção do grande desabamento ocorrido no ano passado em nossa estrada-parque, desfigurada pela brutalidade empregada em sua pavimentação.

.


Abaixo, "vestígios" de futuros desabamentos do leito estradal
.
As pedras vistas no ângulo contrário as mostrado na foto 1.
Deus me livre... e aos demais passantes também.

.