Comentários sobre as respostas do INEA às questões formuladas na Tabela Pública de Informações - TPI sobre a "estrada-parque" publicadas em seu portal

Visite a Tabela Pública de Informações e confira a situação atual das respostas às 15 perguntas iniciais encaminhadas por um grupo de moradores ao INEA em 9 de junho de 2011, e disponibilizada em seu portal a partir de 4 de julho do mesmo ano. Porém somente em meados de novembro começaram a surgir algumas respostas (três até agora), conforme comentado abaixo.

 

1. Sergjo Maia comentando a resposta ao item 12 (em 20/11/2011)
Observei, no quadro de respostas do INEA (TPI), no item 12 (que transcrevo abaixo), que a resposta é insatisfatoria, pois a resolução 357 do Conama na realidade define que - dependendo do resultado da análise da água do rio, esta pode ser classificada em 5 categorias, indo desde água potavel até agua para navegação , Dizer que"'a qualidade da agua satisfaz as exigências da Resolução" não pode ser entendido como resposta.

Como fazer para encaminharmos este comentário ao INEA, exigindo o resultado das análises de modo que possamos saber em que classe(s) o nosso rio se enquadra?


012 Monitoramento da qualidade das águas do Rio Preto, em vários pontos, antes e depois da entrada em operação da ETE do Lote 10 e demais. (Informações atualizadas sobre a operação das ETEs e a evolução da qualidade das águas do Rio Preto são fundamentais para o envolvimento da população e a promoção da atividade turística) 04/07/2011

Resposta item 012:
O Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas realizou, conforme exigência do PBA, análise no Centro de Biologia Experimental Oceanus, empresa contratada pela UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da qualidade da água, a partir de amostras coletadas. A 1ª análise foi realizada em julho enquanto que a 2ª análise foi realizada em setembro de 2011. As amostras analisadas foram coletadas no Rio Marimbondo em 2 pontos, no Rio Preto em 1 ponto, no Rio Roncador em 1 ponto. Todas as análises apontam que a qualidade da água satisfaz as exigências das Resoluções CONAMA nº 357.


 


 

Quer comentar essa informação? Envie seu comentário para contato@amigosdemaua.net e ele logo estará disponível para leitura aqui mesmo, e ser por sua vez comentado também.