Minihorta na
Creche Maria Francisca Diniz Frech


Na vila de Visconde de Mauá, as crianças aprendem desde pequeninas que é possível produzir seus próprios alimentos...

Em 23 de novembro de 2022, a atividade foi inaugurar o plantio numa "caixa de plástico transparente" para as crianças poderem ver crescer as raízes das cenouras que semeamos nela.


Abaixo, sugestão de Giovanni Bazzocchi, da Universitá di Bologna. Um pote de barro rústico é enterrado na caixa, cheio de água que irá escapar para fora através dos poros do barro e manter a terra sempre úmida. Só precisa encher o pote de vez em quando ele estiver esvaziado. Favor manter o pote tampado...



Em 18 de novembro de 2022, a mini horta da creche foi recomeçada após interrupção por causa de obra no local.
Nessa nova fase, além do plantio em vários tipos de artefatos - que mostram como se pode plantar em qualquer lugar (ver mais abaixo) - inauguramos os novos canteiros.



Acima, muita atenção para entender todo o processo, começando pelo revoltimento do solo e a adubação com composto. Abaixo, todo mundo quer semear, todo mundo quer regar...
Abaixo, nesse dia só preparamos o primeiro canteiro. que foi revolvido, adubado, plantado com mudas de cebolinha e sementes de alface e cenoura, e regado. 
À direita, no final o solo foi coberto com aparas de grama para manter a umidade.



Atividades anteriores
Acima: o cultivo em sacos, garrafas de água mineral de 5 litros, baldes de margarina de 20 litros e outros utensílios capazes de conter terra suficiente são usados para produzir as hortaliças.
Abaixo: as crianças aprendem na prática e na teoria o que está acontecendo na horta, e percebem que o fenômeno da vida que faz as plantas crescerem é o mesmo que elas mesmas estão experimentando.




Acima: cultivando alface....  Abaixo: incluindo alface e beterraba na salada do almoço.


Abaixo: instalação de composteiro de tela de arame para produzir adubo com as cascas de frutas e grama cortada. As crianças já estão sabendo mais do mundo vegetal do que muitos adultos por aí....