O Caráter Conta!


Um programa de educação ética objetivo, muito testado e bem sucedido
 
Mais sobre o Caráter Conta!
 
  • Artigo publicado no Correio Braziliense sobre o programa.
  • Avaliação do programa por educadores brasileiros.
  • Artigo do Washington Post sobre o programa.
  • Currículo de Gary Heusel Ed.D.
  • Os primeiros sucessos no Brasil.
  • Viagem aos EUA para visitar escolas (com fotos)


    O Caráter Conta! no Brasil 
    é um projeto dos 
    Companheiros das Américas
      Quem duvida da necessidade de se educar eticamente a juventude para capacitar os jovens a construirem um Brasil mais justo e feliz? E que interesse poderá despertar, no Brasil, um programa objetivo e eficiente que leve os jovens a descobrirem em si mesmos - e também nos outros - os fundamentos do comportamento ético?

       Em 1994, 30 experientes educadores norte-americanos, representando importantes organizações dedicadas ao desenvolvimento da juventude daquele país, iniciaram uma discussão sobre a educação ética de jovens e crianças que resultou no programa Character Counts! , que hoje alcança, todos os anos, mais de vinte milhões de jovens nos Estados Unidos, e que, seguramente, terá um efeito positivo e significativo no futuro daquela nação.

       No Brasil, apesar do número crescente de experiëncias importantes em educação ética, nada existe com a sistematização e a escala que o programa Character Counts! já adquiriu nos Estados Unidos e em outras nações para onde tem sido adaptado. 

       O material didático básico foca nos "seis pilares do caráter" por meio de jogos e dinâmicas de grupo adequadas para as várias faixas etárias - dos 4 aos 19 anos - e já está disponível em português, para uso não comercial.

        O método foi apresentado pela primeira vez no Brasil e m 1997, quando o Dr. Gary Heusel, proeminente educador e dirigente do 4-H (sistema nacional de extensão universitária dos EUA) e um dos 30 iniciadores do programa Character Counts!, veio a Brasília demonstrá-lo a educadores brasileiros, em seminário organizado pelo Comitê Brasília-Washington DC dos Companheiros das Américas (presidente Pedro Rodrigues) e por sua Comissão de Desenvolvimento Juvenil (coordenador Joaquim Moura).

       Hoje, passados tantos anos, podemos garantir que, também no Brasil, onde o O Caráter Conta! foi adotado provou ser um método básico e seguro para levar as crianças e jovens a descobrirem a ética como um valor pessoal - e livremente assumido - e não como um fardo imposto ou um moralismo de fachada.    

       Saiba mais sobre os educadores que estão utilizando o "Caráter Conta!" no Brasil pesquisando "carater conta" em google.com.

    Contate o voluntário que criou esta página: Joaquim Moura