Minicentral de compostagem completa 4 anos de operação ininterrupta em Visconde de Mauá ...agora dentro da nova Lei

As fotos abaixo foram feitas em setembro de 2011, quando a minicentral de compostagem comunitária completou seu quarto aniversário, produzindo um composto de 500 quilos por mês. Já foram mais de 48 montes de lixo orgânico com palha e estrume processados em húmus, aplicado na horta comunitária anexa (ver abaixo) e doado a outros moradores, ou à prefeitura, para adubar as árvores e jardins públicos.

Saiba como fazemos composto clicando aqui
Conheça vários modelos de composteiros
Veja mais fotos e informações sobre a minicentral de compostagem aqui


Esta atividade é uma contribuição da comissão de educação ambiental da Associação Pró-Bem-Viver Visconde de Mauá à sustentabilidade local, pensando no futuro.

A nova LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010. que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, em seu artigo 3o., inciso VII, preconiza a "destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes..."; e, em seu artigo 36, inciso V: "No âmbito da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, cabe ao titular dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos ...implantar sistema de compostagem para resíduos sólidos orgânicos e articular com os agentes econômicos e sociais formas de utilização do composto produzido."

Acima, a horta comunitária demonstrativa associada à minicentral de compostagem, permite "fechar o ciclo dos nutrientes", adubando o solo, alimentando as pessoas e evitando a poluição. Veja aqui como fazemos nossos compostos.