A Catedral de Aachen
 "A Catedral de Aachen situa-se em Aachen (Aix-la-Chapelle em francês ou Aquisgrão, em português castiço), na Alemanha.
Mandada construir por Carlos Magno por volta de 790 (tendo sido ele sepultado ali em 814), a catedral é hoje o resultado dos acréscimos e modificações de que foi alvo ao longo dos séculos. É a mais antiga catedral do norte da Europa, além de ter sido, na sua fase inicial, e durante séculos, o edifício mais alto ao norte dos Alpes.
Até o século XVI foi o local de coroamento dos imperadores do Sacro Império Romano." (do Google)
Acima, foto recolhida no Google Images. As demais, abaixo, foram feitas com meu modesto celular.
Para quem não sabe - e eu não sabia até poucos meses atrás - Carlos Magno é o "pai da Europa", pois unificou os reinos bárbaros que haviam sucedido à queda do Império Romano e evitou que os lombardos atacassem Roma e a sede da Igreja Católica. Por isso foi nomeado pelo Papa da época "Imperador do Sacro Império Romano". Roma não tinha um imperador há mais de 400 anos...

Foi ele quem - ao perceber que a herança clássica (que vinha dos gregos) estava se perdendo, mandou os frades dos mosteiros copiarem com maior rigor os textos antigos, chegando mesmo a estabelecer um tipo de letra (a tipologia carolíngea) que pudesse ser lida com maior facilidade por todos. Exigiu que os mosteiros aceitassem as crianças e jovens como alunos, num primeiro esforço pela universalização do ensino, e lançou a "Convocação Geral", exortando a população de todo império em prol da proteção e do desenvolvimento da cultura, que considerava a base de tudo. O chamado "renascimento carolíngeo" permitiu que alguns séculos depois houvesse a Renascença - que seria impossível sem os cuidados que ele teve na preservação da cultura clássica.

Seu avô, Carlos Martel salvou o Ocidente da invasão islâmica, na batalha de Poitiers (732) já às portas de Paris (se os mouros tivessem vencido seríamos todos hoje muçulmanos), e seus filhos dividiram a Europa em duas partes: à oeste do Reno, a França etc., com maior influência latina; e a leste daquele rio, a atual Alemanha e outros países com maior influência germânica.
Seu pai, Pepino, o Breve, fundou a cidade de Aachen tal como a conhecemos - embora já fosse um centro militar romano há séculos, e antes habitada por gente desde a pré-história.
 
Essas rosáceas no teto brilham como ouro, lembrando o Baghavad Gita, quando Krshna se mostra a Arjuna, refulgente, em todo o seu esplendor.
De novo a impressão de que não era da mesmo espécie humana que nós quem construiu essas maravilhas.
Abaixo, do lado de fora vê-se bem um acréscimo neo-clássico, á direita, conjugado a um torreão gótico, muito mais antigo, à esquerda.
Há muitas catedrais e basílicas impressionantes na Europa - em Paris (Notre Dame e Sacre Coeur), em Chartres, em Colônia, em Milão, em Roma (São Pedro e São Paulo entre outras), em Assisi (São Francisco), mas essa aí, que o Carlos Magno mandou construir em 790, me pareceu barrar todas...E ter sobrevivido - toda florida - aos bombardeios aliados na Segunda Guerra Mundial é um verdadeiro milagre.